Chegou a hora de investir em pesquisa, mas você não sabe qual é a melhor forma de aplicá-la? Ao decidir entre os métodos de coleta on-line, por telefone ou presencial é importante considerar qual é o objetivo da pesquisa, as características do público-alvo, a existência de uma lista de contatos e a verba disponível.

Por exemplo, enquanto algumas listas de contatos ou cadastros têm apenas telefones, outras têm apenas e-mails. O público a ser entrevistado também tem suas particularidades, tendo de ser contatado presencialmente em alguns casos. E os custos variam de um método para outro.

Pensando nisso, o Instituto PHD preparou um útil comparativo. Esperamos que ele seja de ajuda na hora de avaliar o método de coleta ideal para a sua pesquisa.

 

Pesquisas por Telefone

 

Pesquisa por TelefoneO CATI, sigla para o termo em inglês Computer Assisted Telephone Interviewing, é um método de aplicação de entrevistas telefônicas por um entrevistador qualificado, tendo a maior probabilidade de adesão. Por quê? Porque as entrevistas são realizadas de forma ativa, o que permite a investigação das justificativas das avaliações, no caso de pesquisas de satisfação.

As pesquisas de satisfação B2B, por exemplo, têm como potenciais respondentes pessoas que estão em ambientes corporativos. Sua metodologia é simples: de acordo com as necessidades do cliente, elaboramos um questionário alinhado aos objetivos da pesquisa, utilizando uma equipe treinada para a realização das ligações.

  • Pontos positivos das Pesquisas por Telefone: fácil acesso ao público-alvo e tempo de aplicação menor em relação às pesquisas presenciais; possibilidade de agendamento para entrevistas.
  • Pontos negativos das Pesquisas por Telefone: é necessário ter uma lista de contato atualizada e confiável dos respondentes.

 

Pesquisas Presenciais

 

Pesquisa PresencialAs pesquisas aplicadas de forma presencial são excelentes para metodologias qualitativas, quando é necessário investigar mais detalhadamente sentimentos e percepções do público-alvo. Por terem uma abordagem mais próxima, transmitem um cuidado diferenciado com a opinião das pessoas.

A aplicação presencial também é muito utilizada para metodologias quantitativas. Podemos citar, por exemplo, as pesquisas eleitorais. Antes mesmo do período eleitoral, elas medem a popularidade de um pré-candidato e identificam a região com as maiores chances de votos, fornecendo um panorama geral do cenário eleitoral que ajuda o partido a investir nas regiões e pré-candidatos mais potenciais. E durante as eleições, as pesquisas quantitativas indicam o percentual de intenção de voto dos eleitores, a popularidade de cada candidato e os quem têm melhores chances de vencer. Tudo isso é feito presencialmente.

  • Pontos positivos das Pesquisas Presenciais: têm uma taxa de resposta muito alta, possibilitando estabelecer uma relação mais próxima com os entrevistados.
  • Pontos negativos das Pesquisas Presenciais: sua duração e custo, em geral, são maiores do que as pesquisas por telefone e on-line.

 

Pesquisas On-line por E-mail/ Redes Sociais

 

Pesquisa Online por E-mailTambém chamadas de Web Survey, elas são conhecidas por sua incrível versatilidade e capacidade de acesso ao público-alvo, independentemente da localização geográfica. Porém, é um método que exige cuidados especiais, pois o entrevistado representará um papel ativo, respondendo ao questionário sozinho. Assim sendo, todas as informações devem estar claras e as questões serem de fácil preenchimento.

O grande obstáculo delas é a dificuldade de se controlar a amostra, pois simplesmente não dá para saber quem está respondendo à pesquisa. Um CEO pode encaminhá-la, por exemplo, para uma secretária responder sem que ninguém fique sabendo disso.

Outro problema é uma “amostra viciada”. Como assim? Algumas pessoas só responderão pesquisas on-line (o que inclui hoje SMS, WhatsApp e URA) se estiverem em opostos da satisfação: muito satisfeitas ou muito insatisfeitas. E isso causa um viés na pesquisa, comprometendo a sua aleatoriedade, já que só vai responder quem estiver inclinado a isso.

É por isso que o comprometimento faz toda a diferença neste método de pesquisa. Pesquisas de clima organizacional, por exemplo, têm maior comprometimento, pois os colaboradores se sentem motivados a melhorar o próprio ambiente de trabalho.

O Instituto PHD trabalha com 3 tipos de abordagem para pesquisa on-line: convite direto por e-mail, questionário em uma determinada URL (landing page) ou disponibilização do link em uma página do cliente.

  • Pontos positivos das Pesquisas Online por E-mail: fácil coleta, custo menor e grande alcance do público-alvo.
  • Pontos negativos das Pesquisas Online por E-mail: necessidade de uma lista de contato atualizada e menor adesão.

 

Qual a melhor Pesquisa: por E-mail, Telefone ou Presencial?

Esta é a pergunta que fica e, agora que você já viu como cada uma das metodologias funciona, vamos dar alguns exemplos de aplicação para cada uma das metodologias de abordagem: E-mail, Telefone e Presencial, vamos lá?

  • Pesquisas Online por E-mail: É a metodologia MENOS utilizada pelo Instituto PHD, e deve ser aplicada apenas em casos muito específicos, por exemplo, pesquisas satisfação de colaboradores e painéis de estudos de mercado
  • Pesquisas por Telefone: O Instituto PHD aplica praticamente TODAS as pesquisas de satisfação de clientes por telefone e alguns estudos qualitativos, por sua versatilidade para agendamentos de entrevistas, qualidade das respostas coletadas e controle estatístico.
  • Pesquisas Presenciais: Aplicação clássica são as Pesquisas Eleitorais e Pesquisas de Mercado quando precisamos garantir controle preciso do público-alvo, através de filtros especiais e estratificações por região e demais variáveis de perfil. 

 

Pesquisa é Mais que Coleta de Dados!

 

Mais do que escolher o método de coleta ideal, sua pesquisa precisa ter rigor estatístico para garantir a validade da informação. Com o apoio do Instituto PHD, você conta com estatísticos que cuidam do processo de ponta a ponta, do planejamento e aplicação do questionário à análise dos dados.

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