Iniciar um empreendimento é um desafio dos mais difíceis. É preciso capital inicial, disposição, paciência, dedicação e mais uma dúzia de pré-requisitos. Talvez o mais importante destes pré-requisitos seja o planejamento. Para ter um sucesso em um negócio é preciso conhecer profundamente o público alvo dos produtos e serviços que vocês irão oferecer. E o melhor caminho para conseguir conhecer bem as pessoas que vão (ou deverão) utilizar os seus serviços é através das pesquisas de mercado.
O blog do Instituto PHD vai apresentar na postagem de hoje uma lista de cinco motivos de por que estas pesquisas de mercado (tanto as qualitativas como as quantitativas) são tão importantes na hora de você abrir um negócio. Nós vamos mostrar que os resultados de uma pesquisa de mercado vão muito além de tabelas e números. Estes resultados com certeza representarão o sucesso ou o fracasso do seu empreendimento. Vamos agora aos cinco motivos de por que você deve realizar uma pesquisa de mercado.
1) Com a pesquisa de mercado você conhece mais sobre os clientes
Antes de abrir um negócio, existem duas coisas básicas que você deve conhecer: uma delas é quem vai utilizar seus produtos e serviços e outra é como agradar este público alvo. As pesquisas são essenciais para você conseguir sucesso nestes dois pontos. Através de pesquisas quantitativas você descobre quem será seu público alvo e com as abordagens qualitativas você descobre como vender seus produtos e serviços para eles.
2) Com a pesquisa de mercado você erra menos na hora de abrir o seu negócio
No mercado corporativo, tempo é dinheiro e dinheiro é precioso. Por isso, você não vai querer desperdiçar nem uma coisa nem outra na hora em que estiver com o seu empreendimento a todo vapor. Planejar e pesquisar são as melhores formas de se conseguir economizar estas perdas futuras, uma vez que você já conhece um pouco sobre onde você vai investir.
3) Com a pesquisa de mercado você consegue enxergar novas oportunidades e nichos para o seu negócio
Por mais que você tenha conhecimento sobre as coisas relacionadas a sua realidade (o que chamamos de conhecimento empírico), não há como saber tudo sobre o seu negócio só com as experiências que você e pessoas próximas passaram. Através das pesquisas de mercado, você pode descobrir caminhos que farão seu negócio render muito mais. Pode ser alguma característica do público alvo ou um novo segmento no seu negócio. Tanto em um elemento como em outro você só descobrirá os caminhos certos através destas pesquisas de mercado.
4) Com a pesquisa de mercado você diminui custos com fornecedores e conhece a sua concorrência
Que tal saber quais são os produtos que atingem diretamente o publico alvo e investir neles? E que tal saber quais são os principais erros da concorrência? Pois só com a pesquisa de mercado você conseguirá ter conhecimento sobre estes e outros elementos que ajudarão você a economizar dinheiro e bater a concorrência.
5) Com a pesquisa de mercado você conhece melhor a eficiência dos seus serviços e produtos
Através das pesquisas qualitativas, você consegue conhecer o seu produto pela visão de eventuais clientes. Isto vai ajudar você a planejar, executar e melhorar seus produtos e serviços. E claro, crescer.
Conheça o Mercado PHD, produto especializado para empresários de pequenas a grandes empresas, que se preocupam com seu posicionamento no mercado, e sempre pensam em expandir seus negócios!
Muito bom o Artigo!
A principal ferramenta para o sucesso é INFORMAÇÃO! Com ela podemos criar estratégias e desenvolve-las com mais FOCO!
Com o mercado totalmente mais inovador a cada dia, preciso ter essas informações SEMPRE!! A competitividade nos força a ter DIFERENCIAIS, e como podemos descobrir isso?
Pesquisa de MERCADO!
Realmente… Quando for abrir um empresa, vou seguir alguns passos… tenho uma pergunta, qual é o tamanho do investimento para se fazer pesquisas de mercado?
tenho um salão , fizeram uma pesquisa em 2009 tirei primeiro lugar, gostaria de saber quando vai ser a proxima pesquisa.salão fashion hair white[branca]
Nedianar, o tipo de pesquisa a que se refere este artigo provavelmente não se relacione com o tipo de pesquisa que te deu o 1º lugar na “salão fashion hair white”. Essas pesquisas “Top of Mind” são medições para saber seu posicionamento no mercado de sua localidade. As pesquisas de mercado se fazem necessárias antes de abrir o negócio, para saber seu potencial e os eventuais riscos. Depois de abrir o negócio uma pesquisa de mercado se faz necessária para lhe dar uma clara visão da concorrência e do seu potencial de crescimento.
Tenho uma empresa de promocao e vendas de produto de construicao nomeadamente telhas,tou ter dificuldades na obtencao de clientes.peco uma dica.aguardo a resposta
Olá Angelo,
A dificuldade de obtenção de clientes pode decorrer de uma série de motivos.
Será que o seu preço está competitivo? O marketing está focado no seu público-alvo?
Você esta divulgando seu produto de maneira adequada?
Na hipótese de vários fornecedores venderem o mesmo produto que o seu, qual vantagem o consumidor terá em comprar de você e não do seu concorrente?
Vale a pena pensar bem nessas dicas e gastar um tempo para planejar uma estratégia de vendas mais eficaz!
Boa sorte!
ola
eu gostaria de saber o que e ser um bom empreendedor ???
aguardo a resposta
algumas coisas do que e ser um bom empreendedor
penso em montar um mercadinho aqui onde moro,mais não sei por onde começar,
quanto preciso investir, e muitas outras coisas.
Existem pesquisas de mercado, mas não do consumidor final, por exemplo de lojas de shopping?
Oi Célia!
Existem sim. Precisamos entender qual a sua necessidade exata.
Podemos entrevistar as lojas de shopping, ou nos passar por clientes comuns para avaliar aspectos de concorrência.
Se quiser conversar um pouco mais sobre isso, por favor entre em contato conosco 🙂
Quais são os dados necessários para solicitar uma pesquisa de mercado, onde meu consumidor final seriam lojas de shopping. Como isso é cobrado e se pode ser em níveis como, nacional, estadual, regional.
E qual outro canal de comunicação para que possamos nos comunicar.
Oi Célia, é só clicar aqui para conversarmos um pouco mais sobre suas necessidades.
Estou te esperando 😉
Gostei bastante, ficar bem mais fácil abrir um negócio com essas dicas
Olá Bruno!
Que bom que tenha gostado.
A maioria das pessoas não se informa antes de abrir um novo negócio. Saia na frente e comece da forma correta!
Boa sorte!!!
boa noite!
Estou desenvolvendo um produto para a area hospitalar.
Trabalho como pedagoga hospitalar em especial com crianças internadas em UTIs e isolamento. O material usado em especial os papeis precisam ser incinerados após uso devido a infecções. Estou desenvolvendo um produto que poderemos usar, esterilizar e retomar com as atividades. Porem preciso de uma apresentação adequada que tenha uma base solida, com contexto, vantagens, marketing, porem não sei por onde começar. Vc poderia me orientar?
Boa tarde!
Preciso fazer uma pesquisa de mercado fictício para um trabalho de escola. Mas não entendo nada disso.
Me ajude a elaborar essa pesquisa que é ref. empresa de Assistência Técnica e Acessórios.
Obrigada