Você já viu aqui no blog do Instituto PHD que fazer uma pesquisa de mercado antes de iniciar um negócio é algo primordial. Entre os tipos de pesquisas temos a quantitativa e a qualitativa. Hoje mostraremos a você um pouco mais sobre a Pesquisa Qualitativa. Você saberá por que este tipo de pesquisa é tão importante para quem quer obter sucesso em uma empreitada. Principalmente se você está começando um empreendimento novo. Veja onde usar as pesquisas qualitativas.
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O que é uma pesquisa qualitativa?
A metodologia de pesquisa qualitativa é aquela na qual o pesquisador busca obter resultados aprofundados através da averiguação com certo número de pessoas. Por se tratar de uma pesquisa exploratória (que busca definir como é um cenário), é recomendada para quem deseja fazer uma busca mais geral e depois definir pontos mais específicos. Ou seja, o público que vai responder a pesquisa qualitativa é que vai ajudar a definir como é o cenário para um produto ou serviço.
Para ilustrar como é feita uma pesquisa qualitativa, vamos usar um exemplo: uma empresa que trabalha com produtos de limpeza precisa saber como está sua imagem no mercado perante a concorrência. Como não há nenhuma premissa sobre a imagem da empresa na opinião dos usuários, escolhe-se um público alvo e faz-se uma série de questões abertas. Neste exemplo, a empresa escolheria diversas pessoas para saber quais são as impressões delas em relação ao produto.
Diferentemente do modelo de metodologia quantitativo, a pesquisa qualitativa busca se aprofundar nas questões e não em resultados estatísticos. Por isso, sua metodologia é mais complexa. Normalmente quando as perguntas são mais abertas, as respostas também tendem a ser mais longas e difíceis de interpretar. Fazer questões que dão liberdade aos entrevistados ajuda a formar o cenário da pesquisa. Por isso, é primordial fazer este tipo de abordagem.
As dificuldades de se fazer uma pesquisa qualitativa (em relação à quantitativa) não se limitam a apuração dos dados. Conseguir um público alvo disposto a responder muitas perguntas não é uma tarefa fácil. Na hora de fazer as perguntas em profundidade, a metodologia qualitativa também se mostra mais complicada que a quantitativa. Isto acontece porque é necessário deixar o grupo participante da pesquisa o mais livre possível e ainda demonstrar neutralidade na hora das questões.
Benefícios da metodologia de pesquisa qualitativa
Como dito antes, a pesquisa qualitativa permite ter uma visão mais ampla de um cenário. Ou seja, só com perguntas feitas com profundidade é possível chegar mais próximo do que o cliente (no caso o público pesquisado) pensa. Quando você dá a opção das pessoas falarem o que desejam a respeito de um produto ou serviço, é provável que você consiga novas respostas. E novas respostas significam chances de novos negócios.
A pesquisa qualitativa, tanto a Focus Group quanto a em Profundidade deve ser usada principalmente antes de se abrir ou expandir um negócio, quando ainda não temos noção de como é o cenário do mercado consumidor. Este tipo de pesquisa é perfeito para descobrir em que solo pisaremos e quais são os melhores caminhos que devemos seguir para conseguir sucesso nos negócios. Seja ele qual for. Esta metodologia de pesquisa de opinião é válida também para investigar o motivo da satisfação ou insatisfação de um grupo de clientes. Às vezes apenas a abordagem quantitativa não é suficiente para uma investigação completa!
Entender as necessidades do público não só te dá a possibilidade de melhorar mas também de criar novos produtos.
Apesar de demandar maior quantidade de tempo, pesquisas qualitativas são essenciais e constituem um investimento, que outrora intangível, hoje caminham a necessidade básica, pois um erro pode significar a derrota para seus concorrentes.
Uma estratégia de marketing mal feita, sem considerar nichos de mercado e opinião pública, tem danos proporcionais ao capital utilizado do início até o produto final.
Colocar seu projeto a prova, por meio das pesquisas, é um elemento indispensável para o sucesso.
Muito bom o blog de vocês. Acho que a maioria das empresas deveria seguir essa linha e criar um canal de comunicação direta com o seu cliente/ público alvo, com conteúdos interessantes e relevantes.
Os artigos, tanto esse quanto os outros, foram bem esclarecedores mas eu gostaria, se possível, de sugerir um assunto do qual eu tenho bastante dúvidas e não encontro muitas referências boas na internet, Market Share.
Olá Bruno!
Que bom que tenha gostado deste texto. Trabalhamos para sempre simplificar os assuntos relacionados à pesquisas estatísticas.
Sobre Market Share, convido-lhe a ler nosso artigo a respeito:
O que é Market Share e como esta informação pode ajudar a sua empresa
Fique a vontade para sugerir novos temas!
adorei o blog,pois tem tudo ,bem explicado, do jeito que eu gosto.
Muito bom seu blog, esclarece as coisas como devem funcionar.
Que bom que esteja gostando, Raimundo!
Gostei, muito bem explicado e exemplificado, grande ajuda para minha pesquisa acadêminca.
valeu!!
Olá Vania!
Que bom que tenha gostado.
Aproveito para te convidar a contribuir com alguma adição nos comentários 🙂
gostei da pagina, creio que das próximas vezes devem aprofundar mais os conteudos.
Gostaria de mandar curriculum, e não sei como, sou Pesquisadora e moro em Manaus, mande- MD o email, para que eu possa mandar meu curriculum. Muito Obrigado.
” entender as necessidades do nosso públicos sempre vai nos dar a possibilidadede melhorar,mas tambemde criar novos produtos”
que tipo de citação é esta, poderiam me ajudar?
Boa noite. Meus parabéns pela texto esclarecedor. Gostaria de alguns referenciais teóricos sobre entrevistas não-estruturadas.