Um dos tipos de empreendimentos mais lucrativos é o franchising. Afinal, neste tipo de negócio você recebe toda a estrutura pronta e consegue utilizar a autoridade da marca parceira como forma de divulgação. Mas como saber se realmente o nicho de negócio que você abrirá é melhor para o local onde você mora? E como saber se outros negócios na área de atuação deram certo? Estas e outras respostas você vai conseguir encontrar apenas com uma pesquisa de mercado.

Só para deixar bem claro o que é franquia: trata-se de uma modalidade de negócio onde uma pessoa investe certa quantidade de capital e em troca uma empresa (normalmente uma gigante no ramo de atuação) oferece a marca para ser explorada, a estrutura básica (em uma franquia a aparência dos locais seguem um padrão definido pela empresa) e a autoriza a comercializar com exclusividade os seus produtos ou serviços. O exemplo mais clássico de franquia é das redes de fast-foods.

Alguns motivos são os mais comuns para fazer uma pessoa iniciar uma franquia. Na maioria dos casos, o empreendedor chegou a ser consumidor desta marca e decidiu trazê-la para a sua região. Em outros casos ouviu algumas indicações ou anúncios publicitários que mostram condições interessantes para se iniciar este negócio. Aí que está um dos principais erros: eles acabam iniciando uma franquia sem ter informações suficientes sobre o tipo de negócio e região.

Para iniciar uma franquia, é necessário um investimento inicial e a certeza de que se está fazendo um bom empreendimento. A pesquisa de mercado amplia a visão do empreendedor diante do negócio. Algumas questões são necessárias de se saber antes de investir tempo, dedicação e dinheiro em um negócio e só são respondidas com pesquisas quantitativas e qualitativas. Basicamente, você necessita saber qual é melhor local para você abrir a sua franquia e qual é o tipo de negócio que mais vai atingir o seu público alvo.

Através de uma pesquisa mais geral você vai conseguir um retrato das pessoas que moram em certo ambiente. Alguns negócios que dão certo em alguns lugares não dão certo em outros. Os motivos podem envolver concorrência (ou saturação de mercado), interesse das pessoas da região (de acordo com aspectos culturais, climáticos, entre outros) e autoridade da marca no local, ou seja, algumas vezes a marca é respeitada em outra região, mas desconhecida na sua cidade.

Também é importante saber se o tipo de franquia conseguiu êxito em outras cidades. A pesquisa vai ajudar a identificar quais foram as estratégias utilizadas por quem conseguiu sucesso e vai ajudar você a saber qual é a margem de lucro que vai conseguir. Só com estas informações é que dá para ter uma visão mais detalhada se o negócio que você estava pensando em abrir é viável na sua região e também irá saber quais são os melhores caminhos para se chegar ao sucesso.

Se quiser saber como são feitas as nossas pesquisas para franquias, entre em contato com o Instituto PHD.

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

Você sabe a diferença entre SAC e Pesquisa de Satisfação?

Algumas pessoas acreditam que a Pesquisa de Satisfação e as informações recebidas no Serviço de…

4 dias ago

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

This website uses cookies.