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Há duas semanas o blog do Instituto PHD mostrou porque a pesquisa de satisfação do cliente é essencial para quem deseja ter sucesso nos negócios. Naquele artigo mostramos o que é pesquisa de satisfação e quais são as situações nas quais esta categoria de pesquisas ajuda a quem tem uma empresa. Hoje, vamos falar mais um pouco sobre esta categoria de pesquisas e mostrar alguns exemplos em que ela é decisiva para os negócios. Todos os casos foram retirados de notícias recentes da mídia.

Satisfação do Cliente Garantida

Metrobus (Goiás) – A Metrobus é a empresa que presta serviço de transporte coletivo em Goiânia. No último dia 28 de março, a empresa divulgou os resultados de uma pesquisa de satisfação com os clientes. Nesta pesquisa, cerca de mil usuários do transporte público goiano responderam qual o grau de satisfação com os quesitos segurança e modo de dirigir. No primeiro quesito a nota foi 6,16, e no segundo, o modo de dirigir, foi 8,42. As notas da empresa variavam de 6 a 10.

Este valor mostra que o público que usa o transporte coletivo em Goiás está preocupado com o quesito segurança nos ônibus e que o modo de dirigir dos motoristas está sendo aprovado pelas pessoas. Com esta pesquisa, já se sabe em quais quesitos devem ser feitos os próximos investimentos nos ônibus do estado. Ou seja, a pesquisa de satisfação ajudou os administradores do serviço prestado a saber para onde destinar as verbas dentro do  setor.

Cosméticos – Outra pesquisa divulgada recentemente levantou qual é o nível de satisfação de clientes em relação a produtos de beleza. Para esta pesquisa foram listados diversos produtos e foi feita a pergunta “você está satisfeita com este produto?”. Nos resultados da pesquisa, os produtos para cabelo estavam no topo da lista de aprovação. Enquanto os bronzeadores eram os produtos em último lugar. Também foram levantados diversos fatores que influenciam na compra dos clientes, como preço e qualidade.

Este tipo de pesquisa serve para mostrar quais são os tipos de produtos que poderiam ter uma melhor inserção no mercado. Afinal, os clientes estão muito mais abertos a inovações quando estão insatisfeitos com os produtos atualmente no mercado. Além disso, também é possível ver quais fatores influenciam a compra dos clientes. Isto pode ajudar em ações de marketing a serem realizadas posteriormente para obter melhor alcance das campanhas publicitárias sobre o público alvo de consumidores dos produtos.

Como vocês puderam ver nos dois exemplos mostrados acima, não seria possível ter informações tão valiosas a respeito do consumo de produtos se não fossem feitas estas pesquisas de satisfação com os clientes. Este tipo de levantamento é essencial para quem deseja ter sucesso nos negócios. Afinal, conquistar o cliente é um passo para o sucesso.

Se você quiser saber mais sobre pesquisas de satisfação de clientes, entre em contato com os consultores do Instituto PHD.

 

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