Saiba por que é tão importante ouvir seu cliente

Na última postagem do blog do Instituto PHD, destacamos os cinco motivos de por que devemos realizar uma pesquisa de mercado antes de abrir um negócio. Entre os motivos citados, um dos mais importantes era de que devemos conhecer o público consumidor dos nossos produtos e serviços.No artigo de hoje, vamos nos aprofundar em todos os benefícios que você pode alcançar quando olha para as necessidades dos seus clientes.

Conhecer o que seu consumidor espera de você é importante não só antes de iniciar um empreendimento como também enquanto você dá andamento nos seus negócios. Ao contrário do que alguns (cada vez menos pessoas pensam assim) empreendedores imaginam, as pesquisas têm papel fundamental neste trabalho de mapeamento dos clientes de determinado produto e serviço. Mas como isto acontece?

Temos que pensar em dois momentos da pesquisa de mercado:

a) quando seu produto e serviço ainda não são conhecidos do público em geral

b) quando você deseja um retorno de como está a sua marca no mercado

No primeiro momento, você só precisa saber das necessidades do público alvo. Desta forma você consegue fazer ajustes que agradem o público. No segundo momento, você terá um feedback de como a sua marca está perante o público, se você está satisfazendo as expectativas e se você conseguiu evoluir alguma coisa em relação ao mercado. O objetivo final desta pesquisa também é aprimorar o seu trabalho a fim de conquistar mais popularidade.

A metodologia aplicada pode ser quantitativa ou qualitativa, apesar de que na maioria das vezes é utilizada a segunda. A metodologia de pesquisa quantitativa é utilizada no caso de você precisar saber como está a sua marca e as concorrentes em relação ao público em geral. Ou seja, é utilizada mais nos casos de saber como anda a popularidade de sua empresa perante todas as pessoas.

Já a pesquisa qualitativa vai ser utilizada quando você necessitar saber se os seus produtos e serviços trazem satisfação ao seu público alvo. Por exemplo: se você trabalha com a venda de produtos automotivos, você precisa fazer uma pesquisa com pessoas que tenham carros. De uma população (todas as pessoas), é retirada uma parcela e esta parcela vai ajuda você a melhorar os seus serviços. A vantagem é que você conhece seu público e seu serviço.

Estudo de caso: a marca Dove

Para fundamentar o que falamos da importância de conhecer o público para evoluir o seu negócio, vamos usar um breve exemplo: A empresa Unilever resolveu fazer uma pesquisa com o público alvo para saber quem era o público consumidor do sabonete Dove. Na pesquisa se viu que a maioria das consumidoras do produto estava insatisfeita com o corpo.

Resultado: a empresa passou a investir em campanhas inclusivas deste público alvo, ressaltando a beleza natural das mulheres e usando depoimento de mulheres reais (e não modelos). A empatia com o público (e o crescimento das vendas) só foi possível com a pesquisa de mercado. A lição de tudo isto: só conhecendo o seu público é que você vai conseguir satisfazê-los.

 

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Dicas PHD, Pesquisas de Mercado

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Matheus Manssur
Matheus Manssur
12 anos atrás

A historia do nosso mundo, ensinava que trabalhar tinha que ser apenas TRABALHAR E TRABALHAR e deixar a vida em segundo plano… Hoje com as novas gerações, o conceito mais importante para elas é “TER QUALIDADE DE VIDA!”

Para ter a qualidade de vida necessária, nós temos que escutar as PESSOAS, saber o que elas querem, desejam e gostam, para então conseguimos deixa-las ALÉM de satisfeitas, FIDELIZADAS com você!

Isso acontece com todos os nossos clientes! Como saber o que eles querem SEM ESCUTA-LOS?
Pesquisa de OPINIÃO!

Bia Torres
Bia Torres
12 anos atrás

Nunca fui entrevistada numa pesquisa… =(
Adorei o estudo da DOVE, acho que a propaganda das mulheres é muito legal!!!

Rogério Silva
Rogério Silva
12 anos atrás

Eu tenho uma loja de sapatos no centro de Campinas. Eu estou pensando em mudar a loja para outra localidade, pois o espaço está pequeno demais.
Gostaria de saber o que os meus clientes achariam dessa mudança! Neste caso, qual seria a pesquisa mais indicada?

Muito Obrigado!

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
12 anos atrás
Reply to  Rogério Silva

Olá Rogério, seja bem vindo!

Seu empreendimento parece estar em franco crescimento, então nada mais justo que passe a oferecer um espaço maior e com mais variedades aos seus clientes. Uma pesquisa de opinião com seus próprios clientes seria ideal para traçarmos o nível de aceitação de uma mudança dessas.
Atributos como endereço e faixa salarial serão essenciais tanto para a sua decisão do local a ser instalado quanto a precificação dos seus produtos, otimizando seus lucros.

Além das informações mencionadas a pesquisa de opinião do Instituto PHD terá a capacidade de fornecer informações valiosas para seu plano de marketing.

Entre em contato conosco para, juntos, elaborarmos o melhor plano de negócio.

Ana Paula Sampaio Barbosa
Ana Paula Sampaio Barbosa
11 anos atrás

Olá!Gostaria que você me enviasse por e-mail alguma dica de como fazer uma avaliação do meu próprio trabalho. Queria saber se é importante e interessante ser avaliada. Sou assistente social em uma empresa, então sou prestadora de serviços nesta. E pensei em aplicar um questionário de avaliação do meu trabalho para visar projetos futuros.
Se for possível, me mande por e-mail, pois queria muito continuar o contato.

Jéssica
Jéssica
10 anos atrás

Sou coordenadora adm e gostaria de alguma ideia para solicitar a opinão da minha equipe sobre o meu trabalho.

Blog Instituto PHD
Blog Instituto PHD
10 anos atrás
Reply to  Jéssica

Olá Jéssica!

O ideal nesse caso é a aplicação de uma pesquisa de satisfação interna, com os colaboradores. Poderiam aproveitar a oportunidade e avaliar diversos outros aspectos, que influenciam diretamente no clima organizacional.

Caso queira se aprofundar um pouco no assunto, sugiro a leitura de um artigo que publicamos anteriormente:
https://www.institutophd.com.br/blog/principais-motivos-para-terceirizar-as-pesquisas-de-satisfacao-de-sua-empresa/

Abraços,

André Pioli

MariMaria
MariMaria
5 anos atrás

Obrigado.Eu amo o seu site !.

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