Como uma pesquisa de mercado pode lhe ajudar na expansão dos negócios

Já escrevemos em alguns artigos do blog do Instituto PHD que as pesquisas de mercado são essenciais para alguém abrir um negócio. Você pode isto no artigo que fala como descobrir em qual negócio investir, no de como abrir uma franquia e nos 5 motivos para você realizar pesquisas antes de abrir um negócio. Hoje nós vamos mostrar a importância da realização de levantamentos para a continuidade de um comércio ou oferta de serviço.

No site G1, há uma história que ilustra muito bem que conhecer os melhores locais para investir é a chave para se conseguir sucesso nos negócios: trata-se do caso da empresa de móveis Rit, que resolveu expandir o número de lojas na cidade de São Paulo. O plano da empresa era descobrir quais eram os melhores pontos para abrir as novas filiais, que até então tinha apenas uma loja. Após pesquisas feitas especialmente para a empresa, foram abertas mais seis unidades na região de São Paulo.

O primeiro ponto para os donos da Rit móveis foi a identificação do público-alvo da empresa. Esta pesquisa de público é um dos períodos mais importantes para quem quer alcançar êxito nos negócios. Através de levantamentos e com o foco no objetivo do trabalho, eles descobriram um grande nicho de mercado em pessoas que estavam construindo casas ou se mudando para lugares novos. Afinal, é este público que compra massivamente móveis novos e não as pessoas que já têm uma casa montada.

A partir daí começou a busca incessante de quais seriam os locais onde o mercado imobiliário está em expansão. Foi então que se descobriu quais seriam as melhores áreas para abrir as lojas. Mesmo assim, ainda não era suficiente. Era preciso criar um perfil para cada loja de cada região. Com mais pesquisas de público, acabou-se descobrindo uma nova oportunidade de negócio: a venda de móveis planejados. E os donos da Rit Móveis descobriram quais eram as fragilidades do setor.

Este período de planejamento custou tempo e investimento financeiro. Porém, os lucros já foram colhidos com a abertura de 7 lojas. E todas com saldo positivo. O exemplo que mostramos acima é só para ilustrar o quão importante é o planejamento e as pesquisas para o êxito dos negócios. Não só na hora de abrir um comércio como em qualquer decisão que exige investimentos. É importante saber também que cada caso exige um tipo de abordagem metodológica diferente na hora de fazer a pesquisa.

Por isso é tão importante trabalhar com um bom instituto de pesquisas na hora de realizar uma pesquisa de mercado. Profissionais experientes vão lhe ajudar a tomar as melhores decisões após o resultado dos levantamentos. Então não esqueça: na hora de expandir seus negócios, faça sempre um estudo para tomar as decisões certas. Se quiser mais informações sobre como as pesquisas podem ajudar nos seus negócios, converse com o Instituto PHD.

Instituto PHD

Share
Publicado por
Instituto PHD

Posts recentes

As 10 Perguntas Essenciais para Pesquisas de Satisfação Interna

No cenário empresarial atual, a satisfação e o engajamento dos colaboradores são fundamentais para o…

1 mês ago

O Instituto PHD não registrou pesquisa eleitoral no município Tracuateua – Pará

O Instituto PHD recentemente tomou conhecimento de uma suposta pesquisa eleitoral de sua autoria no…

6 meses ago

This website uses cookies.