A ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) está desenvolvendo estratégias para que as pequenas e médias instituições de ensino superior aumentem sua competitividade no mercado.

Conheça as metodologias específicas para Instituições de Ensino, desenvolvidas pelo Instituto PHD!

As PMIES (pequenas e médias instituições de ensino superior) estão situadas, muitas vezes, em lugares em que o poder público está precariamente presente. Os criadores dessas instituições têm como objetivo não apenas levar ensino superior à população que não pode frequentar as faculdades dos grandes centros, mas também “viabilizar, de forma expressiva, a interiorização da educação no país”.

Apesar das dificuldades, as PMIES contribuem muito com a região onde estão inseridas, levando educação de ensino superior à população, empregando professores e auxiliares de administração, movimentando o comércio e o mercado de trabalho.

O problema é que o Ministério da Educação (MEC), tendo como base os indicadores, ignora certas especificidades e heterogeneidades do sistema educacional, penalizando instituições, principalmente pequenas e médias, com “cortes de vagas, desligamento de programas de apoio financeiro ao aluno, arquivamento de processos de cursos em tramitação, fechamento de cursos, dentre outras medidas”.

Tendo em vista esta situação a ABMES decidiu preparar um plano de ação em apoio as PMIES, que são maioria no quadro de associados da entidade.

A ABMES realizou duas parcerias para concretizar esse projeto. Uma delas com o Instituto Expertise que será responsável pelo “aprofundamento de estudos sobre aspectos dentre os quais se destacam: a legislação que rege o sistema educacional brasileiro e os fatores que impulsionaram a sua expansão; a visão da dinâmica da competição e das turbulências do sistema; a percepção correta da forma como são geradas as políticas governamentais e a identificação de modelos e estratégias de gestão”.

Parceria ABMES/ Instituto PHD

E a outra parceria é com o Instituto PHD, responsável pela pesquisa estatística que será realizada entre as PMIES e que servirá como ferramenta fundamental para o aprimoramento dos estudos do Instituto Expertise.
“será extremamente eficaz para o levantamento de informações de altíssima qualidade para municiar as PMIES na construção de seus projetos institucionais”, afirma André Pioli, diretor de projetos do Instituto PHD. Ele recomenda que os representantes das IES sejam criteriosos nas suas respostas e que deixem também as suas contribuições para agregar valor ao estudo.”

As mantenedoras participantes receberão os resultados globais comparados com seus respectivos resultados para que possam também formular estratégias próprias para a melhoria de suas participações no mercado, fazendo com que este projeto alcance as particularidades de cada instituição.

Saiba mais sobre o estudo no artigo publicado no site da ABMES, e no comunicado oficial da ABMES.