Como realizar Pesquisas de Clima Organizacional?

Os indicadores que compõem uma Pesquisa de Satisfação de Funcionários ou Colaboradores também conhecida como Pesquisa de Clima Organizacional devem ser norteadas a partir da definição clara da cultura e propósitos da organização – trabalho realizado pela comunicação interna ou endomarketing – para entender se os esforços dos gestores estão equiparados aos objetivos.

Mas afinal, o que é clima organizacional? O vídeo abaixo esclarece o conceito de forma simples e clara:

 

 

Cuidados e Objetivos da Pesquisa de Satisfação de Funcionários/ Colaboradores

O maior cuidado que deve ser levado em consideração quando falamos em Pesquisa de Satisfação de Funcionários é na escolha da forma de coleta de dados.

Geralmente, levantamentos realizados internamente pela própria empresa tendem a não representar opiniões sinceras, dado que os colaboradores muitas vezes não se sentem a vontade para responder todos os questionamentos referentes ao clima organizacional e, no pior cenário, camuflam suas reais opiniões por medo de serem identificados. Por isso, assegurar a confidencialidade e não obrigar sua participação garante uma coleta de dados mais sincera e próxima a realidade vivida pelos funcionários.

A contratação de uma empresa de pesquisa de satisfação terceira deixa os funcionários mais a vontade para participar e contribuir com melhorias para manutenção do clima organizacional.

Quando possível, divulgar os resultados da pesquisa é importante para que haja maior interação entre os funcionários, assim como facilita a criação de metas e objetivos a partir das reais expectativas dos mesmos com seus superiores.

A Pesquisa de Clima Organizacional é uma grande aliada para identificar ações e estratégias para melhoria de performance da equipe, retendo talentos e estimulando funcionários a trabalhar com dedicação ao negócio, assim como ajuda a manter um ambiente de trabalho agradável.

Também pode ser utilizada para decisões estratégicas de reorganização de equipes quando uma empresa está passando, por exemplo, por uma fusão, na qual instala-se, imediatamente, um clima de incertezas. Neste caso, manter uma comunicação clara e transparente sobre as mudanças na estrutura garante um bom desempenho dos times.

E aí, seus funcionários “vestem a camisa” da sua empresa?

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