Técnicas e Metodologias para Pesquisas de Satisfação de Clientes

Com o acesso cada vez maior às informações, e a concorrência se expandindo no mercado, os consumidores ficam cada vez mais rigorosos e exigentes. Portanto, captar opinião e percepções do seu cliente em relação ao seu negócio é imprescindível para o crescimento e consolidação de uma empresa.

Pesquisa de Satisfação do Cliente

Pesquisa de Satisfação do Cliente é o tipo mais conhecido e aplicado dentre as avaliações de satisfação. Sua aplicação é composta por uma série de KPIs (indicadores-chave de performance) capazes de identificar fatores relevantes para escolha/ fidelização e até mesmo indicação de um determinado produto/ serviço à terceiros.

As empresas não devem apenas atrair e conquistar novos clientes, elas devem manter os clientes felizes pela escolha e fiéis (fazer com que os clientes continuem adquirindo seus produtos ou contratando serviços) para que tenham sucesso concreto. Quanto mais agradar e atingir as expectativas do cliente, maior será o grau de satisfação. Clientes satisfeitos se tornam fiéis e recomendam, sendo os melhores promotores do seu negócio, mas os insatisfeitos podem ser os principais causadores da baixa taxa de retorno e retenção.

 

Técnicas e Metodologias para Pesquisas de Satisfação de Clientes

 

Existe uma ampla gama de estudos realizados para o desenvolvimento de modelos de pesquisas de satisfação. Vamos apresentar alguns, de forma resumida (saiba mais aqui):

  • Avaliações diretas de atributos – através de notas ou escalas, como a de Likert;
  • Análise de Gap, Paradigma da Desconformidade e SERVQUAL modelos que relacionam o grau de importância dos atributos avaliados e expectativas de performance;
  • Importância / Satisfação – relação entre importância declarada dos atributos e satisfação;
  • Abordagem Multiplicativa – leva em conta a diferença entre a satisfação e a performance e multiplica pelo índice de importância de cada atributo;
  • Métodos de Equações Estruturais – avalia-se uma série de variáveis: a qualidade percebida, as expectativas dos consumidores, o valor percebido, a própria satisfação, e o comportamento de reclamações e lealdade ao fornecedor, e calcula-se um índice mediante as ponderações das notas dos atributos de um serviço pelo coeficiente da analise de equações estruturais;
  • Net Promoter Score – NPS – uma alternativa à pesquisa de satisfação de consumidor, avalia a recomendação do cliente e possui relação direta com o grau de fidelidade deste.

Essas são apenas algumas das metodologias de pesquisa de satisfação do cliente que existem, e já foram testadas no mercado. Como sempre enfatizamos por aqui, para cada caso é aconselhável a utilização de uma forma de abordagem específica. Em alguns casos precisamos até desenvolver novas metodologias em prol do melhor resultado.

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.