Top of Mind nada mais é do que uma categoria de pesquisa de opinião pública com foco nas marcas e produtos mais lembrados pelo público, através de perguntas fechadas.

As empresas que desejam reforçar e expandir sua marca podem aprimorar a sua imagem com atitudes assertivas para que sejam referências na opinião da população. Há algumas premiações ao estilo Top of Mind no país.

Este tipo de pesquisa aponta grandes marcas reconhecidas pelo mercado consumidor por sua excelência ou qualidade, memoráveis em algum aspecto. Milhares de pessoas acima de 16 anos, de diferentes classes sociais são entrevistadas em todo o Brasil, apontando as marcas que lhes vêm à cabeça.

 

Ser lembrado é preciso

Ser lembrada é muito importante para qualquer empresa. As marcas mais lembradas pelo público se tornam referência e possuem muita credibilidade em seu segmento. Conquistar a confiança do público é um trabalho que se inicia muito antes de pesquisas de opinião como o Top of Mind. Criar uma imagem sólida só é possível com comprometimento e dedicação, com pesquisas para o aprimoramento dos processos e constante mensuração dos resultados.

Empresas com marcas fortes ou que estão bem posicionadas no Top of Mind possuem a vantagem de ter mais impacto em suas ações do que as marcas comuns. Ou seja, possuem a confiança e a credibilidade que as pessoas buscam, e em relação às marcas desconhecidas, enfrentam menos obstáculos.

Para ser Top of Mind, a empresa pode adotar diferentes estratégias de marketing. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. É importante que estas estratégias estejam bem orientadas ao público-alvo quanto à consistência – com investimentos contínuos em comunicação, para que permaneçam na mídia por muito tempo e permaneçam em contato com os clientes por diversos meios.

Antes do investimento em comunicação e relacionamento, há outra estratégia fundamental: marcas lembradas e bem posicionadas no Top of Mind são grandes conhecedoras de seus públicos-alvo. É preciso investir em pesquisas constantes, com a abordagem mais adequada para cada empresa, e conhecer bem o mercado – dar ao público muito mais do que ele procura. A pesquisa é parte fundamental em qualquer estratégia de negócio, e deve ser minuciosa e prolongada. Conhecer e expressar bem o próprio produto ou serviço é um ponto fundamental.

Com a ascensão das classes C e D após a implantação do Plano Real ainda na década de 1990, o mercado brasileiro cresceu significativamente, inflando a concorrência. As marcas criadas com orientação para estas classes passaram a ser lembradas e popularizadas por um grande número de pessoas – um fenômeno muito interessante, em que se valoriza e se reconhece produtos com qualidade e acessibilidade e tira a impressão de que as marcas tops são aquelas as mais elitizadas. 

 

Saiba como aplicar pesquisas Top of Mind!

 

Estratégias específicas para empresas bem posicionadas

Uma vez reconhecida na pesquisa Top of Mind, a empresa deve utilizar esta confirmação de seu público para alçar voos mais abrangentes. Mesmo que seja bem colocada na pesquisa Top of Mind, não quer dizer que os esforços podem ser diminuídos. É preciso continuar encontrando novas estratégias para se manter na preferência popular, usando a credibilidade já atingida ao seu favor.

O Instituto PHD oferece soluções e assessoria na divulgação de premiações Top of Mind, contribuindo para o fortalecimento e consolidação de marcas e empresas que se preocupam em manter a melhor relação com os seus públicos. Entre em contato e saiba mais sobre a Pesquisa de Mercado tipo Top of Mind.

 

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