Categorias: Pesquisas de Opinião

Qual a importância da pesquisa de opinião para o planejamento das empresas?

Sempre sairá na frente a empresa que conhece o seu públicoseja uma empresa pública ou privada. Atualmente, não há como conceber o planejamento estratégico ou mesmo o plano de negócios sem uma pauta eficiente com os conhecimentos acerca do público-alvo. Um dos recursos mais assertivos para o levantamento de dados úteis que possam dar direcionamentos às empresas é a pesquisa de opinião.

A pesquisa de opinião é um recurso estratégico para gestores públicos, instituições de todos os tipos, entidades governamentais, empresas privadas, ONG – Organizações não governamentais, empresas do setor de comunicação, de desenvolvimento de indicadores sociais, e muito mais. A pesquisa de opinião é focada na aquisição de conhecimento sobre determinada população ou grupo, incluindo usuários e clientes.

 

Saiba mais sobre as pesquisas de opinião do Instituto PHD!

 

Pesquisa de Opinião X Pesquisa de Marketing

A pesquisa de opinião é essencial nas estratégias de marketing e para desenvolver análises discursivas de determinados grupos sociais. Difere-se da pesquisa de marketing, no entanto, pois a primeira tem foco na opinião de determinado grupo, e a última é mais utilizada para definir problemas e soluções, relacionando o consumidor ao marketing.

Desta forma, a pesquisa de opinião e a pesquisa de marketing condensam um subsídio importante para a definição da comunicação corporativa, mantendo o foco nas necessidades peculiares dos diferentes tipos de público, e considerando os recursos disponíveis de cada empresa.

 

Conhecendo o Universo da Pesquisa

O público-alvo da pesquisa, ou universo, é a massa composta de pessoas de diferentes tipos, grupos, famílias e quaisquer elementos de interesse da empresa pesquisadora. Podem ser clientes diretos ou indiretos, usuários de serviços públicos e privados, eleitores, consumidores de determinado produto, funcionários e colaboradores indiretos, fornecedores, investidores, concorrência, etc.

A pesquisa de opinião é importante para qualquer tipo de empresa – pública, privada, pequena, média de grande porte, e de qualquer segmento. A opinião do seu público pode ser um recurso fascinante, que evidencia nuances da realidade que muitas vezes a empresa desconhece ou ignora.

A partir de levantamento de dados acerca da opinião, é possível redirecionar as ações estratégicas de um ou mais setores, apontando caminhos mais inovadores e criativos, ou até mesmo opções mais estáveis ou econômicas para a empresa, criando referenciação no mercado e evitando contingências de modo consciente.

 

Como realizar uma pesquisa de opinião eficaz?

Há muitos métodos de obter dados eficazes e capazes de gerar mudanças significativas e positivas no planejamento das empresas. A escolha do método vai depender muito do tipo de negócio e de público e das características gerais do problema. É importante dizer que qualquer pesquisa se inicia com a definição de um problema, e com a pesquisa de opinião não é diferente. No caso das empresas, o problema que dá início à pesquisa geralmente é intrínseco ao planejamento e posicionamento de mercado. Afinal, saber quem é e o que diz o seu público é saber mais sobre a própria empresa e o que a define.

É comum, quando surgem novas oportunidades e após algum tempo com o mesmo planejamento estratégico, aparecerem questões que impelem a empresa a mudar, a buscar novas formas de existir e se organizar, de apresentar novidades ao mercado. Uma empresa, pública ou privada, é um organismo vivo e intenso, que a todo o momento se relaciona com diferentes elementos e precisa sentir o feedback deste público para se renovar.

Descubra como posicionar sua empresa em 2015!

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.