Plano de Ação - Abertura de um novo negócio

Empreendedorismo: quais os passos para se abrir uma microempresa de sucesso

Atualmente, o Brasil está passando por um dos melhores momentos econômicos de sua história. Com juros caindo, desemprego baixo e economia aquecida, agora é a hora de investir em um novo negócio. Só que há um problema: há muitas pessoas inexperientes abrindo um negócio próprio. E se alguns passos não forem seguidos na hora de abrir uma empresa, não há economia aquecida que segure um mal investimento.

Para empreender é preciso paciência

Para ajudar você, o blog do Instituto PHD vai mostrar os principais passos para se abrir um negócio de sucesso. Como a grande maioria dos investimentos iniciais é em microempresas, vamos usar este tipo de negócio como foco. Há quatro passos básicos a se pensar na hora de se iniciar um negócio próprio. São eles: ter uma ideia e testá-la, verificar onde e como aplicar a ideia, segmentar o seu negócio e melhorar a si mesmo.


1. Ter a ideia e testá-la:
todo bom negócio deve nascer de uma boa ideia. Por isso, o primeiro passo que um empreendedor deve trabalhar é nesta ideia. Recomenda-se que a área escolhida seja da afinidade de quem quer abrir um negócio próprio. Se você tiver experiência na área, melhor ainda. Depois de ter esta ideia, você deve testá-la. Inicialmente, converse com pessoas do seu círculo. Se a ideia passar pelo crivo deles, comece a pensar em conversar com eventuais clientes.

2. Verificar onde e como aplicar a ideia: Quando você abre o debate sobre as suasPlano de ação - Abertura de um novo negócio estratégias, é importante já ter em mente para quem você quer vender (público-alvo) e quais são os melhores locais para abrir um negócio. Nesta hora, algumas pesquisas de mercado podem ser muito úteis para você ter a ideia clara do tipo de negócio que você quer ter. Na hora de você tomar decisões, uma pesquisa pode direcionar o seu negócio. Vamos citar um exemplo: Você abriu um restaurante e está em dúvida de como vai ser a decoração do local. Sevocê tiver em mãos uma pesquisa que dê indicativos de qual é o tipo de consumidor que frequenta a sua área, esta decisão será tomada mais facilmente. Imagine que perto do seu restaurante tenham várias empresas e escritórios. Logo o modelo de negócio será para trabalhadores que almoçam na rua. Agora imagine que o restaurante está em uma área cheia de bares noturnos. O visual vai ter que atrair os jovens, não é verdade?

3. Buscar se especializar: Não é só o seu negócio que precisa ser trabalhado. Como administrador, você também tem que se especializar para poder se dar bem na hora de abrir um empreendimento. Há coisas básicas para se fazer como um curso para cuidar das entradas e saídas de lucro da empresa, como conseguir vender com mais facilidade e como lidar com fornecedores. Tem um último item importantíssimo para quem deseja abrir um negócio: dedicação. Viva o seu empreendimento e se entregue. Só assim, terá sucesso.

 

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Análise de Concorrência, Cliente Misterioso/Oculto, Empreendedorismo, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Mercado

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Magali Bonfim
8 anos atrás

gostaria de poder estar abrindo um instituto de pesquisa de mercado,pois ja trabalho na area algum tempo,gosto muito do que faço.Gostaria de obter mais informações tudo que se refere a pesquisa.

renato luiz baccarini filho
renato luiz baccarini filho
7 anos atrás
Reply to  Magali Bonfim

Gostaria de obter maiores informações sobre como abrir um instituto de pesquisas.

ARIOSVALDO CAVALCANTE
ARIOSVALDO CAVALCANTE
6 anos atrás

COMO ABRIR –
*INSTITUTO DE ESTUDOS/ PESQUISAS *

Jocelin Walton Schiavon Filho
Jocelin Walton Schiavon Filho
8 anos atrás

tenho uma academia de artes marciais em Mafra/Sc. É filiada a uma associação, cuja documentação está atrasada. estou perdendo tempo e dinheiro de patrocinadores pela falta de documentação. Desejo abrir minha própria instituição. De que maneira devo proceder?

fabio
fabio
8 anos atrás

eu queria abrir uma quitanda em minha cidade eu ja trabalho nessa aria a 7 anos eu ja sou comprador de hortifrut de um supermercado como eu faço para abrir qual o primeiro passo.

Yolanda
Yolanda
7 anos atrás

Boa Tarde,

Gostaria de abrir uma fornecedora de produtos finalizados como devo proceder?
(área de padaria), tenho experiencia em administração e minha irmã em confeitaria mas não tenho noção do primeiro passo. Conto com a ajuda de vocês.

Juliano
Juliano
6 anos atrás

Boa noite! Gostaria de saber como faço e quais os passos para abrir uma empresa, ou Instituto, de pesquisas tecnológicas.
Muito obrigado!

mylena
mylena
6 anos atrás

gostaria de abrir um instituto de pesquisas. como fazer?

alessandro Renato
alessandro Renato
6 anos atrás

Quero abrir um mercadinho no meu bairro aonde eu moro sabado domingo e feriado não tem aonde comprar pois o unico armazem e muito caro pouca variedade de produtos e fecha cedo.

luh
luh
6 anos atrás

Olá, gostaria de saber como faço para abrir um instituto de esducação.

George gurgel
George gurgel
5 anos atrás

Já trabalho com pesquisa de mercado a 7 anos como pesquisador externo ,
Gostaria de saber como fazer para abrir um instituto de pesquisa qualitativas e quantitativas?

George gurgel
George gurgel
5 anos atrás

Vou agiu de forma correta através de respostas positivas

Geraldo Wigman
Geraldo Wigman
5 anos atrás

Bom dia,
Peço contato para solicitação de um orçto de pesquisa de mercado, para um projeto novo!!

No aguardo,

Geraldo Wigman

5 anos atrás
Reply to  Geraldo Wigman

Olá Geraldo!

Por gentileza acessar nossa página de contato do Instituto PHD para realizar seu orçamento.

Em caso de dúvidas, estamos sempre à disposição.

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?