Realizar pesquisas de mercado é indispensável para quem quer iniciar um novo negócio. Esta é uma regra que deve ser seguida por todas as pessoas que desejam obter lucro. Certo, isto você já viu em outras postagens do Blog do Instituto PHD como nesta que mostrou os 5 motivos para realizar uma pesquisa de mercado antes de abrir um negócio ou na que deu dicas de Como abrir uma franquia. Hoje vamos mostrar a importância das pesquisas de mercado para quem não sabe em qual área investir tempo e dinheiro.

Mas como funcionam estas pesquisas? Normalmente as pesquisas utilizadas para se iniciar um negócio são exploratórias. Ou seja, são pesquisas para verificar quais são as carências do local (cidade, bairro etc.) onde você quer investir seu dinheiro. Ou então para perceber qual é o melhor local para você colocar um tipo de empreendimento em funcionamento. Isto se você já tem ideia da área de atuação. Como você viram, estas pesquisas partem de uma referência de área ou de local.

Qual o melhor investimento pra mim?

Exemplo: você mora na cidade X e quer saber quais são os serviços que dariam lucros nesta cidade. Os pesquisadores vão analisar o potencial econômico da região, os hábitos de consumo, os tipos de comércios que têm na região, se as pessoas saem da cidade em busca de algum serviço, entre outros fatores. Com base em respostas de questionários quantitativos, conseguimos chegar a dados que mostram quais são os melhores investimentos em uma região.

Vamos ver pelo outro lado da moeda. Você tem umas três ou quatro ideias de negócios, mas não sabe qual é a melhor. Neste caso, as pesquisas seriam mais direcionadas a partes específicas da população. Os pesquisados seriam o eventual público-alvo. Isto também se aplica à concorrência, com pesquisas de Market Share. Através das pesquisas você poderia saber onde investir e também qual dos negócios é o melhor para você entrar de cabeça.

É fato que quando iniciamos um novo empreendimento, precisamos ter uma dedicação extra. Afinal, colocar um negócio em funcionamento exige que você apresente o seu produto e serviço para o público-alvo, desenvolva campanhas para que consiga atingir as melhores regiões e também precisa começar a contratar pessoas para fazer a sua empresa funcionar em total perfeição. Mas qual vai ser a base para você tomar todas estas decisões? Bingo! As pesquisas.

Como vocês puderam ver, as pesquisas são de grande importância para esclarecer dúvidas na horaSaiba como escolher o melhor investimento de se iniciar um negócio. Além de ajudar você a decidir qual é a área de atuação que deve investir e onde deve iniciar o seu negócio, também vai lhe ajudar a atingir melhor o público alvo e vai ser decisiva na hora da decisão da própria organização da sua empresa. Se você quiser saber mais detalhes de como as pesquisas de mercado podem lhe ajudar, entre em contato com o Instituto PHD.