O que é Pesquisa de Opinião?
Também conhecida como sondagem, a pesquisa de opinião é um levantamento estatístico, normalmente realizado através de uma amostra específica de um determinado público-alvo. Ela indica as opiniões de uma determinada população analisada, através de perguntas para uma fatia deste grupo e extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.
Há décadas, as pesquisas de opinião são bem conhecidas e utilizadas para diversos fins. Podem apontar informações sobre produtos e serviços utilizados pelo público, as opiniões das pessoas sobre os candidatos às eleições, a forma como um grupo vê uma marca ou negócio, a aceitação de um novo produto, a opinião sobre assuntos diversos que fazem parte do cotidiano de um país ou localidade, e muito mais.
Quais as vantagens da Pesquisa de Opinião?
A pesquisa de opinião é uma forma de saber o que as pessoas com um perfil definido pensam e se comportam. Não há limites para a sua abrangência e hoje as técnicas e metodologias são avançadas e imparciais. Qualquer temática pode ser explorada em um projeto de pesquisa de opinião – de temas polêmicos às situações cotidianas. Frequentemente, empresas, instituições públicas e privadas, ONGs e empreendedores de todos os gêneros utilizam a pesquisa de opinião como recurso de Pesquisas Eleitorais, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Satisfação, entre outras.
Entre as suas principais vantagens, de forma resumida, podemos citar:
- Compreender que tipo de informação você precisa para a sua demanda e que favoreçam os objetivos da empresa.
- Gerar informações até então ocultas sobre o mercado, concorrentes, o seu negócio ou a sua clientela, de forma a aplicá-las de forma estratégica, gerando diferencial.
- A pesquisa de opinião pode ser qualitativa ou quantitativa, e pode ser amplamente customizada ao seu contexto.
- Possui diversos tipos de técnicas e metodologias que podem se adequar a qualquer objetivo de pesquisa.
Conheça mais aplicações das pesquisas de opinião conduzidas pelo Instituto PHD!
Quando realizar a Pesquisa de Opinião?
O leque é bastante extenso para o uso da pesquisa de opinião. Se a sua empresa criou um novo produto no segmento de alimentos, por exemplo, pode querer saber a opinião do público sobre o sabor, embalagem e praticidade do produto, por exemplo. Cada cliente determina a necessidade da pesquisa de opinião e seus objetivos. É uma ferramenta perfeita para quem quer tomar decisões mais assertivas sobre o seu próprio negócio. É também uma forma de garantir a segurança na tomada de decisão, principalmente quando há riscos envolvidos.
A pesquisa de opinião pode ser realizada antes, durante ou depois do estabelecimento de uma estratégia de mercado. Antes, a pesquisa poderá definir melhor as questões a serem atendidas por sua estratégia. Durante, é possível reajustar certas ações e posicionamento de forma mais acertada. Depois, poderá apontar falhas e brechas e estabelecer justificativas para ações futuras.
Tipos de Pesquisas de Opinião
Como já comentamos por aqui, as pesquisas de opinião são bastante amplas, e englobam uma grande gama de metodologias e objetivos distintos. Para exemplificar, podemos citar alguns:
O Instituto PHD é referência em pesquisa de opinião aplicada a diferentes situações. Com o auxílio de profissionais amplamente capacitados e de diferentes áreas, utiliza métodos próprios e exclusivos para garantir que os dados sejam relevantes e bem compreendidos quando aplicados às suas estratégias. A opinião do público é fundamental em qualquer situação – ainda mais diante de um mercado tão concorrido e acelerado. Entre em contato com o Instituto PHD e conheça a melhor forma de identificar a opinião do seu público.
Há definitivamente muito para conheça isto questão.
Eu gosto todos o pontos você fez.
A pesquisa feita com o formulário do Google, por exemplo, é considerado de opinião pública?
Oi Debora!
Sim, pode ser considerado opinião pública, porém, como não há controle estatístico/ científico, não pode ser considerada uma pesquisa, mas sim uma enquete.
Espero que ajude. Obrigado pelo seu comentário 🙂
Não é o formulário ou plataforma que define uma pesquisa.
Olá Rosangela, tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário 🙂
Na verdade tanto formulário quanto plataforma (imagino que você esteja englobando forma de abordagem) impactam *muito* em pesquisas de opinião. De forma bastante resumida, um formulário mal elaborado pode agregar vieses indesejados nos resultados, e a depender da plataforma utilizada para coleta, os resultados podem igualmente ser impactados, colocando em risco a qualidade do estudo.
Espero ter ajudado 😀
Gostaria de saber se um questionário entregue a funcionários de um setor de um hospital é considerado pesquisa de opinião pública.
E se o questionário for entregue a todos os funcionários do hospital?
Oi Thais! Tudo bem?
Sim, ambas as formas que citou podem ser consideradas pesquisas de opinião, desde que sejam planejadas da forma correta, especialmente do ponto de vista estatístico.
Espero ter ajudado 🙂
oi. gostaria de saber se se qualitativa e quantitativa são tipos de pesquisas e se tem mais
Para criar um pesquisa ser registrada e ter reconhecimento ela precisa de que tipo de profissionais? quais são os critérios para um instituto de pesquisa ?
Olá Bernand!
Muito obrigado pelo seu comentário!
Para condução de quaisquer pesquisas de opinião, é necessário uma equipe de estatísticos devidamente registrados ao Conselho Regional de Estatística. Este registro é essencial para pessoa física e jurídica, quando houver necessidade de registrar uma pesquisa eleitoral para divulgação de resultados.
Espero ter ajudado 🙂
Uma pesquisa sobre dados objetivos, numéricos, como quantidade de filhos, tempo de espera para atendimento no posto de saúde, tempo de duração da consulta etc., por meio da aplicação de questionário ao público usuário, é também uma “pesquisa de opinião pública” ou tem outra denominação, uma vez que não encerra propriamente opinião, no sentido da subjetividade do termo?
Olá Edson! Muito obrigado por seu comentário.
Você tem razão: eu categorizaria este tipo de pesquisa como simplesmente uma pesquisa quantitativa de mercado, por não se tratar de uma opinião, propriamente dita.
Onde podemos encontrar uma pesquisa de opnião?
Olá Donato, tudo bem?
Qual tipo de pesquisa de opinião você necessita, especificamente?
No Instituto PHD, realizamos todas as nossas pesquisas sob demanda. Basta nos contar um pouco mais sobre sua necessidade, e encaminharemos uma proposta especialmente desenvolvida para tal 🙂
Oi tudo bem , gostaria de saber ser precissa-se de alguma formação para atua como pesquisador de opiniões ?
Olá Luan!
Nossos entrevistadores possuem diversas formações distintas. Normalmente direcionamos projetos de acordo com a expertise dos nossos entrevistadores 🙂
Muito bom o artigo de pesquisa de opinião.
É um tipo de pesquisa realmente bastante importante e com inúmeras aplicações.
Parabéns!
Olá Albert! Muito obrigado pelo seu comentário 🙂
Sim, pesquisas de opinião são aplicáveis em diversos contextos, como buscamos apresentar no artigo.
Trata-se do core-business do Instituto PHD!
As pesquisas para eleger os “Melhores do Ano” entre as empresas e profissionais liberais, que acontecem anualmente em muitas cidades, utilizam qual método de pesquisa? Pode me dizer como é feito o trabalho de levantamento de dados?
Olá Juvenal, tudo bem?
Acredito que “Melhores do Ano” seja o nome comercial de algum tipo de estudo em específico.
Você pode especificar qual pesquisa gostaria de entender melhor a metodologia?
Será um prazer auxiliar 🙂
Oii estava navegando em seu blog e encontrei diversos artigos interessante como este