Qual a diferença entre pesquisa estimulada e pesquisa espontânea

Boa parte das pesquisas que são divulgadas na mídia apresentam dois tipos de resultados: o das pesquisas estimuladas e das pesquisas espontâneas. Este tipo de abordagem é muito utilizado em pesquisas realizadas antes do período eleitoral, época em que os postulantes aos cargos públicos ainda não foram definidos. Hoje, o blog do Instituto PHD vai explicar para vocês qual é a diferença metodológica entre estas duas formas de coletas de dados.

A principal diferença entre as abordagens é explicada no próprio nome. Na pesquisa espontânea, uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta. Esta pesquisa serve para medir a lembrança da pessoa que participa do levantamento e a importância que eles dão aos questionamentos. Usando o exemplo acima: seria perguntado em quem a pessoa votaria, mas não seriam dadas alternativas. Assim, poderíamos ver se o público está interessado nas eleições.

No caso das pesquisas estimuladas, uma lista é passada para os entrevistados escolherem algumas das alternativas. São feitas através de um cartão com as alternativas ou com a leitura dos mesmos. Servem para se verificar quais são as opções mais relevantes entre as alternativas dadas. No caso da pesquisa eleitoral, são passados os nomes de eventuais candidatos para saber quais são os que mais estão bem na pesquisa segundo o eleitorado.

As pesquisas estimuladas acabam limitando um pouco as ações dos entrevistados, mas por outro lado são mais simples de apurar e também têm um índice muito menor de respostas do tipo “não sei ou não quero responder”. Há uma questão na modalidade de pesquisa estimulada que devemos nos atentar: é em relação à ordem das questões apresentadas para os entrevistados. Saiba como a forma que as perguntas são apresentadas podem influenciar os entrevistados.

Como a ordem das questões pode influenciar o resultado da pesquisa

Uma das maiores preocupações na hora de elaborar um questionário para uma pesquisa estimulada é em relação à ordem das questões de uma pesquisa. Justamente por limitar e direcionar as ações dos entrevistados, a ordem das questões pode mudar totalmente o resultado de um levantamento. Pesquisas idênticas apresentadas ao mesmo grupo podem ter resultados diferentes se tiverem ordens diferentes. É preciso que o instituto de pesquisa tenha cuidado na hora de ordenar as perguntas de uma pesquisa.

Um bom exemplo são as pesquisas do tipo Top of Mind. Nesta metodologia, o objetivo é entender de fato qual a primeira marca/ empresa/ produto que vem à mente do entrevistado. Deve se ter um grande cuidado para não existirem perguntas anteriores ao Top of Mind que possam influenciar o entrevistado.

Imagine que estivéssemos fazendo uma pesquisa sobre refrigerantes e o início do questionário fosse:

Pergunta 1: Na sua opinião, qual o melhor refrigerante do mercado?

Pergunta 2: Quando você pensa em refrigerante, qual a primeira marca que vem à sua mente? (Top of Mind)

Bem, não é necessário ser um especialista para indicar que claramente a Pergunta 1 influenciará os resultados da Pergunta 2, certo?  🙂

Neste exemplo, a relação é bastante óbvia e direta, mas há situações em que não é tão clara a influência, e precisamos ter atenção redobrada no momento da elaboração do questionário. Caso contrário, colocaríamos em xeque todas as análises resultantes da pesquisa.

Por isso, conheça sempre a metodologia do Instituto de pesquisas que você vai contratar. Se quiser saber mais sobre como o Instituto PHD formula as pesquisas de opinião pública, entre em contato conosco.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Dicas PHD, Pesquisa de Intenção de Votos, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Opinião, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Opinião, Pesquisas Eleitorais, Pesquisas para Prefeito, Pesquisas Quantitativas, Tipos de pesquisas

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Selma
Selma
7 anos atrás

Como os analfabetos participam das pesquisas eleitorais estimuladas?

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
7 anos atrás
Reply to  Selma

Olá Selma!

Excelente questionamento.
Nestes casos, o entrevistador é orientado a ler os nomes de forma aleatória ao respondente.

Espero ter esclarecido sua dúvida 😉

Reginaldo Freitas
Reginaldo Freitas
5 anos atrás

Falando que vão votar no Lula, mesmo ele não sendo candidato.

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?