Há alguns meses, o Blog do Instituto PHD fez um artigo explicando o que é Market Share. Mostramos no mesmo texto de que forma a informação sobre como está a disputa de empresas em um determinado segmento pode lhe ajudar a criar estratégias para abrir um negócio ou para fazer o seu empreendimento chegar ao primeiro lugar em um nicho. Na postagem de hoje, vamos usar alguns exemplos de como estas pesquisas de Market Share podem fazer um negócio crescer.
Um dos exemplos mais claros de empresas que se utilizam destes dados para conseguir expandir os negócios é no ramo da telefonia. Desde que foi instituída 4 bandas de operação para empresas de telefone celular, o mercado tem se mostrado muito acirrado. Qualquer mudança no Market Share deste segmento significa uma estratégia bem feita por uma das empresas de telefonia. Isto resulta na consequente imitação destas estratégias por parte dos concorrentes.
Vivo, Tim, Claro e Oi mantém um equilíbrio relativo do mercado. Mas ultimamente a Tim tem sido a empresa que mais cresceu. Tanto que de 3ª maior empresa de telefonia, passou para o segundo lugar. Isto se deve as promoções de chamadas ilimitadas para telefones pré-pagos. Logo que viram que esta estratégia dava certo, as principais concorrentes da Tim bolaram promoções similares. Conclusão: graças às mudanças na fatia do mercado, as empresas criaram estratégias novas (ou nem tanto assim).
Outro exemplo pode ser facilmente percebido na Inglaterra. Com o fim do jornal News Of The World (veículo acusado de colocar escutas telefônicas para encontrar pautas), os outros tabloides do Reino Unido perceberam que grande parte do Share do público que lia o News Of The World ficou “sem ter para onde ir”. Resultado, a luta agora é para ver qual jornal vai herdar estes usuários e quais estratégias darão certo. Isto só será possível com uma nova pesquisa de Market Share.
Como se pode ver, em todos os segmentos e em qualquer lugar do mundo é importante perceber quanto do mercado você consegue abocanhar e se a sua empresa está fazendo o que é certo. Por isso, não dispense fazer uma pesquisa de Market Share periodicamente ou (no caso mercados voláteis) constantemente. Se quiser saber mais informações sobre como é a metodologia de pesquisas de Market Share e quais são os benefícios destes levantamentos, entre em contato com o Instituto PHD.
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