Pesquisa Market Share eficiente: 4 aspectos essenciais para a sua avaliação

Market Share é a participação no mercado. O termo refere-se à representatividade que uma empresa tem no seu segmento ou em uma categoria de produto. Por este indicador, é possível analisar os pontos fortes e fracos de uma empresa, bem como o nível de aceitação de produtos e serviços. Serve também para mensurar o crescimento de produtos no mercado, segmentar ações relacionadas ao produto, apontar novos nichos e tendências, dar suporte ao planejamento de vendas e muito mais.

Para simplificar, a conta é assim: se uma marca de produtos de limpeza vende em determinada localidade 5 mil frascos de desinfetante e o total vendido pelo mercado é de 10 mil frascos, a empresa em questão terá um market share de 50%, e diante desta informação, poderá elaborar estratégias para se manter nesta média ou melhorá-la.

Desta forma, a pesquisa de market share consegue apontar com eficiência a posição da empresa ou de um produto no mercado e serve como subsídio para desenvolver um planejamento empresarial adequado. Vamos conhecer algumas das informações importantes que você deve ter em mente ao trabalhar com market share:

 

1 – Identificar o potencial de sua empresa ou produto

A pesquisa de mercado voltada para market share, realizada pelos especialistas do Instituto PHD, indica o tamanho do mercado onde a empresa compete com suas concorrentes, para em seguida calcular a porcentagem deste mercado que a empresa detém. Os métodos e as fontes consideradas nesta pesquisa são confiáveis e imparciais, compondo relatórios completos. Com critérios como área geográfica e cliente alvo, por exemplo, é possível alcançar uma definição bem realista de sua participação no mercado, determinando o potencial que uma empresa/ produto podem alcançar.

 

2 –  Perfil do cliente

Neste tipo de pesquisa, identificar o perfil do cliente é primordial. Com o desenvolver do processo, este perfil inclusive pode ser desmitificado. Contudo, é importante ter um grupo característico para a análise. O cliente em potencial de um distribuidor de luvas cirúrgicas, por exemplo, pode ser hospitais, clínicas médicas, clínicas odontológicas, clínicas estéticas, farmácias, empresas de suprimentos, etc. Em suma, é  preciso especificar o exato perfil do público-alvo que será trabalhado.

 

3-  Área de abrangência

Outro aspecto importante ao analisar o market share é a área de abrangência da atuação do cliente. Por exemplo, uma marca de medicamentos pode mensurar o seu mercado definindo a quantidade de medicamentos vendidos para farmácias na sua área de atuação. Assim, terá a porcentagem do mercado, dividindo o volume de suas vendas pelo volume de vendas total do mercado, em ganhos ou em quantidades vendidas.

Veja como o market share pode auxiliar no crescimento do seu negócio

 

4-  Aumento da sua participação de mercado

Assim que a pesquisa apontar o tamanho do mercado, e saber qual a sua porcentagem, poderá definir suas estratégias para aumentar a sua atuação no mercado e criar um plano de ação assertivo para as suas metas. Neste caso, a disputa é direta com a concorrência.

Baixar preços, se relacionar melhor com os clientes, ajustar a oferta, buscar novos parceiros: há muitas formas de você otimizar as suas perspectivas diante do mercado. Uma dica importante é verificar o seu modelo de negócio e se adequar para receber os novos clientes.

Entre em contato para saber como avaliar sua empresa no mercado atual!

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.