Mudar é um movimento natural de qualquer empresa. Uma empresa é um organismo dinâmico, constituída por pessoas e processos em constantes transformações. Adaptar-se às tendências do mercado apontando novas ideias e produtos, é essencial para a empresa continuar competitiva.
Muitas vezes, de tempos em tempos, é necessário que a mudança organizacional seja sistemática e conduzida por um plano estratégico. E para isso, fazer uso de pesquisas e análises conjunturais especializadas é de suma importância. Com os dados fornecidos pela pesquisa, é possível melhorar a relação interpessoal com o seu público interno e externo, melhorar a estrutura física da corporação, otimizar todos os tipos processos ou motivar os colaboradores. Encontrar necessidade de qualificação ou reestruturação do quadro funcional, apontar contingências e desafios, conhecer melhor o seu consumidor, identificar novas parcerias e novos nichos a serem explorados, e muito mais. Desta forma, as pesquisas são fundamentais para a tomada de decisão do gestor de mudanças.
Pesquisas e Mudanças Organizacionais
É natural que eventualmente haja a necessidade de uma reestruturação mais impactante – mesmo nas corporações estáveis. Quando uma empresa é criada, o seu projeto é implementado considerando as crenças, expectativas, valores e sentimentos. Contudo, estes elementos acabam mudando com o tempo, enfrentando muitas vezes contextos divergentes. Uma empresa é algo abstrato e só existe pelo fazer das pessoas que estão a ela envolvidas, de forma direta ou indireta. Este grupo de pessoas atua de modo cultural, estabelecendo normas ou sendo gerido por estas. E a cultura organizacional vai de adaptando e buscando modos de existir, conforme a estratégia da empresa.
Cabe à empresa, através de pesquisas aplicadas, verificar se a sua estratégia está de acordo com as suas expectativas e com as demandas do mercado. Pesquisas de mercado, por exemplo, podem indicar melhor o atual posicionamento da empresa e apontar as melhores soluções para problemas e novos direcionamentos para a sua colocação. Já a pesquisa de Imagem da marca, produto ou serviço, considera a opinião do cliente para modificar produtos existentes, criar novos produtos e serviços, e com isso, apontar novas estratégias de marketing.
[box] Conheça melhor os tipos de pesquisa de mercado que podem auxiliar nos processos de mudança![/box]
O Estudo da Concorrência mostra aspectos específicos de seus concorrentes, o que também pode indicar a necessidade de mudanças organizacionais. A pesquisa de satisfação se aplica a clientes e colaboradores e é fundamental para qualquer empresa.
Com os dados levantados através de pesquisas aplicadas, é possível direcionar melhor a cultura organizacional: empresas de tecnologia ou energia pode requerer uma cultura mais formal e regrada; empresas de entretenimento ou que requerem criatividade em seus processos, pode se adaptar melhor com uma cultura que a promova; e assim por diante.
O Instituto PHD possui uma consultoria diferenciada que poderá identificar o tipo de pesquisa e metodologia mais adequada para cada empresa e cada situação. Da identificação do problema à geração de relatórios com os dados levantados, todo o processo é realizado de forma imparcial por profissionais especializados.
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