No mundo das pesquisas existem basicamente dois tipos de metodologia: as pesquisas quantitativas e as pesquisas qualitativas. No artigo de hoje, o Instituto PHD vai mostrar quais são as principais aplicações das pesquisas qualitativas. Vamos falar sobre quais são os tipos de trabalhos que pedem este tipo de abordagem metodológica. Mas antes de falar para que servem, vamos mostrar dois tipos mais comuns de realizações das pesquisas qualitativas: o Focus Group e as Entrevistas em Profundidade.
Aplicações das Pesquisas Qualitativas
Agora que já vimos como são feitas as pesquisas qualitativas, vamos mostrar duas situações em que pesquisas utilizando esta metodologia podem ser aplicadas para se alcançar resultados: a de importância mercadológica (para ver a aceitação de produtos) e a de relação político eleitoral (para verificar situações políticas de certos locais).
Pesquisas de Mercado: Quando um novo produto é lançado ou está sendo projetado, a reação do público em relação a ele ainda é um mistério. Ou seria, se não fossem estas pesquisas. Elas podem ser usadas tanto em relação a produtos quanto em relação a serviços. Com as informações que se têm da pesquisa qualitativa é possível traçar estratégias para melhorar a inserção destes produtos ou serviços.
Pesquisas Eleitorais: Outra aplicação das pesquisas qualitativas é em relação ao uso delas na criação de estratégias eleitorais. Através destas pesquisas é possível verificar qual é o panorama de um local específico para nas eleições apresentar propostas que solucionem estes problemas. Também é possível analisar pré-candidatos com as pesquisas qualitativas. Ex: há dois pré-candidatos em um partido para eleição de prefeito. Uma pesquisa qualitativa pode ajudar a definir qual o pensamento das pessoas em relação aos candidatos e consequentemente ver qual o que tem melhor aceitação.
Se quiser saber mais sobre pesquisas qualitativas entre em contato com o Instituto PHD.
A capacidade de medir a satisfação e a lealdade dos clientes é fundamental para qualquer…
Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo, entender e atender às necessidades dos clientes…
No competitivo mercado imobiliário, a satisfação do cliente é um diferencial que não pode ser…
A realização de uma pesquisa de satisfação eficaz é crucial para empresas que buscam melhorar…
No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…
O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…
This website uses cookies.