USP lança Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente (BCSI)

Posted by on novembro 7, 2012 in Análise de Concorrência, Notícias, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Mercado | 0 comments

Durante os meses de novembro e dezembro deste ano, a Universidade de São Paulo (USP) realizará uma pesquisa sobre o grau de satisfação dos consumidores brasileiros de empresas de telefonia, TV paga e bancos, em parceria com outras duas Universidades estrangeiras.

Pesquisa de Satisfação dos ConsumidoresO Índice Brasileiro de Satisfação do Cliente (BCSI), criado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e adaptado de um modelo da University of Michigan (EUA), tem como objetivo incentivar a melhoria na prestação de serviços, através do levantamento da opinião dos consumidores. O maior número de reclamação registrado pelo Procon neste semestre foi em relação ao serviço de telefonia fixa, seguindo pela telefonia móvel, por isso estes dois serviços, junto com TV por assinatura e bancos, serão os primeiros a serem pesquisados. Os resultados têm data prevista para fevereiro de 2013.

“Satisfação do cliente é muito importante. Hoje custa mais para uma empresa conquistar novos clientes do que mantê-los”, ressalta o professor Mitsuru Higuchi Yanaze, coordenador do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (Ceacom), da ECA, que participou do projeto.

Essa é uma iniciativa muito interessante, posto que os consumidores terão mais uma fonte de informação na hora de escolher os serviços que desejam contratar. A pesquisa de satisfação de clientes é um recurso eficaz para todas as organizações que buscam melhorar continuamente os seus serviços ou produtos, fidelizando seus clientes e atraindo novos.

Uma avaliação ruim pode significar a perda de contratos, a não recomendação da empresa e a disseminação de uma imagem negativa. Mas uma pesquisa pode detectar isso a tempo, trazendo soluções para mitigar os erros e implementar novas ideias no negócio. O investimento em pesquisas de satisfação é muito pequeno se comparado ao tamanho do risco de perder clientes.

Veja mais informações sobre o estudo no site da USP.

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Fontes: USP e G1.

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