Em todo início de negócio há a expectativa de sucesso. A empolgação com um novo empreendimento é tanta que diversos erros de planejamento passam despercebidos. Menos de um ano depois acontece a derrocada e a inevitável falência. Esta triste história acontece com nada menos do que 25% das empresas no Brasil. O artigo de hoje do blog do Instituto PHD vai apontar as principais causas do fechamento de negócios e mostrar a diferença que o planejamento faz em prol do sucesso de no mundo dos business.

A pesquisa que aponta que ¼ de todos os negócios morrem com menos de um ano é um alerta para quem deseja abrir um negócio. Os principais motivos que provocam a morte de um negócio são relacionados com falta de planejamento e com erros estratégicos. Pesquisas de mercado solucionam muitas destas questões. Acompanhe agora quais são os principais motivos que condenam um negócio e também veja como você pode driblar estes problemas no seu empreendimento.

Falta de conhecimento do ramo de atividade: Não saber direito como agir no seu ramo de atividade é um dos erros mais comuns na hora de começar um negócio próprio. Este tipo de problema acontece quando o empresário busca se aventurar em uma área na qual não tem experiência. Com franquias e surgimento de novos nichos de negócios (como os ligados à internet), isto tem matado muitas empresas. A solução para isto é buscar conhecimento aprofundado sobre a área. Pesquisas de mercado ajudam nisso.

Falta de conhecimento do público-alvo de seu negócio: Este problema acontece na maioria dos empreendimentos. Pessoas inexperientes no mundo dos negócios (e algumas experientes também) acabam esquecendo de buscar quem é o público dos seus produtos e serviços. O resultado disso é trágico: sem conhecer para quem você quer vender, você não acaba descobrindo como vender. Não dá para pensar nas estratégias de imagem e divulgação dos seus produtos sem saber quem atingir.

Felizmente, pessoas mais visionárias têm percebido a importância de saber qual é o público-alvo do seu negócio. Pesquisas são importantíssimas neste quesito. As pesquisas utilizadas nestes caso servem para ver qual é o perfil dos prováveis consumidores do seu produto. Isto é feito através de pesquisas qualitativas com consumidores de produtos concorrentes. Por sinal, não conhecer as empresas que atuam no seu ramo é mais uma falha que pode ser fatal.

Falta de conhecimento dos concorrentes: É preciso saber como está o mercado e que fatia você quer atingir. Para tanto, é preciso saber quais são os erros e acertos das empresas que estão no seu ramo de atuação. Pesquisas de opinião pública e também Pesquisas de tracking (monitoramento de marcas) ajudam muito a esclarecer o panorama do mercado. E com estas informações você estará muito mais próximo do sucesso.

Como você pode perceber, muitos dos problemas que causam o fechamento de uma empresa são causados por falta de planejamento. Neste sentido, as pesquisas têm papel decisivo no sucesso de uma empresa. Pode ter certeza as chances de falir são muito menores quando se pensa e pesquisa antes de colocar uma ideia em prática. Se você quiser saber mais sobre as pesquisas que devem ser feitas antes de abrir um negócio, entre em contato com o Instituto PHD.