Pesquisa de Opinião: O que é? Como funciona?

Também conhecida como sondagem, a pesquisa de opinião é um levantamento estatístico com amostra específica da opinião pública. Ela indica as opiniões de uma determinada população analisada, através de perguntas para uma fatia deste grupo e extrapolando as respostas para um grupo maior dentro do intervalo de confiança.

 

Há décadas, as pesquisas de opinião são bem conhecidas e utilizadas para diversos fins. Podem apontar informações sobre produtos e serviços utilizados pelo público, as opiniões das pessoas sobre os candidatos às eleições, a forma como um grupo vê uma marca ou negócio, a aceitação de um novo produto, a opinião sobre assuntos diversos que fazem parte do cotidiano de um país ou localidade, e muito mais.

 

Quais as vantagens da Pesquisa de Opinião?

A pesquisa de opinião é uma forma de saber o que as pessoas com um perfil definido pensam e se comportam. Não há limites para a sua abrangência e hoje as técnicas e metodologias são avançadas e imparciais. Qualquer temática pode ser explorada em um projeto de pesquisa de opinião – de temas polêmicos às situações cotidianas. Frequentemente, empresas, instituições públicas e privadas, ONGs e empreendedores de todos os gêneros utilizam a pesquisa de opinião como recurso de Pesquisas Eleitorais, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Satisfação, entre outras.

Entre as suas principais vantagens, de forma resumida, podemos citar:

  • Compreender que tipo de informação você precisa para a sua demanda e que favoreçam os objetivos da empresa.
  • Gerar informações até então ocultas sobre o mercado, concorrentes, o seu negócio ou a sua clientela, de forma a aplicá-las de forma estratégica, gerando diferencial.
  • A pesquisa de opinião pode ser qualitativa ou quantitativa, e pode ser amplamente customizada ao seu contexto.
  • Possui diversos tipos de técnicas e metodologias que podem se adequar a qualquer objetivo de pesquisa.

Conheça mais aplicações das pesquisas de opinião conduzidas pelo Instituto PHD!

 

Quando realizar a Pesquisa de Opinião?

Não há limites para o uso da pesquisa de opinião. Se a sua empresa criou um novo produto no segmento de alimentos, por exemplo, pode querer saber a opinião do público sobre o sabor, embalagem e praticidade do produto, por exemplo. Cada cliente determina a necessidade da pesquisa de opinião e seus objetivos. É uma ferramenta perfeita para quem quer tomar decisões mais assertivas sobre o seu próprio negócio. É também uma forma de garantir a segurança na tomada de decisão, principalmente quando há riscos envolvidos.

A pesquisa de opinião pode ser realizada antes, durante ou depois do estabelecimento de uma estratégia de mercado. Antes, a pesquisa poderá definir melhor as questões a serem atendidas por sua estratégia. Durante, é possível reajustar certas ações e posicionamento de forma mais acertada. Depois, poderá apontar falhas e brechas e estabelecer justificativas para ações futuras.

 

Tipos de Pesquisas de Opinião

Como já comentamos por aqui, as pesquisas de opinião são bastante amplas, e englobam uma grande gama de metodologias e objetivos distintos. Para exemplificar, podemos citar alguns:

 

O Instituto PHD é referência em pesquisa de opinião aplicada a diferentes situações. Com o auxílio de profissionais amplamente capacitados e de diferentes áreas, utiliza métodos próprios e exclusivos para garantir que os dados sejam relevantes e bem compreendidos quando aplicados às suas estratégias. A opinião do público é fundamental em qualquer situação – ainda mais diante de um mercado tão concorrido e acelerado. Entre em contato com o Instituto PHD e conheça a melhor forma de identificar a opinião do seu público.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Pesquisa de Satisfação, Pesquisa de Satisfação de Clientes, Pesquisas de Opinião, Pesquisas Eleitorais, Pesquisas Qualitativas, Pesquisas Quantitativas, Tipos de pesquisas

Compartilhe:

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Saiba mais: Leia mais: Pesquisa de Opinião: O que é? Como funciona? […]

Acufenos.tk - Terapia do Som Contra o Zumbido

Há definitivamente muito para conheça isto questão.
Eu gosto todos o pontos você fez.

Débora
Débora
2 anos atrás

A pesquisa feita com o formulário do Google, por exemplo, é considerado de opinião pública?

2 anos atrás
Reply to  Débora

Oi Debora!

Sim, pode ser considerado opinião pública, porém, como não há controle estatístico/ científico, não pode ser considerada uma pesquisa, mas sim uma enquete.

Espero que ajude. Obrigado pelo seu comentário 🙂

rosangela
rosangela
1 ano atrás
Reply to 

Não é o formulário ou plataforma que define uma pesquisa.

1 ano atrás
Reply to  rosangela

Olá Rosangela, tudo bem? Muito obrigado pelo seu comentário 🙂

Na verdade tanto formulário quanto plataforma (imagino que você esteja englobando forma de abordagem) impactam *muito* em pesquisas de opinião. De forma bastante resumida, um formulário mal elaborado pode agregar vieses indesejados nos resultados, e a depender da plataforma utilizada para coleta, os resultados podem igualmente ser impactados, colocando em risco a qualidade do estudo.

Espero ter ajudado 😀

Thais
Thais
2 anos atrás

Gostaria de saber se um questionário entregue a funcionários de um setor de um hospital é considerado pesquisa de opinião pública.

E se o questionário for entregue a todos os funcionários do hospital?

2 anos atrás
Reply to  Thais

Oi Thais! Tudo bem?

Sim, ambas as formas que citou podem ser consideradas pesquisas de opinião, desde que sejam planejadas da forma correta, especialmente do ponto de vista estatístico.

Espero ter ajudado 🙂

Leodimano
Leodimano
2 anos atrás

oi. gostaria de saber se se qualitativa e quantitativa são tipos de pesquisas e se tem mais

bernard nagel
bernard nagel
2 anos atrás

Para criar um pesquisa ser registrada e ter reconhecimento ela precisa de que tipo de profissionais? quais são os critérios para um instituto de pesquisa ?

2 anos atrás
Reply to  bernard nagel

Olá Bernand!

Muito obrigado pelo seu comentário!

Para condução de quaisquer pesquisas de opinião, é necessário uma equipe de estatísticos devidamente registrados ao Conselho Regional de Estatística. Este registro é essencial para pessoa física e jurídica, quando houver necessidade de registrar uma pesquisa eleitoral para divulgação de resultados.

Espero ter ajudado 🙂

Edson Lustosa
Edson Lustosa
1 ano atrás

Uma pesquisa sobre dados objetivos, numéricos, como quantidade de filhos, tempo de espera para atendimento no posto de saúde, tempo de duração da consulta etc., por meio da aplicação de questionário ao público usuário, é também uma “pesquisa de opinião pública” ou tem outra denominação, uma vez que não encerra propriamente opinião, no sentido da subjetividade do termo?

1 ano atrás
Reply to  Edson Lustosa

Olá Edson! Muito obrigado por seu comentário.

Você tem razão: eu categorizaria este tipo de pesquisa como simplesmente uma pesquisa quantitativa de mercado, por não se tratar de uma opinião, propriamente dita.

Donato
Donato
1 ano atrás

Onde podemos encontrar uma pesquisa de opnião?

1 ano atrás
Reply to  Donato

Olá Donato, tudo bem?

Qual tipo de pesquisa de opinião você necessita, especificamente?
No Instituto PHD, realizamos todas as nossas pesquisas sob demanda. Basta nos contar um pouco mais sobre sua necessidade, e encaminharemos uma proposta especialmente desenvolvida para tal 🙂

Luan oliveira de lima
Luan oliveira de lima
7 meses atrás

Oi tudo bem , gostaria de saber ser precissa-se de alguma formação para atua como pesquisador de opiniões ?

7 meses atrás

Olá Luan!

Nossos entrevistadores possuem diversas formações distintas. Normalmente direcionamos projetos de acordo com a expertise dos nossos entrevistadores 🙂

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?