Qual é o melhor momento para iniciar as pesquisas eleitorais

Quem trabalha com política sabe que o período eleitoral não é a única época em que se trabalha. Enquanto os políticos vencedores das eleições se preocupam com os seus mandatos e os derrotados refletem em relação aos erros estratégicos, as equipes que assessoram os candidatos e os partidos políticos já pensam na preparação para as próximas eleições. Daí nasce uma dúvida: a partir de que momento é preciso começar a fazer pesquisas eleitorais?

A pergunta poderia ser modificada para “quando parar de fazer pesquisas eleitorais”. Aí a resposta seria nunca. Existe uma modalidade de pesquisa que se chama pesquisa de Tracking. Trata-se da pesquisa de acompanhamento de um produto. Na política esta pesquisa também é utilizada. Deve-se saber a opinião popular em relação à política o tempo todo. Só assim é que conseguimos criar as melhores estratégias para uma campanha. Mas qual tipo de pesquisa deve ser feita em cada época eleitoral?

No período eleitoral (nos três meses em que os candidatos estão disputando o voto popular), a pesquisa mais feita é a de intenção de voto. Ou seja, é a tradicional pesquisa que serve para se ter uma base de quais são os candidatos preferidos pela população. Outra pesquisa feita neste período é a de rejeição. Ela é utilizada para candidatos do executivo. Serve para ver quais candidatos são os menos preferidos pela população. Esta informação é importante em um eventual segundo turno.

Fora do período eleitoral são feitos outros tipos de pesquisas eleitorais. Uma delas é a de aprovação dos atuais políticos que estão no poder. Tanto situação como a oposição fazem este tipo de pesquisa. A primeira utiliza para mostrar a aprovação que o governante está tendo e também para verificar quais são as principais demandas da população. A oposição usa este tipo de pesquisa para verificar quais são as fraquezas dos adversários políticos.

Outra pesquisa também feita é a de pré-candidatos. A própria organização política submete os pré-candidatos a uma pesquisa popular. Desta forma eles conseguem verificar quais são as pessoas que têm mais carisma com o público. Este tipo de pesquisa ajuda a definir como será formada a frente política do partido. Por fim, há a pesquisa de demandas da população. Esta pesquisa ajuda a formar a plataforma de governo dos candidatos.

Como vocês podem verificar, estes tipos de pesquisas eleitorais são feitas o tempo todo. Quem trabalha com política deve sempre estar atento com as informações que surgem. E a pesquisas são uma ótima forma de estar sempre atualizado. Normalmente candidatos e organizações políticas trabalham o tempo todo em conjunto com institutos de pesquisas. Por isso, quando perguntarem qual é melhor período para começar uma pesquisa eleitoral, a resposta é que nunca devemos parar com os levantamentos.

Se quiser saber mais sobre pesquisas eleitorais entre em contato com o Instituto PHD.

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Dicas PHD, Pesquisas Eleitorais

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?