Quais fatores podem comprometer uma pesquisa

Mesmo com o todo critério que os bons institutos de pesquisa têm em relação aos levantamentos estatísticos, ainda há certo número de pessoas que não acreditam nos resultados apresentados pelas pesquisas, principalmente os relacionados com temas políticos. Um pouco desta descrença se deve aos questionários com erros e que causam desvios nos resultados de pesquisas. O blog do Instituto PHD vai mostrar nesta semana quais são os principais fatores que comprometem uma pesquisa.

Para quem não sabe, uma pesquisa passa por diversas fases para ser executada. Cada pesquisa exige um procedimento diferente, mas basicamente são divididas nas seguintes partes: escolha da amostra da população, seleção dos questionamentos, aplicação dos questionários, apuração dos resultados e divulgação dos resultados. Um erro em qualquer uma destas partes compromete o resultado de uma pesquisa. Veja agora os mais comuns:

1. Erro na escolha da amostra para aplicação da pesquisa

Como não é possível entrevistar todas as pessoas do mundo para uma pesquisa, foi inventada a abordagem por amostragem. Este levantamento utiliza alguns critérios para definir quem são as pessoas que vão ser submetidas à pesquisa de opinião. Os problemas acontecem quando os critérios errados são utilizados para definir o público alvo do levantamento. Escolhas erradas podem causar desequilíbrios.

2. Escolha das perguntas e da ordem delas

Um fator que pode manipular um resultado de uma pesquisa é a escolha das perguntas e da ordem delas. Para evitar este problema, devem ser feitas enquetes testes antes de aplicar as pesquisas. Um exemplo de como a ordem pode atrapalhar o resultado de uma pesquisa: as pesquisas intenção de voto na eleição presidencial do ano passado mostravam números maiores para Dilma quando a pergunta “em quem você votaria” era feita após a avaliação do governo Lula. É o famoso viés entrando em ação.

3. Forma de aplicação dos questionários

Mesmo sem intenção, o entrevistador pode manipular o entrevistado. Algumas vezes, as pessoas têm vergonha de demonstrar uma posição minoritária como mostrar intenção de voto em um candidato nanico ou contra um produto apresentado pelo entrevistado. Por isso, o entrevistador tem que sempre se mostrar neutro e deixar as pessoas que se submetem a enquete o mais livre possível para expressar as opiniões.

4. Apuração e divulgação dos questionários

No caso de respostas abertas, também há de se ter cuidado na apuração dos resultados. A divulgação parcial de resultados pode influenciar a resposta das pessoas que ainda não responderam a um levantamento. Após feita a pesquisa, é preciso tomar cuidado onde vai se divulgar os resultados. Alguns veículos de comunicação distorcem as informações. Não por má fé, mas sim por ter que resumir um estudo gigantesco em uma notícia curta.

Como vocês viram neste breve artigo, diversos fatores podem atrapalhar o resultado de uma pesquisa. Para minimizar os erros, é preciso contratar um instituto de pesquisa que cuide de todas estas questões para não ter erros. No caso de pesquisas políticas, opte por institutos que têm registro no TSE. Se quiser saber mais um pouco sobre a metodologia de um bom instituto de pesquisas, entre em contato com o Instituto PHD.

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