Como alcançar a fidelidade entre os seus clientes

Fidelizar clientes é um dos grandes desafios de qualquer negócio. Conquistar pessoas e empresas com produtos e serviços eficientes não basta: é preciso investir em atendimento de excelência e em boas práticas de relacionamento com o público.

Confira algumas dicas sobre como alcançar a fidelidade entre os seus clientes e saiba como a pesquisa especializada pode conferir ótimos resultados neste processo:

Leia mais: Pesquisas de Satisfação de Clientes

Conheça o seu cliente

Parece trivial, mas conhecer o seu cliente é fundamental em qualquer situação da sua empresa. Muitas vezes, os gestores têm a impressão de que o cliente é exatamente conforme o perfil levantado no início das atividades do negócio. É importante fazer este levantamento durante o início de suas ações – na elaboração do planejamento estratégico e do plano de negócio. Sempre que lançado um novo produto, uma pesquisa de mercado especializada deve ser feita, pois ela aponta diversas nuances até então desconhecidas, oportunizando novas ações.

Contudo, o perfil do cliente pode mudar periodicamente, assim como o mercado e a própria empresa se transformam. Conhecer o cliente, desta forma, é uma ação contínua e que deve ser sistematizada.

O tipo de pesquisa que apontará um perfil do seu cliente vai depender muito de qual o momento de sua empresa: se já está no mercado e quer saber a reação dos clientes aos seus produtos e serviços, a pesquisa de satisfação pode ser uma ótima opção. A pesquisa de satisfação é perfeita inclusive para oferecer informações para que seja criado um plano de ação, para a conquista de novos clientes, em como apontar nichos distintos e a necessidade de melhor orientação quanto à fidelização destes. Até mesmo a pesquisa de satisfação com o seu público interno – colaboradores, parceiros, etc. – podem apontar informações importantes para a fidelização do cliente.

Conheça melhor as pesquisas de satisfação de clientes do Instituto PHD.

O estudo da concorrência pode medir o impacto das estratégias de seus concorrentes no mercado – e dizer muito sobre os clientes atendidos por estes. A pesquisa da imagem da marca, produto ou serviço pode indicar o modo como o cliente vê o seu posicionamento, auxiliar na compreensão de como ele percebe um produto ou serviço, etc.

O cliente pode ser um mestre em seus negócios. Ele, além de consumidor, é um filtro capaz de indicar diversas características sobre o seu atendimento, muitas vezes imperceptíveis. Aprenda com o cliente sobre a forma de fidelizá-lo!

 


Pesquisa pra fidelização de clientesCrie boas práticas de atendimento e relacionamento com seus clientes

As boas práticas são um conjunto de ações estratégicas diante de diferentes demandas. Para definir estas práticas, é preciso conhecer o seu público interno e externo. No caso do público externo – os seus clientes e pessoas que interagem com a sua empresa, é preciso compreender as suas expectativas e o modo como ele quer se relacionar com o seu negócio. Já com o público interno, é preciso compreender como trabalham na prática e quais as necessidades de capacitação para que o atendimento seja de excelência.

As boas práticas de relacionamento com o cliente deve se iniciar com as boas práticas com um ambiente de trabalho adequado e satisfatório para o seu público interno. Isso irá se refletir no atendimento externo.

 

 

Aprimore os seus produtos

Para fidelizar o cliente é preciso oferecer o melhor produto ou serviço possível. Para isso, é preciso conhecer os seus impactos no mercado, criando planos de ações para aprimorá-lo. O produto deve ser motivado e revisto com frequência. Cada conceito tem uma vida útil e é preciso recriá-lo e evidenciar novos aspectos.

 

 

Crie um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade organizado e integrado pode ser uma solução eficiente em logo prazo. Uma vez que você já conhece o mercado, já pesquisou sobre o seu produto e o seu público-alvo, é hora de colocar em ação uma estratégia sistematizada de fidelidade – estabelecer valores, promoções, definir os prêmios, definir como irá funcionar e os recursos necessários para isso.

A boa notícia é que há tempos estão no mercado softwares específicos para o gerenciamento destes programas de fidelidade. Na maioria das vezes, pode ser o mesmo software que a empresa utiliza como CRM – solução de relacionamento com o cliente.

Lembre-se de que um programa de fidelidade dá credibilidade e valor à sua marca e também deve ser constituído de valores, ter uma marca ou nome próprio e merece ações de marketing para que seja lembrado e útil ao seu público. O programa de fidelidade deve funcionar, pois os clientes contam com isso, e não ser apenas mero rudimento do seu negócio.

Descubra o que o seu cliente necessita com uma pesquisa bem elaborada!

 

Fidelização em tempos de crise

A fidelização é um relacionamento de longo prazo, um investimento importante, que deve ser revisitado constantemente. A clientela fidelizada verá vantagens no seu negócio mesmo diante de tempos de crise econômica – como deve ocorrer neste e nos próximos anos no país.

Conhecer o seu cliente é fundamental neste processo, antes de qualquer outra ação. Assim, saber o que você deve ofertar ao mercado com base no perfil e expectativas do seu cliente é uma forma de sair da frente da concorrência e garantir a lucratividade por muito mais tempo, mesmo diante de momentos de contingência.

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Pesquisa de Satisfação, Pesquisas de Mercado

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