O que é Pesquisa Focus Group e quais suas principais aplicações

O que é Pesquisa Focus Group e quais suas principais aplicações?

Na semana passada vimos aqui no Blog do Instituto PHD um pouco sobre as aplicações das pesquisas qualitativas. Entre os itens que destacamos estavam a pesquisa de Discussão em Grupo, também chamada de Focus Group. Como falamos bem superficialmente deste tipo de pesquisa, hoje vamos dar mais informações sobre esta categoria de abordagem metodológica que ajuda na obtenção de dados a respeito de produtos e serviços no qual ainda não se tem muita base.

 

Para que serve a pesquisa Focus Group?

A pesquisa Focus Group serve para se verificar quais são as reações das pessoas em relação a determinado assunto ou produto. Antes de fazer uma pesquisa mais específica (com perguntas objetivas), é preciso ter uma noção sobre o assunto pesquisado para realmente se criar um foco no levantamento. Aí que entra este tipo de pesquisa. Na Discussão em Grupo ou Focus Group é que saem informações básicas para pesquisas mais aprofundadas.

O Instituto PHD indica a aplicação de grupos de discussão em cenários nos quais o objetivo é identificar sentimentos e percepções do público-alvo, sem objetivar números e proporções. É bastante útil, por exemplo, quando em uma campanha eleitoral desejamos investigar os motivos de voto em um candidato A e não no candidato B; quando desejamos levantar os temas de campanha mais importantes para a população.

Em um cenário de estudo de mercado, o Instituto PHD indica também quando se deseja testar reações de um determinado produto: imagine que uma empresa de brinquedos deseja lançar um novo produto. Será que as crianças vão gostar? Será que elas brincarão com o produto da forma esperada pela fabricante?

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Como funciona a pesquisa Focus Group?

A pesquisa Focus Group normalmente é feita com um grupo de 8 a 12 pessoas escolhidas de acordo com o produto (em alguns casos, o grupo é heterogêneo e em outros é de acordo com o público-alvo do produto). Elas se reúnem em uma sala com câmeras e começam a debater sobre algum tema proposto pelo moderador. A conversa é livre e possui como base um roteiro qualitativo, que serve de direcionamento para os objetivos globais. Isto é feito justamente para conseguir se retirar todas as informações possíveis em relação aos produtos/ serviços de interesse.

De forma resumida, o Instituo PHD trabalha da seguinte forma:

  1. Definição dos objetivos da Focus Group;
  2. Definição da metodologia de abordagem: grupo presencial/ grupo virtual (indicado em tempos de pandemia);
  3. Elaboração do Roteiro de Pesquisa, que deve contemplar todos os objetivos;
  4. Recrutamento do público-alvo;
  5. Aplicação dos Grupos Focais;
  6. Desenvolvimento de Relatórios e Análises para apresentação .

Há algumas variáveis nas pesquisas em Focus Group. Ela pode ser menor, com 4 a 6 pessoas. Aí é chamada de Mini-Focus Group. Os clientes da pesquisa podem de alguma forma observar a discussão. Neste caso é utilizado um vidro espelhado na sala. O moderador pode interromper algumas vezes as discussões. Mas isto não é muito recomendado, pois acabaria interferindo no resultado da pesquisa. Uma discussão destas dura, em média, duas horas.

Exemplo de Focus Group

Veja abaixo um ótimo (e cômico) exemplo de uma pesquisa Focus Group. É um comercial da SNICKERS Peanut Butter Squared, veiculado nos Estados Unidos. Como está em inglês, coloquei abaixo uma tradução livre. Assista o vídeo:

Moderadora: Ok, então qual dos dois é mais gostoso?

Tubarão1: Humm Steve! A Lisa só tinha gosto de pasta de amendoim e chocolate…

Moderadora: A Lisa apenas comeu um pouco de uma pasta de amendoim…

Tubarão1: Mas o Steve tinha gosto de de algo mais… era pasta de amendoim e… SNICKERS!

Moderadora: Você está certo! O Steve tinha acabado de comer o Snickers Peanut Butter Squared!

Tubarão2: Ohhh o Steve estava delicioso!

Tubarão1: Sim! Eu adoraria provar de novo!

Moderadora: Certamente!

Tubarão3: Coma os dois quadradados, por favor!

 

Como são os Resultados da pesquisa Focus Group?

Na hora da análise das discussões em grupo, se verifica não só as palavras que são ditas no debate. Também se analisa expressões faciais e outros estímulos positivos e negativos. Não se tira resultados definitivos destas pesquisas. As pesquisas em Focus Group servem para justamente se ter noção de como um produto (ou ideia) se insere no público. Vamos mostrar um exemplo situacional de uma pesquisa desta categoria.

Mais um exemplo de Focus Group

Diversas donas de casa são convidadas para debater em uma sala sobre as rotinas de trabalho na casa. Pergunta-se o que elas fazem, quais produtos utilizam e se gostam do serviço. Elas falam, falam. Até que certo momento da discussão o moderador começa a apresentar alguns produtos para uso nos afazeres domésticos. Elas começam a listar vantagens e desvantagens de cada. Como tudo é isso é filmado, vai garantir uma boa base de conteúdo delas em relação a todos estes produtos. Uma ótima base para novas pesquisas.

A Pesquisa Focus Group pode ser também utilizada em campanhas eleitorais. Se você tiver interesse nesse tipo de pesquisa, entre em contato com os consultores do Instituto PHD e apresente sua necessidade.

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Cliente Misterioso/Oculto, Dicas PHD, Focus Group, Pesquisa de Opinião, Pesquisas de Mercado, Pesquisas Qualitativas

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Alexandre Pioli
12 anos atrás

Interessante o artigo! E o vídeo mostra com bom humor o conceito de focus group, muito bom!

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
12 anos atrás

O vídeo é realmente diz tudo!
O Focus Group talvez seja o tipo de pesquisa que melhor possibilite que o cliente sinta seu público-alvo e entenda sua opinião.

Ana
Ana
9 anos atrás

Boa tarde

Alguém me pode dizer como se faz uma análise de focus group? Estou com dúvidas como fazer uma análise e gostaria de saber como se faz.
Obrigado

José Furtado
José Furtado
7 anos atrás
Reply to  Ana

Boa tarde! Gostaria de saber como se faz uma análise de focus Group.
Obrigado

Aline
Aline
5 anos atrás

Quem são os teóricos dessa pesquisa Focus Group?

Guilherme Andre Stabile de Oliveira

olá, tudo bem?
Gostei bastante do artigo de vocês sobre pesquisa qualitativa. Estou escrevendo um post sobre “O que é pesquisa de Mercado” e direcionei para este artigo quando comentei sobre focus group.
No mais, somos uma empresa júnior da Universidade Federal do ABC (SP) e executamos projetos na área de Pesquisa de Mercado. Por sermos formados por alunos da graduação tentamos sempre estabelecer conexões com empresas já consolidadas visando auxilio na execução de projetos e até mesmo desenvolver projetos em conjunto, vocês teriam interesse entender mais sobre a inciativa?

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
4 anos atrás

Olá Guilherme, como vai?

Ficamos contentes por apreciar o nosso conteúdo!
Sempre é um prazer estabelecer conexões com parceiros de áreas correlatas.
Para conversarmos melhor futuramente, fique à vontade para contactar nossos consultores em [email protected] 🙂

Equilibrio Existencial
Equilibrio Existencial
4 meses atrás

Não entendi porque começaram a chamar o GRUPO FOCAL de focus group. Não entendi a necessidade, será que é para ficar mais chique?? Mas parabéns pela matéria. Realmente a utilização de grupos focais na pesquisa é uma ótima ferramenta.

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