Comportamento do consumidor

Como antecipar e se adaptar ao comportamento do consumidor em 2016

O mercado está em constante mudança, e para se adaptar a essa mudança um bom empreendedor deve sempre tentar estar um passo a frente. E como é que você pode estar um passo a frente de um mercado tão volátil quanto o nosso? A resposta é simples, PESQUISANDO!

Para exemplificar melhor isso nós preparamos uma análise de mercado baseada em como o consumidor irá se comportar em 2016:

O consumidor está muito crítico e sensível

Com o advento da internet, quase todo mundo tem acesso a uma grande quantidade de informações e opiniões alheias. Ou seja se uma empresa fizer algo que possa ser considerado ofensivo por um grupo de consumidores, provavelmente será. Os consumidores estão sensíveis e mais críticos, e eles provavelmente continuarão a exibir o mesmo comportamento no futuro. Portanto, se uma empresa quiser se envolver em polêmicas, que seja uma decisão, e não um acaso. Para que você empreendedor não seja pego de surpresa, pesquise se sua nova campanha não atinge algum público ofensivamente e para isso nós sugerimos Pesquisas Qualitativas.

O consumidor exige posicionamento social de uma empresa

Hoje em dia o consumidor quer saber como uma empresa se posiciona perante os mais diversos temas apresentados na atualidade. Empresas grandes e notórias estão mais pressionadas a tomarem posição, mas isso não quer dizer que as menores também não tenham que se posicionar.  A posição social que os consumidores cobram das empresas é uma posição ativa – que reflita nas comunicações e portfólio de produtos da marca. E para saber como seu público reage quando confrontado com questões sociais, sugerimos uma Pesquisa Quantitativa para saber exatamente qual a porcentagem de pessoas que irão apoiar ou criticar suas ações.

O consumidor quer entender a Ética da empresa

Qualquer empresa que passar por um desvio ético ou legal passará a ser cobrada também pelos seus consumidores. Hoje as empresas estão sujeitas aos tribunais de consumidores, que são rápidos no seu julgamento e não irão esquecer os malfeitos tão rapidamente. Então por que não compreender o pensamento do seu consumidor com Pesquisas de Satisfação de clientes.

O consumidor quer poder conversar abertamente com a empresa

As empresas, especialmente as em crise, devem ter uma incrível capacidade de diálogo, de se mostrar ativa, prestativa e entender o que as pessoas estão querendo e comunicar de maneira franca e aberta. A internet mais uma vez se apresenta como uma grande ferramenta nesse caso, pois a quantidade de informações e opiniões que podem ser apresentados ao público são gigantescas, assim como a quantidade de informações e opiniões que o público pode fornecer para a empresa. Aqui a Pesquisa de Opinião é muito importante para saber como abordar e dialogar com o seu consumidor.

O consumidor exige personalidade própria por parte da empresa

A tarefa de tentar fazer da empresa uma entidade viva, que tenha uma personalidade clara e que aja de acordo com essa personalidade se aproveitando de situações cotidianas para se posicionar, pode parecer impossível. Porém é tempo de construir uma personalidade consistente o suficiente para as empresas para que elas passem a ter o protagonismo da comunicação de forma que rompam as barreiras de relacionamento com seus consumidores, construindo relações mais íntimas e abertas.

Para que essa tarefa se torne um pouco menos desafiadora é preciso compreender exatamente a fatia de mercado que seu produto atinge, para que sua empresa tenha uma personalidade condizente com o público. Com uma Pesquisa de Mercado especialmente a de Market Share talvez você consiga facilitar essa tarefa exponencialmente.

Claro que sabemos que esse tipo de comportamento apresentado aqui já faz parte da gestão de empresas a muitos anos, porém esses cinco listados acima vêm se destacando. Por isso o Instituto PHD trouxe algumas dicas de pesquisas que podem facilitar a decisão e auxiliar muito na gestão das empresas nesse ano de crise.

Para entender melhor entre em contato conosco

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Dicas PHD, Empreendedorismo, Market Share, Pesquisa de Pós-Vendas, Pesquisa de Satisfação de Clientes, Pesquisas de Mercado, Pesquisas de Opinião, Pesquisas Qualitativas, Pesquisas Quantitativas, Tipos de pesquisas

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