Na última postagem do blog do Instituto PHD, destacamos os cinco motivos de por que devemos realizar uma pesquisa de mercado antes de abrir um negócio. Entre os motivos citados, um dos mais importantes era de que devemos conhecer o público consumidor dos nossos produtos e serviços.No artigo de hoje, vamos nos aprofundar em todos os benefícios que você pode alcançar quando olha para as necessidades dos seus clientes.

Conhecer o que seu consumidor espera de você é importante não só antes de iniciar um empreendimento como também enquanto você dá andamento nos seus negócios. Ao contrário do que alguns (cada vez menos pessoas pensam assim) empreendedores imaginam, as pesquisas têm papel fundamental neste trabalho de mapeamento dos clientes de determinado produto e serviço. Mas como isto acontece?

Temos que pensar em dois momentos da pesquisa de mercado:

a) quando seu produto e serviço ainda não são conhecidos do público em geral

b) quando você deseja um retorno de como está a sua marca no mercado

No primeiro momento, você só precisa saber das necessidades do público alvo. Desta forma você consegue fazer ajustes que agradem o público. No segundo momento, você terá um feedback de como a sua marca está perante o público, se você está satisfazendo as expectativas e se você conseguiu evoluir alguma coisa em relação ao mercado. O objetivo final desta pesquisa também é aprimorar o seu trabalho a fim de conquistar mais popularidade.

A metodologia aplicada pode ser quantitativa ou qualitativa, apesar de que na maioria das vezes é utilizada a segunda. A metodologia de pesquisa quantitativa é utilizada no caso de você precisar saber como está a sua marca e as concorrentes em relação ao público em geral. Ou seja, é utilizada mais nos casos de saber como anda a popularidade de sua empresa perante todas as pessoas.

Já a pesquisa qualitativa vai ser utilizada quando você necessitar saber se os seus produtos e serviços trazem satisfação ao seu público alvo. Por exemplo: se você trabalha com a venda de produtos automotivos, você precisa fazer uma pesquisa com pessoas que tenham carros. De uma população (todas as pessoas), é retirada uma parcela e esta parcela vai ajuda você a melhorar os seus serviços. A vantagem é que você conhece seu público e seu serviço.

Estudo de caso: a marca Dove

Para fundamentar o que falamos da importância de conhecer o público para evoluir o seu negócio, vamos usar um breve exemplo: A empresa Unilever resolveu fazer uma pesquisa com o público alvo para saber quem era o público consumidor do sabonete Dove. Na pesquisa se viu que a maioria das consumidoras do produto estava insatisfeita com o corpo.

Resultado: a empresa passou a investir em campanhas inclusivas deste público alvo, ressaltando a beleza natural das mulheres e usando depoimento de mulheres reais (e não modelos). A empatia com o público (e o crescimento das vendas) só foi possível com a pesquisa de mercado. A lição de tudo isto: só conhecendo o seu público é que você vai conseguir satisfazê-los.