Como funcionam as Pesquisas de Clima Organizacional

Reportagem sobre Clima Organizacional com citação ao Instituto PHD

Não faz muito tempo, a Revista Bares e Restaurantes edição 84 publicou uma reportagem que utilizou um dos nossos consultores como fonte (em breve será disponibilizada no blog!). Esta não foi a única publicação recente que fez referência ao nosso instituto. A Revista Líder Capital utilizou um conteúdo escrito no texto que explicava O que é Clima Organizacional. O conteúdo deste texto foi citado para em uma reportagem sobre o assunto. Aproveitando esta situação, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e também falar da reportagem desta revista.

Como funcionam as Pesquisas de Clima Organizacional

Só para lembrar: o que é mesmo clima organizacional?!

Para quem ainda não sabe o que é clima organizacional, nós vamos explicar. Clima organizacional nada mais é do que a medida do quão bom está sendo o ambiente em uma empresa. Entre as medidas que caracterizam o clima organizacional estão a satisfação dos funcionários em relação ao trabalho na empresa, o quanto estes funcionários estão rendendo e como os empregados se relacionam entre si e com superiores mais próximos.

O clima organizacional é medido através de pesquisas de satisfação de funcionários. São através destes levantamentos que é possível perceber quais são os pontos fortes e fracos dentro do ambiente de trabalho. A melhor forma de melhorar o clima dentro de uma empresa é fazendo o diagnóstico que quais são as fraquezas e insatisfações em relação aos funcionários.

Detalhes como, por exemplo, o quão satisfeitos os funcionários estão com a refeição oferecida dentro da empresa, o grau de satisfação em relação ao salário/benefícios e se estão contentes ou não com as pessoas que convivem no ambiente corporativo, já fazem muita diferença. Imagine que os funcionários acham a comida muito repetitiva nas refeições. Isto pode gerar reclamações e atrapalhar o trabalho. Parece brincadeira, mas uma comida bem servida pode mudar o humor de muita gente! Se este tipo de problema for diagnosticado em uma pesquisa realizada dentro das empresas, não há dúvida de que a tendência é a produtividade aumentar a partir do momento que esta questão é sanada.

 

O que falou a reportagem da Líder Capital sobre clima organizacional

A matéria na qual foi utilizada uma citação do Instituto PHD fala justamente sobre a importância de se ter funcionários satisfeitos. Como exemplo, usou uma empresa catarinense no ramo de decoração. Esta empresa está trabalhando para melhorar o clima organizacional usando táticas como cadastrando funcionários em planos de saúde e também investindo na educação de quem trabalha na empresa.

Além disso, a matéria apontou alguns fatores que ajudam a identificar como está o clima na sua empresa. São os seguintes: estratégia e gestão, liderança, cidadania empresarial e práticas. Neste último quesito estão inclusos carreira, desenvolvimento, remuneração e saúde. Se você quiser ver a matéria completa da revista Líder Capital, clique no link a seguir (página 24) http://www.acif.org.br/revista-lider-capital/edicao-50.

Se quiser saber mais sobre clima organizacional, e descobrir a melhor metodologia para sua empresa, entre em contato com o Instituto PHD.

 

Confira também outros artigos do nosso blog :)

Categorias

Clima Organizacional, Dicas PHD, Pesquisa de Satisfação, Pesquisas Quantitativas

Compartilhe:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Precisa de uma Pesquisa?

Fique por dentro:
O que você procura?