Inovação Social

Inovação social: Entenda este novo segmento

Não há mais como as empresas serem indiferentes ao meio que as cercam, nem serem oportunistas ao oferecerem vantagens sociais como recurso para se tornarem mais competitivas. É preciso abraçar o compromisso de criar valor de forma colaborativa e inovadora.

Apesar das diversas propostas de desenvolvimento social sugeridas por diferentes tipos de empresas, instituições governamentais e ONGs, este ainda é um assunto bastante recente no Brasil. A inovação social pode ser parte do negócio de uma corporação ou pode ser um segmento distinto. Trata-se do desenvolvimento de processos, produtos e serviços que permitam a inclusão social, geração de trabalho e renda e, sobretudo, promovam a qualidade de vida das pessoas. Neste sentido, a proposta deve estar no cerne da cultura organizacional da empresa – e envolver todos os seus públicos, diretos ou indiretos – além de gerar parcerias com outras empresas para um fim maior.

Há uma nova geração de empresas que buscam desenvolver este setor, criando propostas de inovação abrangente à sustentabilidade, desenvolvimento humano, educação e ações de transformação social, ofertando a outras organizações serviços que possam ampliar a participação social destas. O foco, neste caso, é fazer diferente: não basta participar efetivamente de ações sociais, mas de apontar soluções inovadoras com resultados em curto, médio, e principalmente, em longo prazo, respeitando a identidade territorial e cultural das comunidades e grupos humanos, os seus modos de representação, fazendo com se crie valor e desenvolvimento.

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A ideia é fortalecer a sociedade civil através de novas estratégias, conceitos e organizações. Para se ter uma ideia, um exemplo destas estratégias são os microcréditos locais e até mesmo os sistemas tecnológicos de códigos abertos, que abriram meios de desenvolvimento local e global sem precedentes nos últimos anos.

Um reflexo destas abordagens de inovação social são as parcerias entre as políticas públicas, as iniciativas privadas e grupos de representações sociais (ONG, sindicatos, movimentos sociais, etc.). O próprio termo “empreendedorismo social” está cunhado nestas iniciativas. A inovação social pode ocorrer dentro de uma empresa (cujo foco inicial são os colaboradores e suas famílias), dentro do governo ou das organizações com ou sem fins lucrativos.

É importante dizer que a proposta de inovação social é geral uma mudança de mentalidade de todos os envolvidos, descentralizando a produção de conhecimentos. É abrir mão dos receios de se trabalhar em uma agenda coletiva, com compromissos em longo prazo, impactando na melhor forma de manutenção dos recursos – envolvendo pesquisas de todos os tipos, reajustes sistêmicos, aquisição e troca de conhecimento por diversas entidades, etc.

Se na última década, houve uma verdadeira maratona em busca de inovação em produtos e serviços como fonte de vantagem competitiva, nos próximos anos o foco deverá ser na inovação de novos tipos de sistemas, que envolvam não apenas governos ou empresas, mas cidades inteiras. A mudança social deixou de ser um desejo de alguns para ser uma necessidade de todos.

Você tem interesse em abrir um empresa ou tem alguma ideia de um novo empreendimento, não perca tempo entre em contato e pesquise a melhor maneira de se apresentar para o mercado.

 

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