Passos para conhecer a concorrência

Com a crise em que o país se encontra, achar um novo emprego está cada vez mais difícil. No Brasil, o desemprego atingiu o número de 12 milhões de pessoas que terminam o ano de 2016 a procura de um emprego – um recorde histórico. Esse número equivale a como se a população da cidade de São Paulo fechasse o último ano desempregada.

Esse número só mostra que 2016 foi realmente um ano difícil, mas felizmente 2017 poderá ser mais favorável quando se trata de novos empregos. As expectativas para esse ano são as melhores possíveis comparando com o ano que passou. O país poderá voltar a contratar e gerar estabilidade, mas o desemprego ainda não será cessado completamente.

Apesar de 2016 ter sido um ano difícil até para aqueles que decidiram abrir um negócio próprio, o empreendedorismo ainda pode ser uma saída para driblar a realidade que milhões de brasileiros estão vivendo atualmente.

E para investir nesse mercado do empreendedorismo, o Instituto PHD oferece dicas valiosas para quem está entrando nesse universo.

Por onde começar?

Futuros empreendedores precisam conhecer todos os lados do mercado em que está se inserindo, para isso, pode utilizar de Pesquisas de Mercado, Market Share, Pesquisa de Satisfação de Clientes, Pesquisas de Opinião e a Pesquisa de Pós-Vendas.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos tipos de pesquisa:

Pesquisas de Mercado

Esse tipo de pesquisa é responsável por analisar e entender a concorrência, verificando as exigências do mercado para trabalhar de forma conjunta as campanhas de marketing e os lançamentos dos produtos.

Nesta etapa, há o trabalho do Market Share, do negócio que se procura investir e abrir, e também é possível encontrar e detectar soluções estratégicas e que possuem um grau de precisão maior.

Com as Pesquisas de Mercado é possível conhecer e entender o que o cliente deseja, encontrar clientes em potencial, saber o modo como seu produto atende essa demanda e detectar os problemas que estão prejudicando o negócio.

Market Share

Também conhecido como quota de mercado, o Market Share faz parte das Pesquisas de Mercado, e tem como objetivo encontrar o posicionamento de mercado da empresa. Com ele, o empreendedor saberá exatamente onde seu negócio se encontra e onde pretende chegar.

Pesquisa de Satisfação

Por meio da Pesquisa de Satisfação, o empreendedor pode ter a noção do nível de satisfação do seu público-alvo e até de seus funcionários. E por meio dessa pesquisa também é possível buscar formas de melhorar os serviços oferecidos e encontrar formas de colocar em prática.

Pesquisas de Opinião

Com as Pesquisas de Opinião é possível detectar o que estão falando e qual a opinião das pessoas sobre a marca, produto ou serviço oferecido.

O Instituto PHD, oferece este tipo de trabalho que é capaz de verificar e medir o nível de pensamento das pessoas em relação a empresa, e assim nortear as campanhas de marketing ou até mesmo criar discussões entre o público.

Pesquisa de Pós-Venda

Nesta fase, todos já possuem acesso ao produto oferecido pela empresa. Com isso, as Pesquisas de Pós-Venda procuram fidelizar esse público lidando diretamente com eles.

Por meio das Pesquisas de Pós-Venda a empresa também possui um panorama das expectativas do cliente, se o produto chegou até ele corretamente, se está em bom estado, e entre outras questões.

Saiba mais sobre empreendedorismo e como lidar com a concorrência entrando em contato com o Instituto PHD.