Melhore seu clima organizacional em 4 passos

A alta rotatividade de funcionários em uma organização, além de gerar altos custos, é um sinal de que pode haver algo errado dentro da própria empresa. Em tempos de crise econômica, demitir funcionários frustrados nem sempre é a melhor saída: deve-se levar em consideração que, fazendo isto, haverá atrasos no cumprimento de prazos, tempo para que o novo funcionário se adapte à empresa e eventual redução na qualidade do atendimento ao cliente, uma vez que os demais funcionários estarão sobrecarregados enquanto não houver uma nova contratação.

A Satisfação dos seus clientes começa pela satisfação dos seus funcionários.

É claro que você quer que sua empresa gere cada vez mais lucro e tenha mais clientes. Para isso, se você acompanha o Blog do Instituto PHD, já sabe que precisa gerenciar e manter um alto grau de satisfação dos clientes. Mas como esperar um atendimento de excelência de um funcionário insatisfeito?

É importante analisar cada setor da empresa e descobrir o que está levando seus funcionários à insatisfação. Dependendo do tipo de problema, é melhor e mais econômico investir em benefícios, políticas de remuneração ou criar um ambiente de trabalho mais agradável e justo do que demitir um funcionário que você sabe que tem alto desempenho, mas que está desmotivado. Funcionários satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho proporcionarão um atendimento de excelência aos seus clientes, deixando-os mais satisfeitos e consolidando o modelo de negócio ideal.

Separamos algumas dicas para melhorar o clima organizacional de seu negócio:

1 – Considere oferecer mais incentivos:

Convênios médicos ou odontológicos são alternativas para que o funcionário tenha vontade de continuar na empresa, pois eles entendem o quanto é desagradável depender de hospital público.

Outra ideia seria horários flexíveis de trabalho para o colaborador. Muitos têm problemas a serem resolvidos em horário comercial, mas acabam deixando pendentes por não ter horário para solucioná-los.

Oferecer um dia da semana para Home Office, além de benéfico para a própria corporação que não terá custos com energia e água, por exemplo, será uma preferência do seu funcionário, uma vez que este economizará tempo em trânsito, custo com alimentação, transporte e aumentará o tempo com a família ou poderá investir num curso profissionalizante.

Proporcione também comissões àqueles que atingirem metas. Um valor a mais no final do mês é motivador e concebe ao funcionário maior dedicação no próximo mês.

Pesquise seu funcionário, e descubra quais incentivos são mais interessantes para seus colaboradores.

2 – Crie vínculo:

Um ponto importante que poucos gestores levam em consideração é o feedback. Mostrar que você está acompanhando e conduzindo os movimentos de um funcionário, faz com que ele se sinta importante e capacitado para aquele cargo.

Todos os colaboradores precisam se sentir seguros no ambiente de trabalho. Parabenizar ou bonificar aquele que atingiu as expectativas do mês é imprescindível para mantê-lo entusiasmado. Contudo, chamar atenção de quem teve um desempenho inferior ao esperado, também é interessante.

Fazer happy hours mensais ou confraternizações em final de ano também são maneiras de criar relação com os funcionários.

3 – Desperte criatividade:

Como diz o ditado, “duas cabeças pensam melhor do que uma”. A empresa deve estar sempre aberta a novas ideias para atrair mais clientes. Incluir um funcionário em projetos que não façam parte da rotina de trabalho dele, desperta o interesse, criatividade e desafio. Virão novas ideias e estratégias para atingir um objetivo em comum.

4 – Seja um líder:

Ninguém quer um chefe, aquele que manda, que é verbalmente agressivo, que cobra o tempo inteiro. Os colaboradores buscam alguém que os inspire, os motive, os entusiasme, os oriente para finalizar algum exercício dado. Seja autocrítico e perceba o que tem que ser melhorado para que o ambiente de trabalho se torne agradável.

Se com todas estas dicas seu funcionário ainda queira sair, pergunte a ele há de errado na organização e, com esta informação, crie métodos de melhorias para que outros funcionários não fiquem desapontados também.

Converse com nossos consultores e saiba como podemos te ajudar com pesquisas de satisfação de funcionários.

Fonte: Exame

 

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Clima Organizacional, Dicas PHD, Empreendedorismo, Net Promoter Score - NPS, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Opinião

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ADRIANA CORREIA MARQUIONI
ADRIANA CORREIA MARQUIONI
5 anos atrás

Olá, boa tarde!

Sou graduanda de Enfermagem e devo desenvolver um trabalho sobre: Fundamentos e Ferramentas de pesquisa em clima organizacional.
Estou com bastante dificuldade em encontrar artigos científicos dos últimos dez anos, achei a página de vocês é muito boa, mas não consta referências. Se possível, será que vocês teriam material para me enviar?
grata
Att, Adriana

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