Pesquisas Eleitorais

Instituto de Pesquisas Eleitorais PHD

Atenção: As Eleições Municipais 2020 já começaram!

Solicitar Orçamento de pesquisa

Pesquisa Eleitoral

Atenção: As Eleições Municipais 2020 já começaram!

Fale com nossos especialistas, receba uma Pesquisa Eleitoral Estratégica com orientações especiais e dê o primeiro passo para ser eleito!

 

Pesquisas eleitorais ou pesquisas políticas são a base para o sucesso de uma campanha eleitoral. Pensar em uma candidatura ou mesmo em administrar uma cidade, estado ou país nos dias de hoje sem a ajuda da opinião popular é praticamente impossível.

São inúmeras as informações factíveis de serem extraídas desse tipo de pesquisa, e que vão muito além da intenção de votos. O Instituto de Pesquisa Eleitoral PHD pensa as pesquisas eleitorais não só como uma fotografia de um determinado momento, mas sim como uma oportunidade de extrair informações que vão além das posições de cada candidato.

Pesquisa Eleitoral: o que é, como funciona?

Pesquisa Eleitoral é o processo de coleta da opinião dos eleitores de uma determinada região (município, estado ou qualquer outra segmentação) acerca de suas convicções de intenção de votos, opiniões sobre candidatos/ indivíduos envolvidos e seu perfil socioeconômico. De forma simplificada e genérica, veja como são realizadas as Pesquisas Eleitorais do Instituto PHD:

  1. Determinar qual a região que se deseja estudar (município/ estado, etc);
  2. Definição da amostragem e plano amostral, de acordo margem de erro que se deseja trabalhar;
  3. Desenvolver o questionário de acordo com os objetivos que se deseja alcançar (Etapa 1 – Pré-Eleições | Etapa 2 – Eleições | Etapa 3 – Governo);
  4. Aplicação da pesquisa em campo por equipe qualificada e treinada;
  5. Compilação, análise, interpretações e orientações da equipe de especialistas do Instituto PHD.

O Processo Eleitoral PHD consiste em 3 Etapas

O Instituto PHD pensa as eleições não somente como o período de campanha que antecede a votação, mas trabalhamos em um ciclo completo que se inicia no ano pré eleitoral, passa pelas eleições, e percorre por todo o período de governança.

Selecione a seguir a etapa em que você se encontra para saber mais detalhes:

Etapa 1 - Pré-Eleições

Estudos desenvolvidos para preparação do caminho a ser percorrido, com foco em potenciais de votos, transferência de votos e melhores coligações. Quais os melhores candidatos para o pleito?

Etapa 2 - Eleições

Com um cenário de candidatos mais definidos, intenções de votos, tendências e estratégias de campanha são essenciais para a vitória. Não existe espaço para erros!

Etapa 3 - Governo

Manutenção da imagem do governo, entendimento dos principais problemas são essenciais para um mandato à altura do eleitorado, e preparam o terreno para uma reeleição saudável.

As pesquisas eleitorais do Instituto PHD são reconhecidas nacionalmente pela sua alta qualidade estatística, comprometimento e ética dos seus estatísticos especialistas em consultoria política

Quem pode  Encomendar uma Pesquisa Eleitoral?

Candidatos, Políticos, Partidos

Pesquisa Eleitoral para Candidatos Politicos Partidos

As pesquisas eleitorais do Instituto PHD desenvolvidas para candidatos, políticos, partidos ou indivíduos envolvidos na campanha em geral são elaboradas para obtenção de informações especiais, focadas em decisões estratégicas, buscando maximização de votos e vitória nas urnas.

Jornais, Rádios, Emissoras de TV

Pesquisa Eleitoral para Jornal Revista Rádio

O Instituto PHD desenvolverá sua pesquisa eleitoral com dados e cruzamentos pensados para geração de conteúdo, mantendo sua audiência informada. As pesquisas serão devidamente registradas no TSE, para garantir legalidade e credibilidade de suas publicações. 

Por que Contratar o Instituto de Pesquisa Eleitoral PHD?

O Instituto de Pesquisa Eleitoral PHD é devidamente cadastrado junto ao TSE e ao Conselho Regional de Estatística (CONRE), possibilitando a realização de Pesquisas Eleitorais Registradas, que permitem a publicação dos resultados nos meios de comunicação. Consulte-nos sobre os detalhes.

Com experiência de mais de 10 anos de mercado, o Instituto PHD é uma empresa consolidada e confiada não apenas por políticos, mas também por grandes empresas de todo o Brasil. 

Nossa equipe é composta por estatísticos, cientistas políticos e especialistas em marketing, com ampla experiência em campanhas eleitorais vitoriosas em todo território nacional.

Etapa 1 - Pré-Eleições

 

Estudos desenvolvidos para preparação do caminho a ser percorrido, com foco em potenciais de votos, transferência de votos e melhores coligações. Quais os melhores candidatos para o pleito? Veja a seguir as principais informações que o Instituto PHD busca levantar nesta etapa:

Imagem das principais figuras políticas/ Índices de rejeição

Índices de rejeição são utilizados desde muito antes das campanhas começarem. É nesse momento que os candidatos e partidos devem entender o grau de aceitação de quem pretendem indicar para os pleitos, inclusive para os cargos de vices. Por isso, é fundamental monitorar a imagem das principais figuras políticas que podem estar envolvidas na campanha. Em alguns casos, devido ao alto índice de rejeição, é melhor um aliado ficar nos bastidores do que vir a público e prejudicar toda uma campanha. Não adianta identificar um alto grau de rejeição há 1 mês das eleições.

Estudo das principais lideranças

Em uma campanha eleitoral é muito difícil e extremamente custoso estar em todos os lugares. Uma forma de tornar a sua campanha mais efetiva é ter ao seu lado pessoas que possam representar bem e ajudar a atrair mais eleitores. Estudar as principais lideranças de um bairro, cidade ou estado pode ser muito útil em uma campanha.

Estudo de alianças/ formação de coligações

Composições de chapas devem ser coerentes tanto para o candidato quanto para a população. Intenções de votos não são simplesmente somadas entre dois candidatos. Antes de quaisquer propostas de composição, é preciso entender o quadro político do município e o perfil de quem está na disputa. Para isso, o Instituto de Pesquisa Eleitoral PHD, especialista em pesquisas eleitorais aplica metodologias especialmente desenvolvidas para o melhor entendimento do cenário político.

Estudo de possíveis cenários e transferências de voto

Antes do processo eleitoral, muitos partidos tem dúvidas entre dois ou três candidatos até escolherem quem realmente vai representar sua coligação no pleito. E se um candidato sair da disputa? Em um possível 2o turno, de onde posso conseguir mais votos? O Instituto de Pesquisas Eleitorais PHD tem estudos que possibilitam entender os melhores cenários e as principais transferências de voto.

Avaliação do governo/ governantes
Levantamento das principais necessidades/ prioridades da população
Levantamento de temas para os planos de governo

Saúde, segurança, pavimentação, moradia, educação, etc. A avaliação dos serviços é a pesquisa de satisfação da administração pública. Quem está no poder (situação) deve fazer um trabalho contínuo nestes quesitos, e quem pretende assumir o cargo nas próximas eleições deve entender quais os pontos de melhoria para corrigir em sua potencial tomada de poder.

Análise avançada do perfil dos candidatos e perfil do candidato ideal

Etapa 2 - Eleições

 

Com um cenário de candidatos mais definidos, intenções de votos, tendências e estratégias de campanha são essenciais para a vitória. Não existe espaço para erros! Veja a seguir as principais informações que o Instituto PHD busca levantar nesta etapa:

Monitoramento da intenção de voto/ Estudo dos potenciais de cada candidato

Esse estudo possibilita, além do monitoramento da intenção de voto, uma análise do potencial de cada um dos candidatos e se eles ainda tem para onde crescer ou irá perder votos. Em uma corrida eleitoral, é essencial saber o percentual de intenção de votos dos candidatos, mas o grande diferencial para um bom marketing político, é entender quais os verdadeiros potenciais de crescimento de cada candidato. Existem estudos estatísticos específicos para determinar os potenciais de intenção de votos de cada candidato.

Voto consolidado/ voto flutuante

Ao longo de uma campanha eleitoral, existem eleitores que migram o voto de um candidato para o outro até decidir, de fato, o seu voto. Mas quais os candidatos que tem o eleitor mais fiel? E quanto do eleitorado ainda pode mudar o voto? Essa análise busca entender esses pontos e mapear o voto dos eleitores.

Planejamento/ direcionamento para estratégias de campanha

O Instituto de Pesquisas Eleitorais PHD tem soluções de pesquisas eleitorais que visam todo o processo eleitoral com pesquisa estruturadas para montar todo planejamento de campanha com dados que permitem traçar as estratégias e, se for o caso, muda-las ao longo do processo.

Avaliação da eficiência da comunicação/ marketing político feito ao longo da campanha

Esse estudo utiliza duas metodologias de pesquisas, tanto quantitativa quanto qualitativas (focus group) que juntas possibilitam avaliar toda a comunicação ao longo da campanha e permitem um acompanhamento em tempo real da eficiência das ações tomadas. Exemplos: slogans/ Jingles/ propagandas/ temas/ folhetos/…

Grupo Controle

Pensando no eleitorado flutuante ao longo do processo eleitoral, ou mesmo para uma fase inicial de um 2o turno das eleições, o grupo controle permite, de forma rápida, entender, quantitativa e qualitativamente, todas as transferências de voto de uma medição (pesquisa quantitativa) para outra.

Preditores do voto

Entre em contato conosco para conhecer a metodologia especial “Preditores de Votos”

Levantamento de temas para os planos de governo

Saúde, segurança, pavimentação, moradia, educação, etc. A avaliação dos serviços é a pesquisa de satisfação da administração pública. Quem está no poder (situação) deve fazer um trabalho contínuo nestes quesitos, e quem pretende assumir o cargo nas próximas eleições deve entender quais os pontos de melhoria para corrigir em sua potencial tomada de poder.

Análise avançada do perfil dos candidatos e perfil do candidato ideal

Etapa 3 - Governo

 

Manutenção da imagem do governo, entendimento dos principais problemas são essenciais para um mandato à altura do eleitorado, e preparam o terreno para uma reeleição saudável.

Primeira Fase: Esta fase é recomendada para os primeiros 30 dias de Governo.

Segunda Fase: Esta fase é recomendada, em conjunto com a primeira fase, para ser realizada entre os 100 e 180 primeiros dias de Governo.

Veja a seguir as principais informações que o Instituto PHD busca levantar nesta etapa:

Imagem residual das eleições

Avaliação da imagem residual, comparada com as medições do período eleitoral, permite criar bases para a construção dos índices das expectativas do próximo governo. (Imagem do eleito e lembrança do voto).

Expectativas do próximo governo

Esta análise busca levantar as expectativas da população em relação ao próximo governo complementando com uma detalhada avaliação dos últimos governos quanto aos serviços oferecidos e a imagem residual da eleição.

Prioridades da população sobre obras e serviços
Levantamento dos principais problemas
Avaliação geral do governo

Avaliar o governo como está o Governo até o momento e suas expectativas futuras.

Avaliação dos serviços

Estudo detalhado dos principais serviços oferecidos pela prefeitura.

Realizações da atual administração

Avaliação do entendimento da população sobre as principais realizações feitas até o momento.

Eficiência da comunicação

Esse estudo, em conjunto com a avaliação do governo, dos serviços oferecidos e das realizações da atual adm, visa entender se a comunicação/ marketing está sendo eficiente e condizente com o que foi realizado.

Preditores (impacto de cada serviço na avaliação)

Credibilidade, Confiança e Profissionalismo

Empresas e pessoas que conheceram melhor seus mercados, públicos-alvo e tomaram decisões informadas e estratégicas nos mais de 10 anos de mercado do Instituto PHD:

Existem técnicas estatísticas que, aliadas a análises sociais, são extremamente eficazes para explorar tais tópicos.O Instituto de Pesquisas Eleitorais PHD leva ao seu cliente uma análise completa sobre o perfil dos seus aliados e opositores, indicando o melhor caminho para o sucesso nas próximas eleições.

Deseja saber mais sobre pesquisa eleitoral e assuntos relacionados?

Veja o já publicamos no nosso Blog Corporativo, e fique por dentro das aplicações e novidades com o Instituto de Pesquisas Eleitorais PHD:

Como são feitas as Pesquisas de Intenção de Votos

Será que as pesquisas de intenção de voto são realmente confiáveis? Talvez você pense: “eu nunca fui entrevistado nem conheço ninguém que foi”. Com isso em mente, saber como são feitas essas pesquisas indicará por que confiar nelas, especialmente se você...

As Melhores Pesquisas para Conquistar Eleitores

 O que produz uma campanha política de sucesso? A resposta é: informação estratégica. Afinal, saber o que está na mente dos eleitores é o que apontará o melhor caminho, desde já, para conquistar o sucesso nas urnas em 2020.De fato, o período pré-eleições é...

A Pesquisa Eleitoral e o Sucesso nas Urnas

Embora ainda pareçam distantes, as eleições de 2020 só favorecerão os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores que se prepararem desde já para promover uma campanha eleitoral inteligente. Como? Por estarem munidos de informações estratégicas...

 

Pronto para dar o próximo passo para ser eleito?

O Instituto PHD conta com uma equipe interdisciplinar composta essencialmente por estatísticos, publicitários e sociólogos a postos para desenvolver seu projeto de pesquisa. Entre em contato conosco, apresente sua necessidade e converse diretamente com um de nossos consultores.

A Corrida Eleitoral já Começou!

Fale diretamente com um dos nossos consultores especializados em Pesquisas Eleitorais, e dê o primeiro passo para ser eleito em 2020!

Basta nos informar o município que deseja realizar a pesquisa para receber uma proposta sem compromisso.

Quero um Orçamento de Pesquisa Eleitoral