Perguntas e Respostas sobre Pesquisa Eleitoral

Tudo sobre Pesquisas Eleitorais

Se você está entre os candidatos de primeira viagem, estreantes na política, e anseia disputar o cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de 2020 (ou até mesmo se interessa pelo tema), é provável que ainda tenha várias dúvidas e se questione sobre pesquisa eleitoral. Por isso, acreditamos que este artigo será de ajuda para você, que deseja tanto conquistar eleitores.

Nós do Instituto PHD, reunimos aqui as principais perguntas dos nossos leitores, que foram enviadas ao longo do tempo em nosso blog. A ideia é criar um banco de perguntas e respostas para ajudar nossos leitores e interessados em pesquisas eleitorais a entender um pouco mais sobre o tema.

Caso você tenha uma dúvida/pergunta sobre pesquisa eleitoral e não encontrou aqui, por favor deixe nos comentários para que possamos criar um tópico respondendo à sua dúvida!

Confira a seguir respostas claras e objetivas sobre pesquisa eleitoral e assuntos relacionados:

Tudo sobre Pesquisas Eleitorais

Pesquisa Eleitoral é um estudo estatístico realizado através da aplicação de entrevistas com eleitores, realizadas normalmente por amostragem. As pesquisas eleitorais mais simples são utilizadas basicamente para identificação da intenção de votos do pleito em questão, porém, o Instituto PHD utiliza de técnicas especiais para obtenção de informações estratégicas para melhor entendimento do quadro político.

As pesquisas eleitorais analisam fatores decisivos para o sucesso nas urnas, possibilitando um bom planejamento estratégico.

O Instituto PHD, ao longo de sua história, e com apoio de Estatísticos e Sociólogos, desenvolveu uma metodologia especial para cada momento eleitoral: desde as pré-eleições, passando pelo ano eleitoral, até monitoramento do período de governo. Através de questionários cuidadosamente elaborados, aplicados e analisados, o Instituto PHD busca levantar:

  • O perfil ideal (imagem esperada) de candidato;
  • O potencial do pré-candidato de ser eleito;
  • As melhores opções de vices e coligações;
  • Os principais temas da campanha. Quais os temas que potencializam uma campanha de situação e os temas que potencializam uma campanha de oposição;
  • Os interesses, problemas, prioridades e expectativas da população;
  • A região e os lugares onde se concentram o maior potencial de votos;
  • Intenção de Votos;
  • Avaliação da Administração.

Qualquer pessoa pode encomendar uma pesquisa eleitoral: jornais/ revistas/ rádios, políticos, candidatos, partidos, ou quaisquer interessados em informações advindas das pesquisas eleitorais.

Contudo, caso desejar divulgá-la publicamente, é necessário registrá-la no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não se preocupe, o Instituto PHD cuida de todo o processo de registro.

Apenas institutos de pesquisas certificados e confiáveis. Quem faz enquetes ou sondagens de opinião para publicação no período de campanha eleitoral está indo de encontro com a Lei das Eleições e comete crime eleitoral, podendo ser punido com o pagamento de multa.

O Instituto PHD está devidamente registrado no Conselho Regional de Estatística, e no Tribunal Superior Eleitoral, possibilitando que todas as suas pesquisas registradas sejam válidas e legais.

Existem informações bastante sensíveis, como rejeição/ imagem negativa dos candidato que, se não forem identificadas e trabalhadas com pelo menos 1 ano antes das eleições, provavelmente não haverá tempo hábil para reversão, colocando o potencial de votos em risco.

Não existem regras em relação a isso. Recomendamos, porém, a realização de estudos com bastante antecedência. Fazer isso permitirá aplicar Pesquisas de Tracking para acompanhar se as estratégias de marketing político estão no rumo certo.

Por identificar quais são as principais necessidades e problemas do seu eleitorado, as pesquisas eleitorais desempenham um papel fundamental no alinhamento dos discursos de palanque, o que é fundamental e pode representar o sucesso ou o fracasso de uma campanha. Se estiver bem informado, seu discurso fará sentido e provavelmente será bem recebido pela população.

Para alinhamento de discurso, e entendimento dos temas de campanha que devem ser ressaltados e aqueles que devem ser deixados de lado, o Instituto PHD aplica um estudo especial denominado PREDITOR DE VOTOS. Fale conosco para saber mais.

Não. Existem pesquisas quantitativas e qualitativas. Enquanto as quantitativas fornecem um panorama geral em números do cenário eleitoral, as qualitativas são um indispensável complemento, levantando percepções e insights importantes por meio de grupos de discussão. Ainda assim, dentro das pesquisas quantitativas e qualitativas, o Instituto PHD desenvolve questionários especiais para levantamento específico de cada momento da corrida eleitoral.

Basta enviar uma solicitação através do nosso canal de contato, clicando aqui, informando a cidade que deseja realizar a pesquisa.

O valor de uma pesquisa eleitoral dependerá de diversos fatores, tais como: tamanho amostral, município de interesse, e tipo de informação que se deseja obter com a pesquisa. Não existe um preço fixo para as pesquisas, uma vez que o Instituto PHD personaliza todas as suas pesquisas de acordo com as necessidades específicas de cada estudo.

Entre em contato conosco, e obtenha um orçamento de pesquisa eleitoral!

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Categorias

Campanha Eleitoral, Eleições, Eleições 2020, Pesquisa de Intenção de Votos, Pesquisa de Opinião, Pesquisa Eleitoral, Pesquisas Eleitorais, Pré-Eleições

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Stefany
Stefany
4 anos atrás

Posso fazer qualquer tipo de pergunta?
Exemplo neste momento (hoje) eu poderia perguntar:
Quem você gostaria que governasse TAL cidade pelos próximos 4 anos?

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
4 anos atrás
Reply to  Stefany

Olá Stefany!

Para pesquisas de consumo interno, em teoria, sim.
Entretanto, é importante entender como utilizará as informações colhidas das suas questões para as análises posteriores 🙂

Se você deseja um projeto de pesquisas para seu município, convido-lhe a conversar conosco clicando aqui.

Estamos te esperando!

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