Pesquisa qualitativa - grupo de discussão

Em geral, as pesquisas aplicadas se dividem conforme a sua metodologia, neste caso, entre quantitativas e qualitativas. As pesquisas quantitativas são aquelas que envolvem uma pesquisa de análise direta dos dados, com grande facilidade demonstrativa dos resultados, efetivando a generalização pela representatividade. O seu objetivo é medir (quantidade, frequência e intensidade) e analisar as relações entre as variáveis.

No caso de uma pesquisa quantitativa de mercado, por exemplo, teremos a mensuração de opiniões, crenças, reações, hábitos e atitudes em um universo, por meio de uma amostra que o represente estatisticamente. O mesmo pode-se dizer sobre os resultados apresentados constantemente nas eleições, que apontam os números da intenção de votos dos eleitores, por exemplo.

Leia mais: Conheça a metodologia qualitativa Grupo de Discussão (Focus Group) 

Contudo, nem sempre é possível retratar apenas em números a realidade que nos cerca. Para obter mais profundidade sobre uma determinada população, podemos fazer uso da pesquisa qualitativa, que busca a compreensão de assuntos numa forma mais ampla subjacentes a um determinado contexto, apresentando com mais profundidade a revelação do fenômeno social estudado. Neste caso, o que está em pauta é o processo e seu significado.

 

Vantagens da pesquisa qualitativa

Entre as suas principais vantagens, estão a imersão do pesquisador na realidade do pesquisado, a representação dinâmica do objeto de estudo, a partir de suas especificidades, podendo-se propor novas construções de pesquisa, e muito mais. Ao pesquisador, cabe aprofundar-se na compreensão dos fenômenos que estuda. 

Em suma, pode-se dizer que as pesquisas quantitativas podem ser classificadas como as mais aplicadas no mercado – não basta saber, por exemplo, o porquê dos consumidores não aderirem a um produto, mas estimar proporções e conhecer os hábitos deste público e as suas motivações de escolha, por exemplo.

Na prática, são usados questionários com perguntas de múltipla escolha, perguntas dissertativas que permitam mensuração e outros tipos de interação com o público. O Instituto PHD tem excelência e larga experiência neste processo, que apresenta resultados muito mais profundos, o que se torna um diferencial de mercado para a empresa que contrata este serviço.

 

Pesquisa conforme a necessidade

Não se trata, no entanto, de métodos excludentes entre si, mas de processos aplicados de pesquisa que podem ser complementares. O método qualitativo e o quantitativo possui as suas próprias barreiras, sendo que a interdisciplinaridade e abordagem integral de pesquisa supõe que a metodologia esteja conforme o contexto do objeto de estudo e objetivo da pesquisa. O Instituto de Pesquisas PHD é especialista em pesquisas de todos os gêneros e utiliza ambas as abordagens na aquisição de resultados. Para saber mais sobre as nossas soluções, acesse este link e confira.