Pesquisa de Clima Organizacional - Entenda melhor o seu funcionário

É muito importante para o gestor ter conhecimento sobre o clima organizacional de sua empresa, e o nível de satisfação e bem-estar de seus colaboradores. Os funcionários são parte essencial do seu negócio – uma empresa é mera abstração se não considerados aqueles que dela fazem parte.

Saber como trabalham, qual o grau de seu envolvimento, o que os motivam, quais as suas principais expectativas em relação ao ambiente, à empresa e ao direcionamento da carreira, por exemplo, pode indicar novos direcionamentos em todos os setores – o que impacta na sua relação com o cliente e com o mercado.

Para estabelecer os melhores padrões de qualidade e um diferencial frente à concorrência em 2015 – um ano de risco para todos os setores do mercado, segundo os especialistas – confira algumas dicas sobre como entender melhor os seus colaboradores e saiba mais sobre a importância da pesquisa de satisfação entre os seus funcionários.

Saiba mais sobre pesquisas de satisfação de funcionários/ clima organizacional na divisão especial do Instituto PHD! 

A importância da opinião do colaborador

Para se ter uma ideia da importância da opinião de seus colaboradores, pesquisas apontam que as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil – ranking lançado todos os anos e que tem como base a opinião dos funcionários – em geral têm um crescimento médio de quase 18% em relação as empresas que integram o ranking de 500 Maiores Empresas do Brasil, sendo que também possuem um retorno de até 170% em relação ao índice Bovespa em rentabilidade – conforme estudos dirigidos pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV).

 

 clima organizacionalComo conhecer melhor os seus funcionários

Veja como é possível obter ótimos dados de opinião de seus colaboradores e saiba como melhorar o clima organizacional de sua empresa:

  1. Faça pesquisas esporádicas sobre o monitoramento do clima organizacional e compreensão da opinião dos colaboradores. Estabeleça a confidencialidade como parâmetro e assegure que de fato possa se estabelecer uma relação de confiança. Lembre-se de que respostas anônimas podem apresentar maior honestidade.
  2. Para melhorar o clima organizacional, reforce a cultura do feedback e avaliações de desempenho. As avaliações 3600 permitem que se identifique oportunidade de desenvolvimento e capacitação entre as lideranças e suas equipes.
  3. Faça avaliações diferenciadas sobre o desenvolvimento de carreira entre os seus funcionários. Questione-os sobre as suas habilidades, sobre as que desejam desenvolver e sobre o nível de satisfação de sua posição e participação na empresa.
  4. Avalie a partir de questionários sobre o nível de satisfação quanto aos programas de benefícios e participação nos lucros. Este é um detalhe que importa ao funcionário desde a sua contratação.
  5. Avalie o nível de desafio dos colaboradores – saiba como se sentem sobre o trabalho e o vínculo empregatício em geral. Sentem que possuem oportunidades desafiadoras? Há oportunidades de se desenvolverem e serem promovidos?
  6. Avalie o desempenho da equipe e das lideranças. Muitas vezes há insatisfação devido a falhas no processo. Questione-os se há comunicação suficiente, se há os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho, se as lideranças conseguem expressar os objetivos da equipe, saiba qual o nível de satisfação com o layout da empresa, etc.
  7. Utilize nos questionários uma linguagem mais próxima e humanizada e evite jargões corporativos. Afinal, você está lidando com pessoas, e não com peças de engrenagem.
  8. – Diante dos resultados das pesquisas de opinião e satisfação dos colaboradores, trace metas de desenvolvimento e liderança. Permita, por exemplo, implantar uma gestão de alta performance, em que o aprendizado multinível seja uma cultura na empresa e um diferencial para esta.
  9. Contratar uma consultoria externa e serviços de pesquisa especializados, como as soluções oferecidas pelo Instituto PHD, permite que os dados levantados sejam imparciais e assertivos. Considere diferentes recursos de pesquisa para diferentes situações.

Os dados levantados junto aos seus colaboradores são informações estratégicas para se estabelecer mudanças na empresa. Estes dados dizem muito a respeito de como os valores, o objetivo, a visão e a missão do seu empreendimento funcionam na prática, uma vez que o seu público externo será um reflexo do ambiente interno que a sua empresa disponibiliza. Assim, investir em pesquisa e conhecimento deve ser uma prioridade no seu plano de ação.

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