Pesquisa de Opinião: O que é? Como funciona?

Posted by on março 19, 2015 in Pesquisa de Satisfação, Pesquisa de Satisfação de Clientes, Pesquisas de Opinião, Pesquisas Eleitorais, Pesquisas Qualitativas, Pesquisas Quantitativas, Tipos de pesquisas | 2 comments

Pesquisa de opinião

Também conhecida como sondagem, a pesquisa de opinião é um levantamento estatístico com amostra específica da opinião pública. Ela indica as opiniões de uma determinada população analisada, através de perguntas para uma fatia deste grupo e extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.

 

Há décadas, as pesquisas de opinião são bem conhecidas e utilizadas para diversos fins. Podem apontar informações sobre produtos e serviços utilizados pelo público, as opiniões das pessoas sobre os candidatos às eleições, a forma como um grupo vê uma marca ou negócio, a aceitação de um novo produto, a opinião sobre assuntos diversos que fazem parte do cotidiano de um país ou localidade, e muito mais.

 

Quais as vantagens da Pesquisa de Opinião?

A pesquisa de opinião é uma forma de saber o que as pessoas com um perfil definido pensam e se comportam. Não há limites para a sua abrangência e hoje as técnicas e metodologias são avançadas e imparciais. Qualquer temática pode ser explorada em um projeto de pesquisa de opinião – de temas polêmicos às situações cotidianas. Frequentemente, empresas, instituições públicas e privadas, ONGs e empreendedores de todos os gêneros utilizam a pesquisa de opinião como recurso de Pesquisas Eleitorais, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Satisfação, entre outras.

Entre as suas principais vantagens, de forma resumida, podemos citar:

  • Compreender que tipo de informação você precisa para a sua demanda e que favoreçam os objetivos da empresa.
  • Gerar informações até então ocultas sobre o mercado, concorrentes, o seu negócio ou a sua clientela, de forma a aplicá-las de forma estratégica, gerando diferencial.
  • A pesquisa de opinião pode ser qualitativa ou quantitativa, e pode ser amplamente customizada ao seu contexto.
  • Possui diversos tipos de técnicas e metodologias que podem se adequar a qualquer objetivo de pesquisa.
Conheça mais aplicações das pesquisas de opinião conduzidas pelo Instituto PHD! 

 

Quando realizar a Pesquisa de Opinião?

Não há limites para o uso da pesquisa de opinião. Se a sua empresa criou um novo produto no segmento de alimentos, por exemplo, pode querer saber a opinião do público sobre o sabor, embalagem e praticidade do produto, por exemplo. Cada cliente determina a necessidade da pesquisa de opinião e seus objetivos. É uma ferramenta perfeita para quem quer tomar decisões mais assertivas sobre o seu próprio negócio. É também uma forma de garantir a segurança na tomada de decisão, principalmente quando há riscos envolvidos.

A pesquisa de opinião pode ser realizada antes, durante ou depois do estabelecimento de uma estratégia de mercado. Antes, a pesquisa poderá definir melhor as questões a serem atendidas por sua estratégia. Durante, é possível reajustar certas ações e posicionamento de forma mais acertada. Depois, poderá apontar falhas e brechas e estabelecer justificativas para ações futuras.

 

Tipos de Pesquisas de Opinião

Como já comentamos por aqui, as pesquisas de opinião são bastante amplas, e englobam uma grande gama de metodologias e objetivos distintos. Para exemplificar, podemos citar alguns:

 

 

O Instituto PHD é referência em pesquisa de opinião aplicada a diferentes situações. Com o auxílio de profissionais amplamente capacitados e de diferentes áreas, utiliza métodos próprios e exclusivos para garantir que os dados sejam relevantes e bem compreendidos quando aplicados às suas estratégias. A opinião do público é fundamental em qualquer situação – ainda mais diante de um mercado tão concorrido e acelerado. Entre em contato com o Instituto PHD e conheça a melhor forma de identificar a opinião do seu público.

2 Comments

  1. Há definitivamente muito para conheça isto questão.
    Eu gosto todos o pontos você fez.

  2. Boa noite. Gostaria de saber mais acerca do método de trabalho, forma de contratação e outras informações sobre o trabalho.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Acompanhamento de Compra: Conheça o comportamento do seu consumidor no ponto de venda | Blog Instituto PHD - […] Saiba mais: Leia mais: Pesquisa de Opinião: O que é? Como funciona? […]

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *