A Pesquisa de Satisfação direciona os caminhos e estratégias de uma empresa. É o tipo de pesquisa que permite saber o que seus clientes realmente pensam sobre a marca, produtos ou serviços prestados.

Em tempos de crise, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta de excelente custo-benefício para dar destaque à empresa a partir da opinião dos consumidores finais do produto ou serviço oferecido. Mas para isso, é muito importante saber quais as principais perguntas a se colocar na pesquisa de satisfação para ter o retorno esperado e agir estrategicamente buscando melhorias do negócio.

 

Questionário de Pesquisa de Satisfação

Quais as perguntas que não podem faltar na sua pesquisa de satisfação? O Instituto PHD trabalha de forma personalizada para cada tipo de necessidade. Não é possível ter um modelo de questionário de pesquisa de satisfação que possa ser aplicado à  todo e qualquer nicho.  Contudo, separamos 4 tipos de perguntas bastante versáteis, que você deve considerar em sua pesquisa de satisfação:

 

#1 Nota:

Determine quais elementos você precisa que sejam avaliados e pergunte ao seu cliente qual nota ele daria para cada item. Monte uma escala indicando o valor mínimo e o máximo. Um exemplo é perguntando qual o seu grau de satisfação com a qualidade do produto, dentro de uma escala de 1 a 5, onde 1 significa muito insatisfeito e 5 muito satisfeito.

 

#2 Justificativas:

É muito importante saber o motivo pelo qual o entrevistado deu aquela nota. Nesta fase, você consegue fazer melhorias no processo de funcionamento da empresa, desde a fabricação do produto até em estratégias de divulgação.

 

#3 Indicação:

As pessoas só indicam se estão de fato satisfeitas com o produto, marca ou serviço. Pode-se usar uma escala para este caso também, em que o entrevistado afirma “com certeza” um nível de indicação ou “jamais indicaria” para um nível mínimo. Há metodologias bastante consolidadas como  o Net Promoter Score (NPS) que podem te ajudar neste caso.

 

#4 O que você faria:

Esse tipo de questionamento é muito parecido com as justificativas, porém, são como sugestões de melhorias. Nem todas as pessoas conhecem todos os processos, mas só de fazer recomendações diferentes, já auxilia nos progresso da empresa.

 

 

A Pesquisa de Satisfação, além de gerar informações e indicadores essenciais de gestão, abre um canal de diálogo entre os usuários, agregando valor à sua marca e direcionando a empresa à redução de falhas nos processos. Conheça mais sobre pesquisas de satisfação de clientes e funcionários na divisão especializada do Instituto PHD.

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