A importância das pesquisas de opinião

Qual a importância da pesquisa de opinião para o planejamento das empresas?

Sempre sairá na frente a empresa que conhece o seu públicoseja uma empresa pública ou privada. Atualmente, não há como conceber o planejamento estratégico ou mesmo o plano de negócios sem uma pauta eficiente com os conhecimentos acerca do público-alvo. Um dos recursos mais assertivos para o levantamento de dados úteis que possam dar direcionamentos às empresas é a pesquisa de opinião.

A pesquisa de opinião é um recurso estratégico para gestores públicos, instituições de todos os tipos, entidades governamentais, empresas privadas, ONG – Organizações não governamentais, empresas do setor de comunicação, de desenvolvimento de indicadores sociais, e muito mais. A pesquisa de opinião é focada na aquisição de conhecimento sobre determinada população ou grupo, incluindo usuários e clientes.

 

Saiba mais sobre as pesquisas de opinião do Instituto PHD!

 

Pesquisa de Opinião X Pesquisa de Marketing

A pesquisa de opinião é essencial nas estratégias de marketing e para desenvolver análises discursivas de determinados grupos sociais. Difere-se da pesquisa de marketing, no entanto, pois a primeira tem foco na opinião de determinado grupo, e a última é mais utilizada para definir problemas e soluções, relacionando o consumidor ao marketing.

Desta forma, a pesquisa de opinião e a pesquisa de marketing condensam um subsídio importante para a definição da comunicação corporativa, mantendo o foco nas necessidades peculiares dos diferentes tipos de público, e considerando os recursos disponíveis de cada empresa.

 

Conhecendo o Universo da Pesquisa

O público-alvo da pesquisa, ou universo, é a massa composta de pessoas de diferentes tipos, grupos, famílias e quaisquer elementos de interesse da empresa pesquisadora. Podem ser clientes diretos ou indiretos, usuários de serviços públicos e privados, eleitores, consumidores de determinado produto, funcionários e colaboradores indiretos, fornecedores, investidores, concorrência, etc.

A pesquisa de opinião é importante para qualquer tipo de empresa – pública, privada, pequena, média de grande porte, e de qualquer segmento. A opinião do seu público pode ser um recurso fascinante, que evidencia nuances da realidade que muitas vezes a empresa desconhece ou ignora.

A partir de levantamento de dados acerca da opinião, é possível redirecionar as ações estratégicas de um ou mais setores, apontando caminhos mais inovadores e criativos, ou até mesmo opções mais estáveis ou econômicas para a empresa, criando referenciação no mercado e evitando contingências de modo consciente.

 

Como realizar uma pesquisa de opinião eficaz?

Há muitos métodos de obter dados eficazes e capazes de gerar mudanças significativas e positivas no planejamento das empresas. A escolha do método vai depender muito do tipo de negócio e de público e das características gerais do problema. É importante dizer que qualquer pesquisa se inicia com a definição de um problema, e com a pesquisa de opinião não é diferente. No caso das empresas, o problema que dá início à pesquisa geralmente é intrínseco ao planejamento e posicionamento de mercado. Afinal, saber quem é e o que diz o seu público é saber mais sobre a própria empresa e o que a define.

É comum, quando surgem novas oportunidades e após algum tempo com o mesmo planejamento estratégico, aparecerem questões que impelem a empresa a mudar, a buscar novas formas de existir e se organizar, de apresentar novidades ao mercado. Uma empresa, pública ou privada, é um organismo vivo e intenso, que a todo o momento se relaciona com diferentes elementos e precisa sentir o feedback deste público para se renovar.

Descubra como posicionar sua empresa em 2015!

Confira também outros artigos do nosso blog :)

O que é 5W2H?

O que é 5W2H?

Empresas que investem em pesquisas, como as de mercado e satisfação, estão preparando o caminho para o seu crescimento. Todavia, não há sucesso sem mudança

Leia Mais »

Categorias

Pesquisas de Opinião

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilza Augusto dacosta Oliveira
Nilza Augusto dacosta Oliveira
5 anos atrás

Quero trabalharnestaempresa como entrevistadora

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?