É muito importante para o gestor ter conhecimento sobre o clima organizacional de sua empresa, e o nível de satisfação e bem-estar de seus colaboradores. Os funcionários são parte essencial do seu negócio – uma empresa é mera abstração se não considerados aqueles que dela fazem parte.
Saber como trabalham, qual o grau de seu envolvimento, o que os motivam, quais as suas principais expectativas em relação ao ambiente, à empresa e ao direcionamento da carreira, por exemplo, pode indicar novos direcionamentos em todos os setores – o que impacta na sua relação com o cliente e com o mercado.
Para estabelecer os melhores padrões de qualidade e um diferencial frente à concorrência em 2015 – um ano de risco para todos os setores do mercado, segundo os especialistas – confira algumas dicas sobre como entender melhor os seus colaboradores e saiba mais sobre a importância da pesquisa de satisfação entre os seus funcionários.
[box] Saiba mais sobre pesquisas de satisfação de funcionários/ clima organizacional na divisão especial do Instituto PHD! [/box]
Para se ter uma ideia da importância da opinião de seus colaboradores, pesquisas apontam que as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil – ranking lançado todos os anos e que tem como base a opinião dos funcionários – em geral têm um crescimento médio de quase 18% em relação as empresas que integram o ranking de 500 Maiores Empresas do Brasil, sendo que também possuem um retorno de até 170% em relação ao índice Bovespa em rentabilidade – conforme estudos dirigidos pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).
Veja como é possível obter ótimos dados de opinião de seus colaboradores e saiba como melhorar o clima organizacional de sua empresa:
Os dados levantados junto aos seus colaboradores são informações estratégicas para se estabelecer mudanças na empresa. Estes dados dizem muito a respeito de como os valores, o objetivo, a visão e a missão do seu empreendimento funcionam na prática, uma vez que o seu público externo será um reflexo do ambiente interno que a sua empresa disponibiliza. Assim, investir em pesquisa e conhecimento deve ser uma prioridade no seu plano de ação.
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