Infográfico Pesquisa de Opinião

[Infográfico] Como funcionam e para que servem as pesquisas de opinião?

A pesquisa de opinião pública nada mais é do que um estudo para conhecer o que pensam as pessoas de determinado perfil sobre determinado assunto. É o levantamento de dados sobre o comportamento social perante algumas situações, sobre a opinião das pessoas a respeito de temas diversos. A abrangência de uma pesquisa de opinião é praticamente infinita, podem ser estudados temas como: esportes, saúde e bem estar, qualidade de vida, alimentação, responsabilidade social, sustentabilidade e meio ambiente, educação, cultura, artes, moda, lazer e viagens, etc. Assim como também podem ser levantados temas polêmicos como posição política, aborto, pena de morte, religião, porte de armas, etc.

Pesquisa de Opinião - Instituto PHD

O Blog do Instituto PHD já falou várias vezes de pesquisas de opinião, mas de formas específicas, através de Pesquisas Eleitorais, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Satisfação, etc e suas variações qualitativas e quantitativas. No artigo de hoje, decidimos trabalhar o assunto de forma mais genérica, apresentando à vocês um pouco do poder dessa grande área chamada de Pesquisas de Opinião.

Quem pode aplicar esse tipo de pesquisa?

A pesquisa pode ser realizada para vários tipos de instituições, sejam elas privadas ou públicas. Por exemplo, se uma prefeitura municipal deseja saber o que pensa a população daquela cidade sobre a realização de uma obra, por exemplo, uma ciclovia, pode-se fazer uma pesquisa para saber qual seria o melhor caminho para os ciclistas percorrerem, para saber se isso diminuiria o trânsito da cidade (e consequentemente a poluição). Podemos até verificar qual a influência que essa ciclovia iria trazer para o comércio da cidade (abordando na pesquisa se a falta de estacionamento é um fator que afasta a clientela, por exemplo).

Percebam que existem inúmeras informações que podem ser cruzadas para que seja feito um bom planejamento, englobando todas as partes afetadas (direta ou indiretamente). Imagine se a prefeitura fizer uma obra dessa grandeza sem informações precisas… e se der errado ou não for utilizada? Imagine o orçamento de uma obra dessa proporção… foi para o espaço! No caso usado como exemplo, a pesquisa seria um forte instrumento para dar suporte à decisão da prefeitura, uma decisão mais prudente, baseada em um estudo com alto grau de confiabilidade que eleva as chances de acerto.

Passemos para outro exemplo. Um grupo de amigos abriu um bar e quer saber qual é o melhor meio para divulgar a inauguração. É muito mais seguro investir numa pesquisa e identificar os melhores meios de comunicação para atingir o seu público do que gastar dinheiro na mídia errada e ver o bar vazio! Muitas vezes você tem um bom negócio, mas as pessoas ainda não sabem. A pesquisa pode te mostrar onde investir melhor o seu dinheiro e utilizar os seus recursos de maneira mais eficiente.

Conseguiu perceber que a pesquisa pode se tornar uma forte aliada, seja qual for o tipo de instituição ou ramo de negócios? A pesquisa de opinião pode ser desenvolvida de acordo com a necessidade de cada cliente, seja para uma empresa multinacional ou para uma pequena loja, um sindicato, um órgão do governo, ONGs, associações, etc. Quando há necessidade de entender como se comporta um segmento da população, o que pensa um grupo de pessoas, o que cada tipo de público prefere, etc, uma pesquisa de opinião é a melhor solução.

Ok, mas por que eu preciso das pesquisas de opinião?

A pesquisa não é feita para satisfazer a curiosidade nem para confirmar decisões anteriores, assim como não é feita para provar o seu ponto de vista. O foco deve estar sempre na tomada de decisões, pensando nas atitudes que serão tomadas após a apresentação dos resultados e levando em consideração o tamanho do risco de tomar a decisão sem a informação precisa.

Se a informação já existe dentro da empresa na forma de estudos anteriores, experiências e talentos disponíveis deve-se avaliar a real necessidade de fazer uma pesquisa, a redundância deve ser evitada. Entretanto, se o que a empresa possui é apenas uma montanha de dados e não sabe o que fazer com eles, nós podemos colaborar para torná-los ferramentas eficazes dentro da empresa, mostrando como utilizá-los da maneira correta para trazer benefícios.

Ótimo, e quanto custa?

O custo de uma pesquisa nem sempre é baixo, por ser muito abrangente, as pesquisas de opinião variam muito (mesmo!) de metodologia, sempre em prol de alcançar de forma eficaz o público-alvo e os objetivos. Mas pense nos custos que você terá colocando seu plano em ação sem avaliar os riscos e compare. Não é melhor investir numa pesquisa e planejar sua estratégia com mais confiança, após analisar os resultados? Será que o valor das informações resultantes da pesquisa não são maiores que o custo de uma ação mal planejada e sem a correta avaliação?

Pesquisas são feitas para esclarecer questões fundamentais, vitais para a tomada de decisão, para elaborar estratégias onde a probabilidade de sucesso será maior. Resumindo, as pesquisas servem para minimizar os riscos, ou seja, aumentar a chance de você tomar a decisão certa. E o Instituto PHD está aqui para te ajudar!

O processo da pesquisa inclui:

  • Entender que tipo de informação você precisa (quais os dados necessários para planejar a sua estratégia) e estabelecer os objetivos da pesquisa;
  • Definir o tipo de pesquisa e a metodologia mais adequada para alcançar estes objetivos (nesta etapa também definimos o público-alvo, amostra, área de abrangência, etc);
  • Organizar e analisar os dados coletados;
  • Transformar os dados em informação: números brutos não são suficientes para gerar os resultados que você precisa, por isso, tudo o que foi levantado deve ser estudado e transformado em informação, gerando conhecimento e agregando valor ao seu negócio (respondendo suas dúvidas, traçando a melhor estratégia).

Lembrando que todo o processo da sua pesquisa é orientado por uma equipe especializada, com capacidade técnica, experiência e que segue com seriedade os critérios estatísticos, que garantem qualidade e confiabilidade.

Este artigo é o início de uma série de pequenos tópicos sobre os diferentes tipos de pesquisa que o Instituto PHD desenvolve. Nos próximos artigos falaremos sobre pesquisa de mercado, pesquisa de satisfação, pesquisa eleitoral, pesquisa de marca/ produto, pesquisa organizacional entre outros. Não deixe de nos visitar!

Infográfico Pesquisa de Opinião

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Análise de Concorrência, Cliente Misterioso/Oculto, Empreendedorismo, Market Share, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Opinião, Pesquisas Eleitorais, Pesquisas Qualitativas, Pesquisas Quantitativas, Top of Mind

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo
7 anos atrás

As pesquisas servem para as pessoas com aquela certa ideia,expressarem as ideias

Diogo
7 anos atrás

A resposta de pesquisa serve para as pessoas com aquela ideia,expressarem a sua ideia para ver se estão corretas ou erradas

Adão de Jesus Ferreira
Adão de Jesus Ferreira
4 anos atrás

Uma dúvida.

Eu posso dizer que uma pesquisa de opinião serva para clarear dúvidas?

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
4 anos atrás

Olá!

Sim, a depender dos objetivos de sua pesquisa, e como ela é formulada, pode ser uma boa ferramenta para esclarecer dúvidas 🙂

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?