A importância das pesquisas qualitativas nas eleições

Na época de eleições, o tipo de pesquisa mais divulgado é a quantitativa. É através dela que se descobre quem está na frente nas disputas pelos cargos públicos, quais são os melhores pré-candidatos, e quais devem ser os vices-prefeitos, por exemplo. Porém, o grande público não sabe a importância de outro tipo de pesquisa no período eleitoral: a qualitativa. É através deste tipo de pesquisa que candidatos e grupos políticos montam estratégias para as campanhas eleitorais.

 

Diferenças entre pesquisas quali e quanti nas eleições

Enquanto a pesquisa quantitativa ajuda aos candidatos a mensurarem o quão populares eles estão em relação as intenções de voto, as pesquisas qualitativas ajudam aos grupos políticos a definirem quais são as melhores estratégias na hora de conquistar os eleitores. Alguns métodos são bem utilizados em pesquisas qualitativas para as eleições como Focus Group, de vidros espelhados e de grupo homogêneo e heterogêneo.

Pesquisa Focus Group eleitoral

A pesquisa de Focus Group eleitoral é feita para se discutir quais são as reações a diversos tipos de estratégias que os candidatos têm como projetos para a campanha eleitoral. Neste tipo de pesquisa qualitativa, é comum utilizar os resultados de uma quantitativa anterior para formar grupos de pessoas (geralmente um grupo de pessoas que votariam no candidato e outro de eleitores que não votariam), as quais se reúnem em uma sala e são apresentadas à propostas eleitorais, temas de campanha e até materiais de divulgação. Normalmente, um psicólogo media a conversa. É através deste conteúdo que os políticos verificam se as ideias estão no caminho certo.

 

Pesquisas em salas de vidros espelhados (one-way)

Não tem muita diferença da pesquisa de grupo de discussão. A dinâmica é a mesma. O grande diferencial da pesquisa de vidros espelhados é a presença de marketeiros políticos, assessores e até o próprio candidato através de um vidro espelhado. Apesar dos pesquisados serem avisados que estão sendo observados, eles não conseguem visualizar por trás do vidro. Este tipo de pesquisa também pode ser feita utilizando circuitos de TV. O Instituto PHD viabiliza, caso seja de interesse do candidato, a propagação do vídeo através de streaming online.

 

Pesquisas de grupo homogêneo e pesquisas de grupo heterogêneo

Também seguem a linha do Focus Group. A grande diferença da classificação destas duas pesquisas é em relação aos tipos de pesquisados escolhidos. Enquanto nas pesquisas de grupo homogêneo são escolhidas pessoas que são agrupadas por diversos motivos em especial, nas pesquisas de grupo heterogêneo as pessoas que são escolhidas justamente pelas suas diferenças. O segundo tipo de pesquisa citado costuma ser muito mais turbulento e polêmico – mas são os mais interessantes e informativos!

Grande parte das mudanças em plataformas políticas se deve a resultados de pesquisas qualitativas contratadas por grupos políticos. No período anterior às eleições, é muito grande o número de levantamentos deste tipo. Só nada é divulgado, sob pena de expor  ao público as ideias dos candidatos que foram rejeitadas. Se você deseja saber mais informações sobre as pesquisas qualitativas aplicadas no período eleitoral, entre em contato com o Instituto PHD.

 

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