O que é Desk Research

Fazer uma pesquisa de opinião pública, pesquisa de mercado ou pesquisa política não é uma tarefa simples. Não se trata apenas de sair pela rua coletando informações e fazendo a apuração destes dados sem utilizar nenhum critério. Em algumas oportunidades é preciso fazer uma (ou mais de uma) pesquisa preliminar para se realizar a pesquisa principal. Estes tipos de levantamentos são chamados de Desk Research (algo como pesquisa de mesa) ou de pesquisa secundária.

A final, o que são Pesquisas Desk Research?

Ter uma boa Desk Research como base é uma atitude necessária para a grande maioria de pesquisas existentes. Ela consiste em fazer um grande levantamento de material já publicado em relação ao público-alvo ou ao produto (ou pessoa) que vai participar entre as alternativas da pesquisa. A base de dados para a Desk Research são normalmente documentos oficiais como dados de órgãos públicos, pesquisas já realizadas ou material de mídia que serve como banco de dados, como jornais e revistas.

Nesta pesquisa preliminar se estuda como o produto aparece perante o público. Por exemplo, você quer fazer uma pesquisa sobre a popularidade uma marca de sabão em pó. Antes de começar a perguntar para todas as pessoas qual é a marca de sabão em pó predileta, é preciso fazer alguns levantamentos de dados relacionados às vendas dos produtos. Algo que seria relevante de se pensar em uma pesquisa desta: quem compra (homens, mulheres, pobres, ricos, patrões, empregadas)? Onde compra (mercado, mercearia, qual bairro)? Quanto costuma pagar? Qual frequência?

Estes dados podem ser obtidos com pesquisas anteriores relacionadas a outros temas principais. Por exemplo: uma pesquisa sobre o padrão de consumo da classe média de certa cidade. Outro: pesquisa de preços de produtos. Toda esta pesquisa preliminar (ou Desk Research) é que vai auxiliar no mapeamento da pesquisa principal a ser realizada. É através destes dados iniciais que será possível definir um foco para o tipo de abordagem que melhor se encaixa na pesquisa.

Como vocês puderam ver, a Desk Research é necessária para garantir a exatidão de uma pesquisa. Apesar do exemplo utilizado acima ser de uma marca de sabão em pó, a metodologia de pesquisa secundária também é válida para outros segmentos de pesquisa. Vamos citar só mais um exemplo para deixar bem claro: as pesquisas de intenção de voto que precisam de um parâmetro preliminar de perfil de eleitores da região pesquisada. Sem a Desk Research, apurar os dados seria o mesmo do que dar um tiro no escuro.

Realizar uma boa pesquisa não é tarefa fácil. É preciso mobilizar todo um esforço de pesquisa preliminar para poder realizar uma pesquisa com exatidão. Por isso, é importante sempre contratar um instituto de pesquisas confiável e que tenha uma metodologia de pesquisa bem clara. Se você quiser saber mais como são feitas as desk research, entre em contato com o Instituto PHD.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Dicas PHD, Pesquisas de Mercado

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
sandra
12 anos atrás

precisamos de um levantamento de todos os locais de eventos corporativos no estado de sao paulo bem como suas programações articuladas para os proximos 12 meses

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?