Fazer uma pesquisa de opinião pública, pesquisa de mercado ou pesquisa política não é uma tarefa simples. Não se trata apenas de sair pela rua coletando informações e fazendo a apuração destes dados sem utilizar nenhum critério. Em algumas oportunidades é preciso fazer uma (ou mais de uma) pesquisa preliminar para se realizar a pesquisa principal. Estes tipos de levantamentos são chamados de Desk Research (algo como pesquisa de mesa) ou de pesquisa secundária.
A final, o que são Pesquisas Desk Research?
Ter uma boa Desk Research como base é uma atitude necessária para a grande maioria de pesquisas existentes. Ela consiste em fazer um grande levantamento de material já publicado em relação ao público-alvo ou ao produto (ou pessoa) que vai participar entre as alternativas da pesquisa. A base de dados para a Desk Research são normalmente documentos oficiais como dados de órgãos públicos, pesquisas já realizadas ou material de mídia que serve como banco de dados, como jornais e revistas.
Nesta pesquisa preliminar se estuda como o produto aparece perante o público. Por exemplo, você quer fazer uma pesquisa sobre a popularidade uma marca de sabão em pó. Antes de começar a perguntar para todas as pessoas qual é a marca de sabão em pó predileta, é preciso fazer alguns levantamentos de dados relacionados às vendas dos produtos. Algo que seria relevante de se pensar em uma pesquisa desta: quem compra (homens, mulheres, pobres, ricos, patrões, empregadas)? Onde compra (mercado, mercearia, qual bairro)? Quanto costuma pagar? Qual frequência?
Estes dados podem ser obtidos com pesquisas anteriores relacionadas a outros temas principais. Por exemplo: uma pesquisa sobre o padrão de consumo da classe média de certa cidade. Outro: pesquisa de preços de produtos. Toda esta pesquisa preliminar (ou Desk Research) é que vai auxiliar no mapeamento da pesquisa principal a ser realizada. É através destes dados iniciais que será possível definir um foco para o tipo de abordagem que melhor se encaixa na pesquisa.
Como vocês puderam ver, a Desk Research é necessária para garantir a exatidão de uma pesquisa. Apesar do exemplo utilizado acima ser de uma marca de sabão em pó, a metodologia de pesquisa secundária também é válida para outros segmentos de pesquisa. Vamos citar só mais um exemplo para deixar bem claro: as pesquisas de intenção de voto que precisam de um parâmetro preliminar de perfil de eleitores da região pesquisada. Sem a Desk Research, apurar os dados seria o mesmo do que dar um tiro no escuro.
Realizar uma boa pesquisa não é tarefa fácil. É preciso mobilizar todo um esforço de pesquisa preliminar para poder realizar uma pesquisa com exatidão. Por isso, é importante sempre contratar um instituto de pesquisas confiável e que tenha uma metodologia de pesquisa bem clara. Se você quiser saber mais como são feitas as desk research, entre em contato com o Instituto PHD.
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