7 segmentos de negócios que devem se destacar em 2015

É comum que todos os anos novas tendências de mercado se sobressaiam sobre as demais. Estas tendências de negócios apontam para novas oportunidades, seja pela necessidade destes segmentos no cenário nacional ou seja por sua inovação. Em 2015 não será diferente: O Instituto PHD – empresa de pesquisa de mercado, apresenta os 7 novos negócios que devem crescer significativamente neste ano.

Mobilidade Urbana

Não é novidade que a mobilidade urbana é um dos principais desafios das grandes cidades brasileiras. Isso envolve diversos segmentos e empresas que apresentem soluções para políticas públicas, de comunicação, logística, estrutura física, urbanismo e muito mais. Esta é uma tendência muito bem vista pelas empresas de tecnologia, principalmente pelas startups, que nos últimos anos lançam aplicativos e outros produtos para dinamizar os fluxos de trânsito – como a criação de aplicativos de busca de táxi e de transporte público, por exemplo, ou da identificação facilitada de destinos.

As empresas com uma abordagem mais inovadora e sustentável já estão se adaptando ao trabalho remoto e outras formas mais econômicas de trabalho e produção, o que impacta na redução dos custos e do trânsito. O que aparentemente seria um problema sem solução vem se tornando uma fonte de ideais e oportunidades lucrativas.

 

Sustentabilidade 

Esta é uma necessidade que não sai de pauta no Brasil. Buscar novos meios de otimizar os processos com a redução de impactos negativos sociais e ambientais, bem como apontar soluções para que as empresas (principalmente as mais recentes e de pequeno porte) possam evoluir sem problemas nos seus primeiros anos é muito importante. Esta tendência envolve diferentes setores produtivos e pode ser fonte de ótimas oportunidades.

 

Mercado Imobiliário

Diferente do que é anunciado constantemente nas manchetes dos jornais, o setor imobiliário deve crescer muito neste ano. Muitos especialistas indicam que o mercado vive uma “bolha imobiliária”, com produtos caros e juros acima da média, mas a habitação e moradia é uma necessidade de qualquer família brasileira e do comércio como uma forma geral.

Serviços de negociação, manutenção da inadimplência, recolocação de imóveis devolvidos ao mercado, renegociação de contratos, seguros de todos os tipos, soluções para a construção civil mais econômicas e de qualidade são atividades em alta, conforme os especialistas.

 

Educação e Desenvolvimento Humano

A educação é um dos principais setores em 2015, com destaque para a educação à distância móvel, gamificação, treinamentos customizados, consultoria especializada, design instrucional e gestão do conhecimento, soluções em desenvolvimento humano. Sairão na frente as empresas que focarem mais na qualidade e excelência dos serviços.

 

Serviços para novos negócios

Depois da casa própria, o próprio negócio é o sonho que mais atraem os brasileiros. Muitas novas e pequenas empresas devem surgir neste ano – muitas das quais formadas por empreendedores ainda inexperientes ou que necessitam de apoio a serviços específicos: treinamentos aplicados a negócio, serviços financeiros e contábeis, gerenciamento automatizado de estoque e logística, manutenção de patrimônio, consultoria, etc. Uma ótima oportunidade para as empresas de TI – Tecnologias de Informação, comunicação e marketing, contabilidade e consultoria em desenvolvimento pessoal, entre outras.

Saúde e Bem-estar

Este é outro desafio para o Brasil em 2015. Diante disso, muitos investidores nacionais e estrangeiros têm investido no país em empresas que desenvolvam soluções em biotecnologia, seguros, farmácia, química, informática, engenharia civil, mecatrônica e outros segmentos que estão em falta no país.

 

Energia, petróleo e gás

O segmento de energia deve crescer de forma ampla para atender às necessidades brasileiras. A população e o parque industrial cresceram de forma acelerada nos últimos 10 anos, mas o segmento energético não conseguiu acompanhar, sendo que investimentos neste setor são fundamentais – soluções sustentáveis, novas tecnologias em petróleo e gás, distribuição e logística, atendimento e suporte, entre outros serviços e produtos.

É necessário que o investidor pesquise muito bem sua região para poder investir com precisão em qual segmento a região é deficiente. Entre em contato com o Instituto PHD para conhecer a melhor maneira de se informar sobre sua região.