5 dicas para realizar pesquisas de mercado on-line

Nem sempre se tem tempo ou orçamento para realizar uma pesquisa de mercado abrangente. Muitas vezes, há apenas a necessidade de um acompanhamento das ações da empresa no mercado e da evolução de um determinado segmento. Isso ocorre muito frequentemente com as ações on-line. Veja agora 5 dicas para realizar a sua pesquisa de mercado on-line de modo dinâmico.

 

A pesquisa de mercado especializada também deve ser feita

Mesmo que a pesquisa de mercado especializada – uma das soluções oferecidas pelo Instituto PHD – seja essencial para qualquer tipo de negócio e deve ser elaborada esporadicamente, conforme os objetivos da empresa, a pesquisa de mercado on-line, feita de modo simplificado, pode ser uma ótima estratégia de acompanhar o fluxo de informações sobre o seu público, os seus concorrentes, os investidores, sobre as tendências e muito mais.

 

Pesquisa de mercado on-line simplificada

Pesquisa de mercado e planejamento prévio são duas atitudes que asseguram o sucesso de qualquer empresa. As informações da pesquisa proporcionam conhecimento sobre a realidade do mercado, entender os clientes, os concorrentes e fornecedores e ter mais embasamento para começar novos projetos. A pesquisa básica ou a pesquisa especializada – feita por uma consultoria – são ferramentas de ponta que fornecem dados para otimizar o planejamento da empresa.

Muitos empresários, no entanto, acreditam que a pesquisa especializada é dispendiosa e desnecessária, o que é um terrível engano, pois em tempos de competitividade acirrada, as informações valem ouro. Uma iniciativa, até mesmo para conhecer melhor o processo de pesquisa, é buscar por ferramentas on-line (veja mais adiante as sugestões), gratuitas ou baratas, que podem auxiliar o gestor a mapear seu mercado antes de arriscar. Isso dará mais informações também para compreender o que buscar em uma pesquisa de mercado especializada.

 

Defina os objetivos da empresa

Os objetivos são prioritários, seja qual for o tipo de pesquisa a ser aplicada. É preciso avaliar o que a sua empresa procura. É essencial entender o que se deseja levantar, quais informações quer buscar, tanto de potencial de mercado, perfil do consumidor quanto dos melhores produtos. As pesquisas on-line são mais informais e podem ser estabelecidas pelo próprio gestor, mas nem por isso deve perder ou não se preocupar com os objetivos. Mas não se deixe enganar pela informalidade das pesquisas on-line, com um objetivo bem traçado é possível explorar ao máximo a resposta do respondente, uma vez que o respondente pode responder tranquilamente da segurança de seu escritório ou até de sua casa.

 

Público-alvo e direcionamento

Definir o público-alvo também é muito importante, para que você obtenha informações de qualidade para as suas ações futuras. A definição acertada do público-alvo da pesquisa tem ligação direta com a qualidade das informações. Com uma Pesquisa de Mercado on-line o Instituto PHD pode fazer um mapeamento do público alvo com muito mais acuracidade. Pois através dos recursos fornecidos pela internet, é possível traçar um perfil muito mais pessoal em relação ao público.

 

Independentemente da ferramenta que sua empresa resolver utilizar, a pesquisa precisa ser muito bem pensada e estruturada para atender ao público que utiliza a internet. Clicando aqui você pode entender um pouco melhor o público virtual. Através de muitos estudos e diversas pesquisas on-line o Instituto PHD desenvolveu uma metodologia extremamente eficiente para potencializar a adesão do público virtual a pesquisa de mercado virtual. Entre em contato e entenda melhor essa metodologia

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