Estratégias para ter sucesso nas campanhas eleitorais

Conheça o exclusivo método de Pesquisa Eleitoral desenvolvido pelo Instituto PHD!

Um dos principais focos do blog do Instituto PHD é mostrar para os nossos leitores como as pesquisas podem ser aplicadas em diversas situações. Um dos principais nichos que estamos mostrando é a política. Assessores políticos e pessoas que lidam com Marketing Político sabem o quão necessário é uma pesquisa na hora da criação das estratégias em busca do sucesso nas campanhas eleitorais. Mas quais são os tipos de estratégias que podem ser influenciadas  pelas pesquisas? Isto você verá agora.

Escolha dos melhores candidatos para uma eleição

Não há dúvida de que a escolha da pessoa certa para ser candidato em um pleito eleitoral é uma das decisões mais importantes (e difíceis) em uma campanha eleitoral. Uma base do que os eleitores esperam de um bom político pode ajudar e muito na hora da escolha de qual é o melhor candidato em uma eleição. Já tratamos aqui sobre este assunto em dois artigos que vale a pena dar uma consultada:

Como saber o potencial de um candidato na pré-eleição

Como medir a popularidade de um candidato político

A escolha do candidato certo para uma eleição não está somente na capacidade que o político tem de governar uma região. Outro fator importante é saber o quanto as pessoas confiam na pessoa e principalmente se o perfil deste candidato agrada os eleitores. Há cidades em que gênero (masculino ou feminino), faixa etária, condição social e trajetória dos candidatos influenciam muito na hora do voto. E isto pode ser discutido em pesquisas do tipo “qual o candidato ideal para você”.

Criação de plataforma eleitoral

Uma vez decidido quem vai se candidatar a um cargo público, resta fazer a criação da plataforma política. Uma boa plataforma eleitoral tem sido cada vez mais decisiva na hora da escolha dos votos. Levantamentos em relação à condição da região em que se vive ajudam no diagnóstico de quais são os principais problemas destes locais. E consequentemente, auxiliam na criação de propostas de soluções destes problemas. E esta é a chave-mestra pra captação de um maior número de votos.

As pesquisas também ajudam a identificar em que locais o grupo político (partido e alianças) são fortes. Saber os bairros, cidades e regiões em que se tem menos votos pode ajudar aos candidatos a se dedicarem mais para conquistar estes grupos de eleitores. Isto também vale para perfis de pessoas. É sempre bom saber quais são os grupos de pessoas que se identificam mais com você. Isto também vai ajudar o grupo político a criar a plataforma eleitoral. Falamos um pouco mais a respeito do assunto em um outro post:

Qual o melhor caminho para ganhar uma eleição?

Como vocês puderam perceber, as campanhas eleitorais sofrem muita influência das pesquisas político-eleitorais. Para conseguir criar as melhores estratégias, é preciso ter o conhecimento de algumas informações que só um levantamento feito por um bom instituto de pesquisa eleitoral pode fazer.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com o Instituto PHD.

O que você acha? Já teve experiências em que as pesquisas foram decisivas para montar sua campanha eleitoral? Compartilhe conosco!

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Eleições, Pesquisas Eleitorais, Pesquisas para Prefeito, Pesquisas Quantitativas

Compartilhe:

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

18 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sérgio dos Prazeres
12 anos atrás

Na realidade todos políticos que querem releição ,vereador ou Prefeito só tem uma dedução um tipo de lavagem cerebral com promessas ou tentando convencer a população que não entende de politica que um churrasco ou cestas básicas doações ou um ato de caridade antes da politica,e o depois o que acontece com a população carente,descaso os partidários que ganha ou se reelege não reconhece quem colocou ele no poder e do poder o próprio abandono da população que o colocou no poder.
No município de Bertioga vários descaso com a população carente passando fome, saúde uma catástrofe postos de saudê sem atendimento adequado,idosos sem recurso, adolescentes pre adolescentes sem ao minimo de ajuda humanitária,e cade aquele que prometeu,pegou crianças no colo,abraçou idosos,se glorificando que tudo iria mudar,uma pura hipocrisia do ser humano que sobe no poder.
Se todos tivessem um pouco de conhecimento de politica todos os votos seria em branco ou anulado.
Olha que bom um PS Pronto Socorro que esta em reforma ate os dias de hoje,o prometido nada foi feito pelo nosso prefeito do Município de Bertioga,e o agora nossa eleição novamente que hipocrisia dos hipócritas se manisfestarem novamente com a população que sofreu 4 anos tem que ter muita cara de pau ou ser muito dese humano pois muitos sofrem por descaso do poder que foram imposto a população carente que nada é feito.
Não isto é fatos de nosso Município imagine da Politica de todo o Brasil o descaso com a população carente que vive de promessas e o nada é feito nos dias de hoje uma só realidade Nem Santo vive mais de promessa pois cansou de aguarda a promessa de nossos políticos no poder, atuais no dia de hoje.

geremias lopes
geremias lopes
9 anos atrás
Responder para  Sérgio dos Prazeres

Parabéns Sérgio pelo seu feeback! Acertou em cheio… Culpa em parte se dá ao povo que não sabe quem colocar lá…. acabam colocando raposas para cuidar da porta do galinheiros…

Saulo Melo
Saulo Melo
12 anos atrás

Acredito que a informação obtida nas pesquisas de opinião, é a base para a movimentação no pleito, precisamos a todo o tempo saber o que o povo pensa, e qual a representação nas urnas. A pesquisa é a voz do povo.

Fernando Fernandes
Fernando Fernandes
8 anos atrás
Responder para  Saulo Melo

O estudos de opinião servem na maioria das vezes, para dar dinheiro às empresas que o realizam.
Quando um prédio está a arder, não é necessário um inquérito para saber a idade do aflito, profissão, quantos filhos têm e a renda mensal. Muito menos se quer ser salvo e se não se importa de o ser feito, por uma bombeira, ou um rapaz com a barba por fazer.
Na política passamos a vida a tentar saber o que sabemos. Importa gastar dinheiro, dar um toque de tecnicidade mas, na prática, o que fazemos é varrer para debaixo do tapete, adiar o mais que se puder, os problemas que saltam à vista de todos.
Um estudo é sempre algo interessante, mas a maioria dos interessados, ou não sabe matemática, ou não tem vagar para ler. A maioria quer é saber se sobrevive mais uns anitos na política, no come do saco sem fundo.
Os técnicos de marketing tentam vender o político como se fosse um rebuçado, ou doce, um frasco de detergente.
O político anda por ali, qual palhaço em circo alheio, manobrado, dizendo tontices para velhinhas e beijando putos sujos. O resultado é sempre algo entre a desgraça e um insucesso. Mas os gerentes da coisa política, ficam com os bolsos forradinhos até outro parolo os contratar.

Margarida Prudente Bezerra Prudente

EU ACREDITO QUE A MELHOR PESQUISA É AQUELA QUE O POVO RESPONDE O QUE SENTE O QUE ACHA DO SEU CANDIDATO

fabricia olbermann
fabricia olbermann
11 anos atrás

tenho um grande interesse na politica porque adoro ajudar as pessoas e ajuda-las

aracimir alves
aracimir alves
8 anos atrás

gostei

joão paulo lima
joão paulo lima
8 anos atrás

A politica .

pois bem eu nao sou politico mais queria me afiliar a um partido pois, estou disposto a fazer uma politica correta verdadeira sem promessas, chega de enganação de corrupção .. os brasileiros estão de saco cheio de ouvir politicos mentirosos que so da as caras quando esta se aproximando as eleições pra vim com as mesmas conversas , ou promessas … pra mim não existe mais politicas hoje so existe corrupção,esses governantes tem que sair do poder .. cade a SEGURAÇA , cade a SAUDE ,cade a EDUCAÇÃO, cade onde esta tudo isso que nos brasileiros precisamos … estamos vivendo uma crise , e nós não somos cego de não enchergar isso não …. então temos que pensar antes de ir pras urnas , porque todos esses politicos são igual chega de CORRUPÇÃO chega de tanto ladrão no poder … queremos um brasil melhor UM BRASIL COM SEGURANÇA,SAUDE, EDUCAÇÃO.. ONDE TODOS TENHAM DIREITOS IGUAIS … QUEM ESTA ENTRANDO AGORA NA POLITICA CUMPRA O QUE PROMETE PORQUE VC SO VAI SE ELEGER ATRAVEZ DOS NOSSOS VOTOS , então pense quem te fez vcs chegar ai porque nos não esquecemos não ..

Pois é isso todos nós brasileiros queremos um BRASIL MELHOR SEM CORRUPÇÃO SEM LAVA JATO, ATÉ PORQUE SOMOS NÓS QUE VCS PRESISAM PRA SE ELEGER.

Manoel Amaral
8 anos atrás

Toda campanha eleitoral para ter sucesso deve começar um ano antes da eleição.

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
8 anos atrás
Responder para  Manoel Amaral

Olá Manoel!

Bem difícil colocar uma regra. A verdade é que sempre precisamos nos preparar com bastante antecedência, e fazer acompanhamentos com pesquisas tracking, para entender a evolução, e aplicar ajustes quando necessário.

Muito obrigado pelo seu comentário!

Fernando Fernandes
Fernando Fernandes
8 anos atrás
Responder para  Manoel Amaral

Com o maior dos respeitos.
A campanha, para ter sucesso devia começar logo que se perde ou se ganha.
Sendo um opositor que investe na denúncia das leis que não protegem o povo, nos desvios, nos erros grosseiros, na falta de resultados, nas promessas não cumpridas.
Para passar de vencido a vencedor, é preciso uma equipa forte, com qualidade, empenho e dinheiro.
É preciso convencer jovens nas universidades. Ir lá e falar.
Falar nas associações de pais, aos desempregados, aos reformados, aos agricultores, nos sem esperança, nas comunidades, nas igrejas.
Chamar os que acreditam para a equipa, para um trabalho diário, onde se trabalha, onde se descansa, onde se reza.
Estar num partido é fundamental. Eles têm máquina, dinheiro e ambição.
O trabalho deve ser contínuo, intenso, crescendo sempre até ao ato eleitoral.
Depois surgirão os resultados.
Nota 1: Quem começa na véspera, ou está n partido vencedor ou é um eterno vencido.
Nota 2: Sem organização mais vale ir descansar para a praia.

celso rogerio silveira
8 anos atrás

Eu, sinceramente acredito, que não é ludibriando o eleitor que o politico seja qualquer cargo por ele desejado, hoje o povo depois desta avalanche, de desfalques politicos, descobertos digo assim porque sempre ouve falcatruas, porem o atual governo não nem tentou acobertar, mas este mesmo futuro politico, deve ver a sua volta, o que deixou de ser feito, não adiantando muito criticar quem não fez, isto não vai ter muito a ver, porque? diversos eleitores que ele vai no corpo a corpo possivelmente votaram em quem não fez,dizer que vai ver todas possibilades, fisicas e financeiras do que posteriormente ele(a) vai assumir tem condições a curto medio prazo executar. omitir sim mentir o impossivel nunca

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
8 anos atrás
Responder para  celso rogerio silveira

Exatamente Celso.

Um bom político é aquele que atende aos interesses do seu eleitorado.

Obrigado pelo seu comentário!!

CARLOS ALBERTO PEREIRA DE SOUSA
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE SOUSA
8 anos atrás

Na verdade, a proporção que o tempo vai passando os políticos brasileiros estão retrocedendo, estão voltando ao tempo dos coronéis que timha o Brasil como propriedade privada se apoderavam das terras, do dinheiro e nada faziam pela população, só que eles não vão conseguir ir muito longe pois o povo brasileiro já está mais esclarecido e a justiça passou a atuar contra os considerados poderosos e nós brasileiros temos que ajudar essa justiça pois é a primeira vez que estamos vendo os ladrões de gravatas na cadeia.

joel passos
joel passos
8 anos atrás

sou candidato a vereador e vejo que aqueles que tem dinheiro estao comprando cabos eleitorais eu so estou oferecendo meus servicos como trabalho na area da saude

Fernando Fernandes
Fernando Fernandes
8 anos atrás
Responder para  joel passos

Caro
Talvez seja tarde
Na área da saúde, tem de se investir na oferta duma percentagem dos seus serviços.
Criar uma área de apoio com ajuda, por exemplo, duma igreja com grande implantação regional.
Passa a ir lá duas vezes por semana dar a sua contribuição na área da saúde.
A igreja vai publicitar e ao fim de algum tempo, terá o voto legitimo e suficiente para ser eleito.
Depois mantenha o seu compromisso e faça-o crescer com mais colaboradores a trabalharem consigo.
Senão, deixe de criticar os corruptos.

Jeffson Magnavita
8 anos atrás

Muito bom… boas orientações para candidatos…

LUCIO PINHO DA SILVA
LUCIO PINHO DA SILVA
8 anos atrás

Todos os comentários acima têm uma certa base de sustentação, pois quem calça o sapato sabe onde ele aperta, ou seja, quem calça o sapato é a sociedade. A atual campanha eleitoral municipal, penso eu, que seria um pouco mais restrita quanto a compra de votos, ledo engano. Em conversa com um candidato a vereador questionei sobre a plataforma de trabalho, se eleito. O mesmo fez sua apresentação, humilde, mas com firmeza de quem está disposto a cumprir com seu objetivo. O que me deixou, de certa forma triste, foi quando o mesmo me falou que tem seu projeto rejeitado pela maioria dos grupos onde se apresenta, pelo fato de dizer que está sem recursos no momento para ajudar determinada comunidade. Isso é uma pena. Não é impossível, mas acredito quem estamos ainda longe da mudança de atitude, do compromisso de verdade com a sociedade. Aqui fica minha contribuição.

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?