Organizar o tempo

Gestão do Tempo: 8 dicas para organizar melhor o seu trabalho e priorizar tarefas

A gestão do tempo é um cuidado rotineiro para qualquer pessoa, empresa ou processo. Ao nível do profissional, gerenciar as tarefas de forma assertiva, proativa e eficaz resulta inclusive em melhores condições de vida e qualidade de trabalho, no atendimento ao público e até mesmo amplia as condições de ascensão de carreira. Contudo, ainda é um grande desafio para muitas pessoas. O Instituto PHD traz para você 8 dicas para organizar melhor o seu trabalho e priorizar tarefas.

 

 1 – Priorize o que de fato é importante 

Questione-se o tempo todo sobre o que é importante e o que é urgente – são duas coisas bem diferentes. É importante tudo aquilo que contribuem para os resultados que queremos alcançar. Já as coisas urgentes, são aquelas que têm um prazo limite próximo. Analise: nem sempre o que tem um prazo próximo é o que mais contribui para os meus resultados; nem sempre o que contribui para os resultados é urgente. Esta é uma avaliação subjetiva, mas tenha foco nos resultados.

 

 2 – Crie ações conforme as suas metas 

Esta dica funciona tanto para o âmbito profissional como para o pessoal. Toda meta gera uma série de ações pautadas pela prioridade e pelo cronograma. Metas sem ações não levam ninguém a lugar algum.

 

 3 – Delegue 

Nem sempre os seus compromissos devem ser realizados por você. Muitas vezes, é mais fácil delegar as tarefas aqueles que estão capacitados e muitas vezes servem de apoio ao projeto. Não há nada mais ineficiente que centralizar tarefas de baixa prioridade.

 

 4- Não procrastine 

Não deixe para amanhã o que você pode fazer sumir da sua agenda hoje. Isso afeta positivamente em sua saúde e qualidade de vida em longo prazo. Procrastinar é um vício comportamental nocivo que não pode ser tolerado. Há duas atitudes radicais para não procrastinar: 1) não assumir aquilo que você não tem segurança em realizar; 2) Desmembrar uma tarefa em ações menores e realizar o possível no prazo, e o restante em um prazo muito próximo e não adiável.

 

 5 – O tempo é você quem cria 

Todo profissional reclama em algum momento da sua vida sobre a falta de tempo. O tempo é uma abstração – é você quem o cria em sua agenda. Elimine compromissos que não o levam adiante; acorde mais cedo pelo menos uma hora; delegue; não assuma mais do que pode cumprir; não acumule tarefas – estas são ações perfeitas para ter mais tempo. Se preferir, use aplicativos e softwares que lhe ajudem a administrar o tempo.

 

 6 – Organize o seu espaço e os seus recursos 

Às vezes, o problema não é a falta de tempo, mas o caos das coisas que o cercam. Isso serve também para as empresas: se o layout do espaço não for dinâmico e os recursos não estão à mão, faltará tempo e impactará nos processos. Não é à toa que as empresas adotam boas práticas, como os 5S. Organize o seu ambiente de trabalho conforme o seu bem-estar e as suas demandas. Organize os seus recursos – de todos os gêneros. Automatize funções – como banking on-line, ERP (no caso das empresas), coleta agendada de encomendas, etc.

 

7 – Foco é essencial

Se você tem uma programação organizada no seu dia de trabalho, evite perder tempo com besteiras – como redes sociais, interrupções esporádicas, etc. Muitas vezes é preciso avisar às pessoas que você não está disponível e se desconectar por instantes do supérfluo para ter mais qualidade e produtividade.

 

 8 – Desejos pessoais devem fazer parte de sua gestão do tempo

Há pessoas que não incluem na sua agenda profissional compromissos pessoais – e com isso perdem um tempo preciso que poderia ser dedicado à sua vida, à sua família, aos seus sonhos. Você tem vida própria e uma agenda pessoal própria que deve estar alinhada com os compromissos profissionais. Afinal, só se vive uma vez.

E como dizia Marcel Proust, “os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem”. Utilize o seu tempo com qualidade, já que ele é um bem pessoal que você entrega aos projetos de trabalho – que sejam estes interessantes e alinhados com o seu projeto de vida.

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neldson
neldson
5 anos atrás

eu tinha muito problema com o tempo , tava sempre na correria e o dia parecia ser pequeno para tantas tarefas
ate que eu conheci um curso on line , comprei o curso e esse foi melhor investimento que fis
nossa! o curso ensina metodos incriveis de organizaçao do tempo ,tarefas do dia a dia e etc
oque eu demorava o dia inteiro pra fazer , passei a fazer em meio dia depois que conheci esse curso,
olha !! sinceramente recomendo! vou deixar o link para acesso para quem quizer conhecer : valeu galera
link: http://bit.ly/organize_1

Carlos Mendes
Carlos Mendes
4 anos atrás

E sem sombra de duvidas, o nosso maior desafio, administrar e executar todas as coisas em nossas vidas, desde uma simples tarefa ate aquelas que requerem uma atençao a mais

jorge
jorge
4 anos atrás

Primeira vez, que leio este artigo, existe muita coisa nele que preciso aprender.
De certa forma isto vai me ajudar muito e ira minha vida mudar.

Obrigado!

4 anos atrás
Reply to  jorge

Que bom Jorge!
Espero que o conteúdo possa te ajudar!

Um abraço

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[…] profissional, quanto pessoal, e isso resultará em um profissional mais produtivo e eficaz. Clique aqui e veja algumas dicas de como gerenciar melhor seu […]

Maria
Maria
3 anos atrás

Trabalho há dois anos na mesma empresa, sou vendedora em uma loja de roupas. Meu tempo é muito curto, moro a quase 2 horas de viagem do meu trabalho, e tenho essa rotina de ida e volta todos os dias.
Mas o problema é outro: a loja é bem movimentada, graças à Deus, quase não consigo manter as prateleiras 100% organizadas. Como trabalho sozinha fica muito desorganizado e isso atrapalha meu rendimento, porque se precisar mostrar uma camisa para um cliente, já está com as embalagens desalinhadas, e muitas vezes me enrolo quanto a isso e diariamente preciso ficar depois da hora para limpar e arrumar tudo, e com isso acabo chegando ainda mais tarde em minha casa. Alguém tem algum toque para me dar?

Felipi
Felipi
3 anos atrás
Reply to  Maria

Não sei qual o porte da loja em que trabalha, mas algumas lojas para sumirem com esse problema ou reduzir ele, utilizam araras de dois andares em toda a parede, eliminando prateleiras e necessidade de dobra de todas as roupas mostradas. Dessa forma você escolhe qual tipo de roupa aproveita em prateleiras (calças,bermudas, etc…) por serem mais fáceis de dobrar e utiliza cabides em araras de 2 andares com escadas estilo bibliotecas, que vão de um lado a outro e te dão acesso as roupas as araras.

é uma opção que demanda um investimento, mas elimina a perda do tempo de desembalar e reembalar os produtos mostrados, aumenta a capacidade de estocagem a vista do cliente e também elimina mais que metade do tempo de organização, pois basta colocar no cabide e pendurar novamente.

espero ter ajudado, é uma opçao simples, mas para um fluxo de clientes grandes, se torna prático.

Rita Lopes
Rita Lopes
2 anos atrás

Ola todos! Saber como gerenciar o tempo é um desafio – concordo.. mas o que mais importante é buscar uma solução como organizar todas tarefas. Pessoalmente preciso uma assistência. Utilizo o Kanban uma ferramenta digital que arranja o meu dia, acho que Kanban merece ser conhecido por todos..

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