Melhores empresas pra se trabalharTodos os anos são divulgadas listas com as melhores empresas para se trabalhar. Sempre quando este assunto volta à tona na mídia, uma pergunta fica no ar: como se tornar uma destas melhores empresas? Afinal, é fato que ao se tornar um boa empresa para se trabalhar, se conquista funcionários satisfeitos. E a partir do momento em que eles estão satisfeitos, a produção só aumenta. Um dos caminhos para melhorar o trabalho nas empresas é através do diagnóstico de problemas.

Este diagnóstico pode ser feito através das pesquisas de Clima Organizacional. Estes tipos de pesquisas de abordagem qualitativa e quantitativa ajudam a ver quais são as maiores reclamações dos funcionários no trabalho. Também ajuda na verificação de quais são os elementos do trabalho que trazem satisfação aos funcionários. Ou seja, a pesquisa de Clima Organizacional ajuda a empresários verem como os funcionários veem o trabalho, a empresa, os colegas e tudo mais.

Você pode ver mais sobre o que é Clima Organizacional neste artigo.

Como estas pesquisas podem ajudar a você melhorar o seu ambiente de trabalho: Apenas a partir do momento em que se tem o controle de tudo o que se passa em uma empresa é possível realizar ações que permitam realizar melhoras em relação às demandas dos funcionários. Nestas pesquisas de Clima Organizacional é que se consegue ter essas informações.

As pesquisas de Clima Organizacional abordam aspectos relacionados à jornada de trabalho, satisfação com salário, relação entre funcionários, opinião em relação à chefia e outros elementos do trabalho. Ou seja, é possível tentar melhorar o Clima Organizacional de uma empresa através das informações retiradas na pesquisa. Vamos dar um exemplo:

Imagine que uma empresa com cerca de 100 funcionários queira melhorar o Clima Organizacional. Para tanto, ela realiza um levantamento. Após alguns questionários sobre os melhores e os piores aspectos do local chega-se à conclusão de que há algumas preocupações em relação à segurança e que os funcionários se sentem estressados no trabalho. Com essas informações em mão, a organização resolve tomar algumas decisões: a empresa garante horários de lazer, café da manhã para os funcionários e toma algumas medidas para aumentar a segurança no trabalho. É óbvio que os funcionários se sentirão mais felizes.

Ter uma empresa na qual os funcionários estão satisfeitos com o trabalho não é uma missão fácil. Porém pesquisas de Clima Organizacional podem ajudar nessa tarefa. Com certeza todas as empresas que estão na lista das melhores empresas para se trabalhar fazem uso deste recurso. O resultado de ações assim está na produtividade e sucesso destas empresas. Se você quiser saber mais sobre pesquisas de Clima Organizacional entre em contato com o Instituto PHD.