Pesquisa Qualitativa

Desenvolvimento humano e pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa, em seus diferentes formatos, oferece informações importantes para desenvolver pessoas e criar estratégias importantes para a corporação.

Os entusiastas da administração e das áreas focadas em desenvolvimento humano afirmam que a próxima década haverá um grande interesse em aprimorar competências, estimular a aquisição, troca e criação de conhecimento dentro das equipes e desenvolver pessoas em amplos aspectos – inclusive os clientes e usuários de um produto ou serviço. O foco deve ser a aprendizagem mútua e sem limites, gerando novos conhecimentos, que se tornarão diferenciais estratégicos dentro das organizações.

Investir em boas práticas de aprendizagem corporativa exige a formatação de um padrão de atuação das equipes, uma grande mudança organizacional (pelo menos na maioria das empresas) e investimento em recursos que otimizem o processo – como a pesquisa qualitativa – que aponte um perfil do público interno – quem são de fato os colaboradores, o que pensam da empresa e dos produtos, como veem o clima organizacional da empresa, qual o nível de satisfação dos funcionários, o tipo de conhecimento que se gostaria de promover entre estes talentos, etc.

Para isso, a pesquisa de clima organizacional pode evidenciar algumas nuances importantes e qualitativas sobre a opinião dos colaboradores, ambiente de trabalho, nível de envolvimento, contingências, etc. Através destes dados, pode-se implementar estratégias mais alinhadas e condizentes com a realidade da empresa.

Afinal, os colaboradores refletem os serviços prestados de uma empresa, e dentro de uma abordagem de gestão de alta performance, das conhecidas learning organizations, uma abordagem cada vez mais forte no Brasil, é nas relações colaborativas internas que se criam novos conhecimentos, exclusivos e importantes para se destacar frente à concorrência – principalmente em momentos de crise econômica e instabilidade política, momento em que passa o país. A pesquisa qualitativa de clima organizacional é um recurso essencial para qualquer empresa que almeja ser referência no mercado.

Entenda a importância da Pesquisa Qualitativa!

 

Learning organizations – as organizações que aprendem

Informação e conhecimento, independentemente do segmento da empresa, sempre serão alvo do planejamento para o melhor posicionamento no mercado.  A estratégia das learning organizations, por exemplo, é gerar conhecimentos inéditos e estratégicos no fazer cotidiano das equipes – o que é com certeza uma quebra de paradigmas e uma proposta muito aceita em empresas de TI, por exemplo.

Além dos colaboradores, o processo de aprendizagem muitas vezes envolve o público direto – os clientes. As universidades corporativas são um exemplo disso. Há outros modos de desenvolver pessoas no cerne de uma empresa, mas este modelo vem ganhando destaque – e a pesquisa qualitativa é fundamental para este processo.

 

Qual é a melhor aplicação da Pesquisa Qualitativa!

 

Gestão do conhecimento e pesquisa qualitativa

Desenvolver pessoas e gerir os conhecimentos da empresa não é tarefa fácil. No caso dos colaboradores, o processo de gestão de conhecimento deve ocorrer ainda na fase de recrutamento, buscando comportamentos e posicionamentos assertivos ao planejamento da empresa. No caso dos clientes, construir uma experiência de aprendizagem sobre o produto ou serviço e aprender com o consumidor sobre as suas demandas é também uma fonte inesgotável de dados estratégicos.

A pesquisa qualitativa consegue evidenciar muitos aspectos dos colaboradores e equipes ao longo do tempo, bem como sobre o comportamento do cliente que faz uso dos recursos educacionais dos produtos e serviços ofertados, propondo práticas que promovam a gestão do conhecimento e otimizam diferentes aspectos da empresa integrando-os – processos, pessoas e tecnologia precisam trabalhar juntas. A pesquisa qualitativa é uma peça essencial nesta relação e dá à informação as condições de se tornar uma ação efetiva, um diferencial.

Entre em contato para mais explicações e agende uma pesquisa.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Dicas PHD, Pesquisas Qualitativas

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?