Atualmente, o Brasil está passando por um dos melhores momentos econômicos de sua história. Com juros caindo, desemprego baixo e economia aquecida, agora é a hora de investir em um novo negócio. Só que há um problema: há muitas pessoas inexperientes abrindo um negócio próprio. E se alguns passos não forem seguidos na hora de abrir uma empresa, não há economia aquecida que segure um mal investimento.

Para empreender é preciso paciência

Para ajudar você, o blog do Instituto PHD vai mostrar os principais passos para se abrir um negócio de sucesso. Como a grande maioria dos investimentos iniciais é em microempresas, vamos usar este tipo de negócio como foco. Há quatro passos básicos a se pensar na hora de se iniciar um negócio próprio. São eles: ter uma ideia e testá-la, verificar onde e como aplicar a ideia, segmentar o seu negócio e melhorar a si mesmo.


1. Ter a ideia e testá-la:
todo bom negócio deve nascer de uma boa ideia. Por isso, o primeiro passo que um empreendedor deve trabalhar é nesta ideia. Recomenda-se que a área escolhida seja da afinidade de quem quer abrir um negócio próprio. Se você tiver experiência na área, melhor ainda. Depois de ter esta ideia, você deve testá-la. Inicialmente, converse com pessoas do seu círculo. Se a ideia passar pelo crivo deles, comece a pensar em conversar com eventuais clientes.

2. Verificar onde e como aplicar a ideia: Quando você abre o debate sobre as suasPlano de ação - Abertura de um novo negócio estratégias, é importante já ter em mente para quem você quer vender (público-alvo) e quais são os melhores locais para abrir um negócio. Nesta hora, algumas pesquisas de mercado podem ser muito úteis para você ter a ideia clara do tipo de negócio que você quer ter. Na hora de você tomar decisões, uma pesquisa pode direcionar o seu negócio. Vamos citar um exemplo: Você abriu um restaurante e está em dúvida de como vai ser a decoração do local. Sevocê tiver em mãos uma pesquisa que dê indicativos de qual é o tipo de consumidor que frequenta a sua área, esta decisão será tomada mais facilmente. Imagine que perto do seu restaurante tenham várias empresas e escritórios. Logo o modelo de negócio será para trabalhadores que almoçam na rua. Agora imagine que o restaurante está em uma área cheia de bares noturnos. O visual vai ter que atrair os jovens, não é verdade?

3. Buscar se especializar: Não é só o seu negócio que precisa ser trabalhado. Como administrador, você também tem que se especializar para poder se dar bem na hora de abrir um empreendimento. Há coisas básicas para se fazer como um curso para cuidar das entradas e saídas de lucro da empresa, como conseguir vender com mais facilidade e como lidar com fornecedores. Tem um último item importantíssimo para quem deseja abrir um negócio: dedicação. Viva o seu empreendimento e se entregue. Só assim, terá sucesso.