Como medir a popularidade de um candidato político

Antes, durante e mesmo depois do período eleitoral é preciso saber como os candidatos aos cargos públicos estão sendo vistos pelos eleitores. Afinal, de nada adianta todo o planejamento de campanha e criação de plataformas políticas se os políticos que estão concorrendo nas eleições não têm popularidade. Por isso, é muito importante promover pesquisas para medir a popularidade de candidatos dentro e fora do período eleitoral.

No artigo de hoje, o blog do Instituto PHD vai mostrar como pode ser medida a popularidade de um candidato antes, durante e após o período eleitoral. Dividimos em três momentos a medição da popularidade por se tratar de uma forma de avaliar a evolução dos políticos antes e depois das eleições. Veja como são os tipos de pesquisas políticas que medem a popularidade de candidatos a cargos. Estes métodos são válidos para candidatos a cargos tanto no Executivo quanto no Legislativo.

Pesquisas antes do período eleitoral: No período que antecede as eleições, os partidos políticos têm de definir quais são os melhores candidatos para os pleitos. Ou seja, os partidos buscam saber quais são os pré-candidatos que têm mais chances de vitória nas eleições. Pelo eleitorado ser amplo (afinal, trata-se de toda a população de um local), estas variáveis podem mudar de eleição para eleição. Com isso, é sempre preciso promover pesquisas eleitorais para ver qual é o melhor perfil político para uma região.

Você pode ver com detalhes como é feita a pesquisa pré-eleitoral aqui.

Pesquisa durante o período eleitoral: Com certeza, é o tipo de pesquisa mais conhecida pelo público em geral. Além das enquetes de opinião que aparecem na mídia, há algumas pesquisas encomendadas pelos próprios partidos políticos que servem para avaliar se as estratégias nas campanhas políticas estão sendo as mais corretas e se a popularidade do candidato está num crescente ou diminuindo cada vez mais. Estas pesquisas ajudam nas mudanças de estratégias.

Veja alguns casos de mudanças de estratégias graças às pesquisas.

Pesquisas após o período eleitoral: Toda campanha eleitoral é cansativa e no final há vencedores e perdedores. Sejam vencedores ou vencidos, os candidatos sempre fazem uma avaliação final para saber como foi a campanha. Outro tipo de pesquisa que sempre é feita no pós-eleição é de popularidade dos governantes. A partir delas, podem-se definir novas estratégias para as próximas eleições. E claro, se preparar para começar pesquisas pré-eleitorais para o próximo pleito.

Como vocês podem ver, o processo de avaliação de popularidade de candidatos (ou pré-candidatos e eleitos) é constante. Os bons grupos políticos mantêm estas avaliações constantemente para conseguir ter um parâmetro do que o eleitor deseja em um político. Com estas valiosas informações, o primeiro lugar nas eleições está muito mais próximo. Se você quiser saber mais informações sobre pesquisas políticas, entre em contato com o Instituto PHD.

 

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Dicas PHD, Pesquisas Eleitorais

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